Artigos

A lipoaspiração a LASER é melhor que a lipoaspiração tradicional?

23 de janeiro de 2020

 

A fim de responder a esta pergunta, uma revisão sistemática da literatura foi realizada pelo grupo do setor de lipoaspiração da disciplina de Cirurgia Plástica da UNIFESP, o qual tenho o privilégio de coordenar.
Para fazer esta pesquisa, foram procurados todos os estudos já feitos no mundo que tivessem comparado a lipo a LASER com a Lipo tradicional. Um total de 7 estudos foram encontrados. Em 5 destes 7 estudos observou-se que a Lipo a LASER foi superior a tradicional nos seguintes quesitos: maior redução da gordura subcutânea, melhor retração da pele e maior satisfação da paciente. No entanto, uma análise crítica destes estudos revelou que muitos deles sofriam de importantes limitações do ponto de vista científico. Essas limitações impedem uma conclusão mais definitiva sobre este assunto, sendo necessária a realização de novos estudos.
Essa pesquisa foi publicada na revista oficial da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) há exatamente 2 anos (23/01/18) e pode ser vista neste link:

Referência: Pereira-Netto, D., Montano-Pedroso, J.C., Aidar, A.L.e. et al. Laser-Assisted Liposuction (LAL) Versus Traditional Liposuction: Systematic Review. Aesth Plast Surg 42, 376–383 (2018)

Dr Juan Carlos Montano Pedroso

Clinica PlásticaMontano

Arte e Ciência

MARQUE SUA CONSULTA