Artigos

Como diminuir a ansiedade antes de uma cirurgia plástica?

12 de setembro de 2020

Após o agendamento de uma cirurgia, é natural que o paciente e familiares fiquem um pouco apreensivos a medida que a data da cirurgia se aproxima, atingindo o pico no dia da cirurgia.
Que medidas podem ser tomadas para diminuir a ansiedade?
Um estudo de revisão abordando isso foi publicado na revista científica “The American Journal of Surgery”.  Segundo os autores, 7 medidas mostraram-se cientificamente eficazes para reduzir essa ansiedade.
 
1. Informar os pacientes de forma clara sobre cuidados pré-operatórios, técnicas cirúrgicas, recuperação pós-cirúrgica, controle da dor e expectativas pós-operatórias, tanto de forma verbal como escrita.
 
2. Na véspera da cirurgia, uma consulta pré-operatória com o cirurgião, para tirar as últimas dúvidas e receber encorajamento da parte do seu cirurgião.
 
3. Um telefonema na véspera da cirurgia feito pelo anestesista para tirar as dúvidas sobre a anestesia e dar todo o suporte.
 
4. Ao chegar na sala da cirurgia, colocar para o paciente ouvir uma música suave e relaxante, de preferência, músicas que o paciente já tenha dito ao seu cirurgião que gosta de ouvir.
 
5. No dia da cirurgia, informar os familiares por ligações telefônicas do progresso da cirurgia, avisando quando metade da cirurgia foi realizada, quando ela foi completada e quando o paciente foi para a sala de recuperação pós-anestésica.
 
6. Ao término da cirurgia, um encontro presencial do cirurgião com os familiares explicando como foi o procedimento.
 
7. Para os pacientes mais ansiosos, o uso de uma medicação ansiolítica, como o Bromazepam 3 mg na véspera da cirurgia, pode eventualmente ser útil.
 
Sabemos o quão importante é o momento da realização de uma cirurgia e que este momento, embora muito desejado, pode trazer algumas ansiedades, por isso colocamos todas estas orientações em prática nos nossos procedimentos. Nosso objetivo é que este evento ocorra da forma mais tranquila possível.
 
Um grande abraço a todos!
 
Dr Juan Montano
 
Clinica PlásticaMontano
 
Arte e Ciência
 

MARQUE SUA CONSULTA