Artigos

Como melhorar uma cicatriz (baseado na ciência)?

26 de fevereiro de 2020

É comum pacientes se preocuparem com as cicatrizes que terão após as suas cirurgias. Muitos especialistas dão diferentes orientações e muitas vezes os próprios pacientes têm seus próprios conceitos, geralmente influenciados pela opinião de conhecidos leigos ou pela propaganda farmacêutica. Afinal, o que realmente funciona de acordo com as evidências científicas?
 
Para responder a esta pergunta, uma ampla pesquisa de revisão foi publicada na revista científica da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (referência abaixo). O único tratamento que se mostrou com alta eficácia na prevenção de cicatrizes inestéticas (cicatrizes hipertróficas) e com alto nível de evidência científica foi o uso do silicone, seja na forma de gel de silicone ou de placa de silicone. 
 
 
O uso de outras substâncias, como o extrato de cebola e a vitamina E, não se mostraram eficazes. Talvez você não saiba, mas o extrato de cebola é o principal componente do Cicatricure, um famoso produto vendido no mercado para auxiliar no tratamento de cicatrizes. Portanto, se você respondeu Cicatricure para a pergunta desta postagem, é bom rever seus conceitos.
 
O artigo menciona que o uso do silicone deve ser iniciado a partir da segunda semana após a cirurgia e continuado por mais três meses. Portanto, essa é a recomendação que faço para minhas pacientes, principalmente aquelas mais preocupadas com suas cicatrizes.
Um grande abraço a todos!
 
Dr Juan Carlos Montano Pedroso
 
Clinica PlásticaMontano
 
Arte e Ciência
 

MARQUE SUA CONSULTA