Artigos

Como posso ter um umbigo mais natural numa abdominoplastia?

16 de outubro de 2019

O aspecto do umbigo era a grande preocupação de uma paciente que operei recentemente de abdominoplastia. De fato, dependendo de como o umbigo ficar, ele pode acabar prejudicando o aspecto estético final e denunciar se uma pessoa fez uma cirurgia plástica abdominal.

O umbigo considerado esteticamente harmonioso tem algumas características: ele é relativamente pequeno, um tanto ovalado (não é completamente redondo) e é mais em “pé” do que “deitado”. Essas são as características que procuramos implementar no umbigo durante uma abdominoplastia. Além disso, para evitar uma cicatriz muito aparente, realizamos uma sutura em que a pele do novo umbigo é fixada próximo da musculatura do abdome, assim a cicatriz fica quase que inteiramente dentro do próprio umbigo, o que em geral dá um aspecto de maior naturalidade e deixa a cicatriz menos perceptível.

Todos esses princípios foram comentados em uma publicação científica deste ano da revista oficial da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, onde pesquisadores fizeram uma revisão de estudos científicos publicados nos últimos 10 anos sobre abdominoplastia verificando quais as práticas que fornecem os melhores resultados nesta cirurgia. 

O desenho esquemático de como deve ser suturado o umbigo presente no artigo científico está abaixo:

A referência desta revisão científica é esta: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30817666

Procuramos colocar todas as recomendações presentes nesta importante revisão científica nas nossas cirurgias.

PlásticaMontano

Arte e Ciência

Dr Juan Carlos Montano Pedroso

Cirurgia Plástica em Moema

MARQUE SUA CONSULTA