13 de janeiro de 2020
Sim. Para isso, inicialmente, tire com uma fita métrica as seguintes duas medidas (em centímetros) para cada uma de suas mamas: 1) Distância entre o ossinho logo abaixo do pescoço (chamado fúrcula) e o mamilo e multiplique por 35
2) Distância do mamilo até o sulco da mama e multiplique por 60
Some esses dois valores e, do resultado desta soma, subtraia 1240. Pronto, esse é o valor aproximado, em gramas, do que será retirado das suas mamas numa cirurgia plástica de mamoplastia redutora. Um cálculo que pode ser feito de forma simples e rápida com uma fita métrica e uma calculadora básica.
Essa fórmula foi obtida após pesquisadores cirurgiões plásticos terem estudado 214 pacientes submetidas a cirurgia plástica redutora de mamas em que várias medidas foram feitas para poder criar uma fórmula que pudesse prever a quantidade de peso mamário a ser ressecado. Os resultados desta pesquisa foram publicados na revista da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (referência abaixo).
Fazer esses cálculos simples pode ajudar o cirurgião plástico principalmente em casos em que o tamanho de uma mama é muito diferente da outra, pois isso o ajudará a saber o quanto de peso ele deverá retirar a mais da mama maior.
Essa fórmula foi empregada nesta paciente que tinha mamas grandes e bem diferentes uma da outra. A fórmula previa uma retirada de 934 gramas de tecido mamário, sendo que o que realmente acabou sendo retirado foram 960 gramas. Este é um belo exemplo de como a matemática e a ciência podem ajudar na arte da cirurgia plástica.
Um grande abraço a todos!
Dr Juan Carlos Montano Pedroso
Cirurgia Plástica em Moema
Arte e Ciência
Referência: Descamps MJ, Landau AG, Lazarus D, Hudson DA. A formula determining resection weights for reduction mammaplasty. Plast Reconstr Surg. 2008 Feb;121(2):397-400.
MARQUE SUA CONSULTA
Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Agradecemos sua compreensão e respeito pelos direitos autorais.