Artigos

É possível prever a quantidade de peso que sairá numa redução das mamas?

13 de janeiro de 2020

Sim. Para isso, inicialmente, tire com uma fita métrica as seguintes duas medidas (em centímetros) para cada uma de suas mamas:
1) Distância entre o ossinho logo abaixo do pescoço (chamado fúrcula) e o mamilo e multiplique por 35

2) Distância do mamilo até o sulco da mama e multiplique por 60

Some esses dois valores e, do resultado desta soma, subtraia 1240. Pronto, esse é o valor aproximado, em gramas, do que será retirado das suas mamas numa cirurgia plástica de mamoplastia redutora. Um cálculo que pode ser feito de forma simples e rápida com uma fita métrica e uma calculadora básica.

Essa fórmula foi obtida após pesquisadores cirurgiões plásticos terem estudado 214 pacientes submetidas a cirurgia plástica redutora de mamas em que várias medidas foram feitas para poder criar uma fórmula que pudesse prever a quantidade de peso mamário a ser ressecado. Os resultados desta pesquisa foram publicados na revista da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (referência abaixo).

Fazer esses cálculos simples pode ajudar o cirurgião plástico principalmente em casos em que o tamanho de uma mama é muito diferente da outra, pois isso o ajudará a saber o quanto de peso ele deverá retirar a mais da mama maior.

Essa fórmula foi empregada nesta paciente que tinha mamas grandes e bem diferentes uma da outra. A fórmula previa uma retirada de 934 gramas de tecido mamário, sendo que o que realmente acabou sendo retirado foram 960 gramas. Este é um belo exemplo de como a matemática e a ciência podem ajudar na arte da cirurgia plástica.

Um grande abraço a todos!

Dr Juan Carlos Montano Pedroso

Cirurgia Plástica em Moema

Arte e Ciência

Referência: Descamps MJ, Landau AG, Lazarus D, Hudson DA. A formula determining resection weights for reduction mammaplasty. Plast Reconstr Surg. 2008 Feb;121(2):397-400.

MARQUE SUA CONSULTA