Artigos

O que é Lipo HD? Ela é uma técnica segura?

16 de outubro de 2019

A Lipo HD, ou lipoaspiração de alta definição, é uma técnica de lipoaspiração que consiste em ressaltar o relevo da musculatura corporal, simulando um corpo mais atlético.

Embora ela tenha sido desenvolvida deste a década de 90, apenas mais recentemente ela tornou-se um assunto mais comum na mídia. O principal cirurgião plástico responsável pelo aprimoramento da técnica é o colombiano Alfredo Hoyos, que esteve em 2019 em São Paulo para ensinar a sua técnica. Ele também é o autor dos estudos científicos com o maior número de pacientes operados de Lipo HD (mais de 1000 pacientes no total). Segundo as publicações científicas de Alfredo Hoyos, as complicações mais frequentes de Lipo HD seriam inchaço (18%), equimoses (manchas rochas) prolongadas (10%) e o seroma (líquido claro acumulado abaixo da pele) em 6 a 7% dos pacientes. Tais números denotam que se trata de uma técnica segura.

A referência do estudo é esta: https://academic.oup.com/asj/article/27/6/594/195504

É claro que a experiência do profissional influencia na questão da segurança, por isso é importante sempre questionar o cirurgião plástico qual o seu nível de experiência com esta nova técnica.

PlásticaMontano

Arte e Ciência

Dr Juan Carlos Montano Pedroso

Cirurgia Plástica em Moema

MARQUE SUA CONSULTA