Artigos

Por quanto tempo duram os resultados de uma plástica de pálpebras (blefaroplastia)?

16 de outubro de 2019

Essa foi uma das perguntas que a paciente que deseja fazer plástica de pálpebras me fez durante a consulta.

Estimar por quanto tempo irá durar o resultado alcançado por uma cirurgia plástica é muito difícil, pois uma séria de fatores podem contribuir para que o resultado perdure ou desapareça mais rapidamente, como grau de exposição solar, hábitos de vida como o tabagismo, variações do peso, fatores genéticos, dentre outros.

No caso específico da cirurgia plástica das pálpebras, pesquisadores fizeram uma revisão dos estudos publicados nos últimos 20 anos para verificar qual seria a duração dos resultados de uma plástica de pálpebra. Um total de 49 estudos foram encontrados, contemplando mais de 10 mil pacientes. Infelizmente, a vasta maioria dos estudos não realizou um acompanhamento a longo prazo, dificultando assim uma estimativa mais precisa do tempo de duração do resultado de uma cirurgia plástica das pálpebras. Entretanto, um dos estudos estimou o tempo de 12 a 15 anos, enquanto outro afirmou que a duração é de cerca de 6 anos e meio.

A referência deste estudo é esta: https://academic.oup.com/asj/article/38/12/1289/5061882

Por isso, explico para as minhas pacientes que estimar o tempo de permanência dos resultados de uma cirurgia plástica é algo sempre muito difícil e que existem poucos estudos científicos publicados capazes de nos dar uma resposta confiável, mas que a tendência dos dados é apontarem que os resultados, em geral, perduram por muitos anos. Essa longevidade mostra também a importância de sempre escolher um ótimo profissional para a realização de uma cirurgia plástica.

PlasticaMontano

Arte e Ciência

Dr Juan Carlos Montano Pedroso

Cirurgia Plástica em Moema

MARQUE SUA CONSULTA