Artigos

Quais as indicações e contraindicações de uma lipoescultura?

16 de outubro de 2019

A Lipoescultura é a colocação da gordura obtida através da lipoaspiração em uma outra região do corpo com o objetivo de aumentar o volume dessa região e trazer um melhor contorno corporal. Essa gordura injetada em outra região do corpo é também chamada de lipoenxertia.

Vários estudos foram publicados para avaliar a segurança desta técnica. Em 2009 a Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos criou uma força tarefa afim de analisar essa técnica de forma criteriosa. Mais de 110 estudos foram analisados (referência abaixo). Os pesquisadores concluíram que trata-se de um método seguro, podendo ser utilizado em diversas situações médicas, como aumento da região glútea, aumento e preenchimento de regiões da face, correções de cicatrizes muito afundadas ou outras porções corporais com pouco volume e até mesmo aumento das mamas com a gordura.

Segundo os pesquisadores, o único cuidado maior que se deveria ter seria na colocação de gordura nas mamas de pacientes que têm um forte histórico de câncer de mama na família, pois existe uma possibilidade, ainda que remota, da colocação da gordura nessa região dificultar de alguma forma a detecção de um câncer de mama precoce nessa população específica.

A referência deste estudo é esta: https://journals.lww.com/plasreconsurg/fulltext/2009/07000/Current_Applications_and_Safety_of_Autologous_Fat.35.aspx

PlásticaMontano

Arte e Ciência

Dr Juan Carlos Montano Pedroso

Cirurgia Plástica em Moema

 

MARQUE SUA CONSULTA