Artigos

Quando é possível o banho após uma cirurgia plástica?

16 de setembro de 2020

 

 
Cada cirurgião tem uma opinião própria sobre o momento ideal para que sua paciente tome seu primeiro banho após uma cirurgia plástica. A prática adotada pelo cirurgião é influenciada pela preocupação com a infecção, cicatrização de feridas, ou simplesmente por aquilo que ele aprendeu com outros colegas. Mas o que dizem os estudos científicos?
 
Para responder a esta pergunta, um grupo de pesquisadores realizou um amplo estudo de revisão e publicou neste ano esta pesquisa na revista oficial da Sociedade Inglesa de Cirurgia Plástica, a Journal of Plastic and Reconstructive Surgery.
 
Um total de 357 estudos foram incluídos. Todos eles eram ensaios clínicos randomizados, os estudos de maior nível de evidência científica. Os pacientes foram divididos em 2 grupos: um grupo, chamado de “precoce”, podia tomar banho já nos dois primeiros dias após a cirurgia. O segundo grupo, chamado “tardio”, podia apenas tomar banho após o terceiro dia da cirurgia ou ainda mais tarde.
 
Os pesquisadores observaram que não houve diferenças nas complicações ou infecções entre os dois grupos. Além disso, os autores observaram que o grupo “precoce” apresentou maior índice de satisfação.
 
Por estes motivos, recomendamos a nossos pacientes que tomem seu banho já no primeiro dia após a cirurgia. Costumamos usar curativos especiais com um filme transparente à prova d’água, hipoalergênicos e que deixam a pele transpirar e podem permanecer por vários dias sem descolar, providenciando assim maior conforto aos pacientes no pós-operatório.
 
Um grande abraço a todos!
 
Dr Juan Montano
 
Clinica PlásticaMontano
 
Arte e Ciência
 

MARQUE SUA CONSULTA