A Jornada do Paciente

Roteiro

A busca de informações sobre cirurgia plástica
A escolha do Cirurgião
A primeira Consulta
A escolha do Hospital
Avalie os Custos
Agendamento da cirurgia
Exames pré-operatórios
Termo de Consentimento Informado
Preparação para a Cirurgia
A véspera da Cirurgia
O dia da Cirurgia
O Pós-operatório
Acompanhamento no longo prazo

Descrição

 

Quando um(a) paciente pensa em realizar uma cirurgia plástica, ele(a) talvez ainda não saiba, mas ele(a) iniciou uma verdadeira jornada. Alguns se sentem perdidos e confusos sobre qual o melhor caminho a seguir e quais etapas deverão ser completadas. O objetivo deste texto é justamente ajudar o(a) paciente a saber como realizar esta jornada da maneira mais tranquila e confiável possível e para que, ao esta concluir esta jornada, ela tenha um final feliz.

A busca de informações sobre cirurgia plástica

A jornada do paciente que pensa em realizar uma cirurgia plástica muitas vezes começa com a busca de informações sobre a cirurgia que ele(a) pretende fazer, geralmente através da internet. Embora a internet possa trazer um grande volume de informações sobre os mais diversos tipos de cirurgias plásticas, muitas dessas informações podem não ser completamente confiáveis.

Nosso site contém informações sobre os mais variados procedimentos cirúrgicos. Tais informações foram escritas pelo próprio dr. Juan Montano , e foram baseadas nas melhores referências científicas. Estas informações seguiram as recomendações presentes na escala conhecida como EQIP – Ensuring Quality Information for Patients (EQIP), uma escala científica que define os padrões internacionais de qualidade da informação ao paciente. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18242935/. Fique à vontade para ler estas informações e descubra se você é um(a) bom(oa) candidato(a) para o procedimento que pretende fazer, como a técnica é realizada, os cuidados pós-operatórios, os riscos e os potenciais benefícios do procedimento.

Enquanto aprende sobre o procedimento cirúrgico que deseja realizar, lembre-se que há algo muito mais importante a considerar. Trata-se da escolha do cirurgião plástico certo para você.

A escolha do Cirurgião

Encontrar o cirurgião plástico “certo” não é tão simples quanto muitos(as) pacientes que desejam fazer uma cirurgia plástica podem pensar. Programas de televisão, matérias jornalísticas e postagens em redes sociais podem criar a ilusão de que a cirurgia plástica é um processo simples e que, portanto, a escolha do cirurgião não é tão relevante. No entanto, este não é o caso.

Não importa o tipo de procedimento que queira fazer, os(as) futuros(as) pacientes de cirurgia plástica precisam entender a seriedade e o cuidado que envolve realizar uma cirurgia plástica ou um procedimento estético. É responsabilidade do(a) paciente selecionar o cirurgião plástico certo para si mesmo(a).

Provavelmente, o fator mais importante e que está no seu controle para aumentar as chances de sucesso de sua cirurgia plástica é o cirurgião plástico que você vai escolher. Além disso, a escolha do cirurgião plástico será uma escolha cujas consequências você terá de conviver por anos, possivelmente por toda a sua vida.

Estudos científicos mostram que os(as) pacientes baseiam a escolha do seu cirurgião em uma mistura diversa de informações (1). Muitos também acabam agindo como consumidores “irracionais” ou “passivos” na escolha do seu cirurgião. Outros(as) acabam se sentindo confusos(as) e inseguros(as) diante de uma decisão tão importante, não sabendo o que é realmente relevante para poder se decidir. Vejamos agora os fatores mais utilizados para a escolha do cirurgião plástico e como tirar o maior proveito deles, evitando armadilhas.

1) Consulte com critério as recomendações de amigos, familiares e conhecidos

Se você se sente à vontade para falar sobre o fato de que está planejando fazer uma cirurgia plástica, você poderá conversar com amigos, familiares, conhecidos ou seu médico de confiança a respeito disso para saber se eles recomendam algum cirurgião plástico. Pergunte a eles se eles têm conhecimento de pacientes que ficaram satisfeitos com o resultado da cirurgia.

Segundo estudo publicado na revista da sociedade brasileira de cirurgia plástica, a indicação de um médico/parente/amigo é um dos fatores mais importantes usados pelos pacientes para a escolha de um cirurgião (2). E existem evidências que demonstram que os pacientes às vezes confiam mais nas informações fornecidas por seus conhecidos do que nas informações obtidas por outras fontes.

Às vezes numa conversa informal podem surgir recomendações de profissionais para realização de cirurgias plásticas ou procedimentos estéticos. Trata-se da famosa propaganda boca a boca. Mas ainda seja cuidadoso(a) e verifique por si mesmo(a) se o profissional recomendado está devidamente qualificado. Só porque o resultado do procedimento com determinado profissional deu certo para alguém não garante que o profissional será certo para você ou que ele tenha as qualificações mínimas necessárias.

Devido à natureza lucrativa da cirurgia plástica e dos procedimentos estéticos, infelizmente há muitos casos de fraude com indivíduos que fingem ser cirurgiões plásticos.

Mas como verificar se o profissional tem as qualificações mínimas necessárias? Continue a leitura abaixo!

2) Verifique se o profissional tem o Registro de Qualificação de Especialista (RQE)

Há um longo caminho de treinamento para um indivíduo se tornar um especialista em cirurgia plástica. Para isso ele precisa passar num vestibular para medicina e fazer seis anos de faculdade de Medicina, depois ele presta uma prova para entrar em uma residência de cirurgia geral, com duração de dois a três anos, onde ele faz todos os tipos de cirurgias. Após isso, ele presta mais uma prova para entrar em uma residência de cirurgia plástica, com duração de três anos. Após concluída a residência de cirurgia plástica, o futuro cirurgião plástico deve ainda passar numa prova para obtenção do título de especialista. Este título é depois cadastrado no Conselho Regional de Medicina.

Para verificar se o profissional tem o título de especialista cadastrado, é possível entrar no site do Conselho Federal de Medicina e colocar o nome completo do médico (clique aqui). Após digitar o nome completo do médico, basta clicar em “buscar” e deverá aparecer o nome do médico, com sua foto e a especialidade cadastrada “Cirurgia Plástica”, juntamente com o número do RQE (Registro de Qualificação de Especialista), o que garante que o profissional é realmente especialista em cirurgia plástica.

Além disso, vale a pena conferir se o profissional é de fato membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), única sociedade médica da especialidade de cirurgia plástica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Para isso, basta entrar no site da SBCP (clique aqui ) e verificar se aparece o perfil do profissional após digitar seu nome.

Uma vez verificado que o seu profissional é de fato um especialista em cirurgia plástica, atendendo as qualificações mínimas necessárias, é provável que você queira escolher um cirurgião plástico com boa reputação e competência. Vamos ver como isso pode ser feito.

3) Verifique a Reputação e Competência

 

A reputação e a competência do cirurgião são os atributos mais citados pelos pacientes para justificarem a escolha do seu cirurgião, segundo estudos científicos. (1) Embora estas sejam as características mais importantes usadas pelos pacientes para a tomada de decisão, ainda não existe um consenso sobre quais são os fatores que determinam que um cirurgião tem reputação e competência.

Infelizmente muitos pacientes acabam usando a influência do cirurgião em redes sociais, como número de seguidores ou de “likes” em suas postagens, como indicador de reputação e competência cirúrgica. Entretanto, relatos de insucesso e graves complicações, até mesmo mencionados pela mídia, têm demonstrado que tais dados não devem servir como os principais indicadores de reputação nem competência.

Um editorial da revista científica da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica menciona que: “julgar a capacidade e competência médicas, baseando-se exclusivamente em número de curtidas ou visualizações das mídias sociais não parece lógico e seria algo inacreditável há alguns anos. Infelizmente, pessoas depositam no número de seguidores ou visualizações um valor de competência, como se popularidade fosse sinônimo de qualidade. Argumentar que um produto ou um profissional tem mérito porque tem apoio popular é uma das táticas de argumentação mais antigas que existem. É também uma das mais falhas.” (2)

Embora não haja um consenso sobre quais são os fatores determinantes de reputação e competência, procure checar se o seu cirurgião apresenta qualificações como:

– formação em boas universidades de medicina

– realização de residência médica em instituições respeitadas

– realização de pós-graduação, como mestrado e doutorado, em instituições de renome

– atuação como professor em boas instituições, onde atue no ensino da cirurgia a outros

– presença recente e constante em eventos científicos

– participação como palestrante em eventos científicos

– publicações de artigos científicos

– publicação de livros

– atuação em diferentes cargos dentro da Sociedade de especialidade

– Se é um membro titular da sua sociedade de especialidade

– bom nome perante seus colegas cirurgiões

– boas avaliações em sites que contém opiniões de clientes

– Ausência de condenação ética no conselho de medicina

Os cirurgiões plásticos costumam expor suas certificações e titulações, contendo a Universidade onde se formou, local onde fez a residência, e assim por diante, em seus sites, permitindo que o público possa ter acesso a estas importantes informações. Muitos também costumam informar se são membros titulares da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, mais alta qualificação dentro da Sociedade, obtida após a realização de um processo de avaliação.

Outra fonte importante de informações públicas é a plataforma Lattes, padrão nacional do registro do currículo dos profissionais e pesquisadores do país. Para acessar a plataforma Lattes, clique aqui . No site, coloque o nome completo do profissional e peça para procurar nas bases “Doutores” e “Demais pesquisadores”.

Além de avaliar as certificações do profissional, procure verificar a veracidade de tais informações, observando, por exemplo, se o livro que o profissional afirma ter escrito aparece em lojas que comercializam livros, fazendo uma busca nos sites de busca, como o Google. Outro exemplo é verificar se o site oficial da instituição em que ele afirma ser professor contém de fato o nome do profissional.

Veja se existem relatos fidedignos de colegas cirurgiões falando bem do profissional. Talvez você encontre em buscas na internet algum relato gravado durante uma palestra em congresso ou outro evento oficial, ou alguma matéria publicada em revista da Sociedade de Especialidade falando bem do profissional.

Alguns sites, como o google meu negócio ou o doctoralia, contém opiniões de pacientes sobre o serviço oferecido pelo médico. Vale a pena checar se existem opiniões de outros pacientes sobre o cirurgião plástico que você pensa em escolher e se tais opiniões são positivas.

Na questão ética, os conselhos regionais de medicina, como o CREMESP, emitem, a pedido do médico, uma certidão ético-profissional , que atesta a regularidade de inscrição do médico no conselho regional de medicina, assim como seus antecedentes de ordem ético profissional. Verifique se este documento aparece no site do seu futuro cirurgião.

Caso o nome do seu cirurgião apareça vinculado a vários processos, antes de concluir que é o médico quem está sendo processado, verifique se ele por acaso não é um médico perito. O dr. Juan , por exemplo, atua como perito em casos de erros médicos e por este motivo o nome dele acaba sendo associado a vários processos em sites de busca.

4) Verifique a Experiência

Um dos critérios importantes para os pacientes na escolha de um cirurgião plástico é o seu grau de experiência. Um dos dados que pode indicar o grau de experiência é o tempo de formação do cirurgião. Segundo estudos científicos, cirurgiões com mais de 10 anos de formação tendem a receber melhores notas. (3) Veja no site do seu cirurgião plástico se ele traz a informação do tempo de formação. Se não estiver explícito, talvez seja possível calcular o tempo de formação procurando pela data em que o cirurgião concluiu sua residência médica em cirurgia plástica.

Outro dado que pode indicar a experiência é o número de casos operados. No entanto, esta é uma informação mais difícil de ser verificada. Use de critério com as informações publicadas em redes sociais, pois infelizmente há relatos de profissionais que postam procedimentos ou resultados de procedimentos que foram feitos por outros colegas.

5) Verifique a Clínica e a Equipe Cirúrgica

Um outro fator que pode contribuir para trazer mais confiança é conferir se a clínica onde o cirurgião plástico presta atendimento tem o Alvará da Vigilância Sanitátia, o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) e o Registro no Conselho Regional de Medicina. Veja se tais informações referentes a clínica estão presentes no site do seu futuro cirurgião.

Também você pode verificar se outros membros da equipe do cirurgião são especialistas em sua área de atuação, em especial, o anestesista. Veja se o cirurgião plástico informa no seu site o nome do Anestesista que compõe a sua equipe. Depois, pesquise pelo RQE do anestesista da mesma forma que pesquisou o RQE do cirurgião plástico.

6) Agende a Consulta

Com tantos nomes disponíveis a serem escolhidos para realizar sua cirurgia plástica ou seu procedimento estético, fica claro que a escolha do profissional deve ser criteriosa e não baseada apenas por sua influência em mídias sociais. (4)

Após ter feito sua “lição de casa” e verificado se o seu cirurgião plástico é de fato especialista em cirurgia plástica e membro da SBCP, se ele apresenta boa reputação, competência, experiência e atua em uma clínica regularizada com uma equipe de especialistas, você se encontra mais preparado(a) e confiante para agendar sua primeira consulta. Veja no site do cirurgião os contatos para fazer o agendamento. Talvez seja necessário que você agende consultas com diferentes profissionais, até encontrar aquele que mais lhe passar confiança para realizar o seu procedimento. E como tirar o melhor proveito da primeira consulta? É o que veremos a seguir.

A primeira consulta

É bom se preparar da melhor maneira possível para a sua primeira consulta para tirar maior proveito dela. Informações de como se preparar para uma primeira consulta podem ser obtidas clicando aqui .

Ao entrar na clínica, veja se ela se encontra organizada, limpa e bem equipada. Ao ver o cirurgião, repare se ele aparenta estar bem cuidado.

Uma vez em contato com o seu cirurgião, você terá oportunidades para fazer perguntas. Não tenha medo de fazer perguntas mais diretas, como por exemplo:

– “quantas vezes você já realizou este procedimento?”

– “Você já teve complicações ao realizar este procedimento?”

– “Qual o seu nível de treinamento para a realização deste procedimento cirúrgico?”

– “Como as complicações são tratadas?”

– “Qual o nível de satisfação da(o)s pacientes para esta cirurgia?”

– “Quem realiza a anestesia e quais suas qualificações?”

Quando o cirurgião responder, note se ele responde a todas as perguntas de uma forma fácil de entender. Veja se as respostas parecem ter algum tipo de embasamento científico, mencionando algum estudo científico, por exemplo. Repare se ele apressa a consulta ou não dá o tempo que você precisa. Perceba se ele se preocupa com seus sentimentos e bem-estar geral, sendo atencioso, confiável, compassivo, compreensivo e completamente empático. Note se ele lhe ouve e lhe escuta.

Ele ou ela também deve projetar confiança e ter boas habilidades de comunicação, sendo amável, disponível e capaz. Perceba se o cirurgião plástico fez boas perguntas a você. Note se ele tentou aprender sobre sua saúde, medos e necessidades.

Procure ter cuidado se o cirurgião lhe fizer promessas de resultados espetaculares. Cirurgiões sensatos e equilibrados tendem a ser mais cautelosos e evitar esse tipo de afirmação. Veja se ele comenta de forma transparente sobre possíveis riscos e complicações do procedimento, assim como as limitações e alternativas. Caso ele se omita em fazer esse tipo de comentários, pode ser que ele não seja um cirurgião completamente confiável.

Ao final da consulta, pergunte-se a si mesmo(a): “Posso confiar a minha vida para essa pessoa? Se você não tem certeza de que encontrou o seu cirurgião ideal, não agende a cirurgia. Peça um tempo para considerar tudo o que foi dito antes de oficializar a cirurgia. E tenha cuidado com os cirurgiões que tentam apressá-lo(a) para a sua tomada de decisão. Se continuar na dúvida, uma nova consulta com outro cirurgião plástico pode ser importante.

Caso você esteja bem confiante que encontrou o seu cirurgião plástico, não esqueça de perguntar a ele sua disponibilidade para realização de cirurgias nas datas futuras. Pode acontecer do seu cirurgião ter viagens ou congressos agendados e esta informação será importante para sua própria programação.

Durante a consulta, é bem provável que o cirurgião plástico informe a você os hospitais em que você poderá operar com ele e peça que faça uma escolha. O que você deve levar em consideração para fazer essa escolha? É o que veremos a seguir.

A escolha do Hospital

A escolha do hospital onde o paciente irá realizar sua cirurgia plástica é uma etapa importante para que a cirurgia possa ser realizada de forma segura. Segundo pesquisa realizada com mais de três mil americanos , mais de dois terços das pessoas mencionaram que ficam ativamente envolvidas na escolha do hospital onde realizarão sua cirurgia. Quando elas foram perguntadas sobre que tipo de informação poderia ser de ajuda para a escolha do hospital, as duas respostas mais frequentes foram 1) a reputação do hospital e 2) a satisfação do paciente com o hospital. Cerca de três quartos das pessoas disseram que gostariam de ter uma lista dos melhores hospitais para realização da sua cirurgia para poder fazer sua escolha.

Verifique, se possível antes de passar na sua primeira consulta, se o seu cirurgião plástico apresenta no seu site uma lista dos hospitais onde ele tem cadastro. Depois, cheque se os hospitais cadastrados possuem a acreditação da Joint Commission International Joint Commission International é um grupo independente sem fins lucrativos nos Estados Unidos que administra programas de credenciamento voluntário para hospitais e outras organizações de saúde. A comissão desenvolve padrões de desempenho que abordam elementos cruciais do funcionamento dos hospitais, como atendimento ao paciente, segurança de medicamentos, controle de infecções e direitos do consumidor.

Para atender às exigências da Joint Commission International , os hospitais levam anos no processo de acreditação, com visitas técnicas, análises de documentos e entrevistas, totalizando mais de 1.300 itens avaliados. Trata-se atualmente da certificadora de serviços de saúde mais importante do mundo.

Uma forma geralmente eficaz para descobrir se o hospital tem a acreditação da Joint Commission International é digitar o nome do hospital seguido das palavras “joint Commission” em um buscador, como o Google. Se o hospital tiver a acreditação, é bem provável que você encontre essa informação nos primeiros resultados dessa busca.

Uma vez realizada a escolha do hospital, será possível a realização de um orçamento para a sua cirurgia, uma vez que os custos da cirurgia variam de acordo com o hospital escolhido.

Avalie os Custos

Após a avaliação com seu cirurgião plástico e tendo escolhido o hospital em que irá realizar a cirurgia, o seu cirurgião terá condições de lhe oferecer um orçamento para realização do seu procedimento. Os custos do procedimento cirúrgico poderão apenas ser estimados após o cirurgião plástico ouvir atentamente as queixas particulares do paciente e realizar um exame físico específico da região que será tratada.

O orçamento de uma cirurgia plástica envolve gastos com:

a) Honorários da equipe cirúrgica, que incluem cirurgião principal, cirurgião auxiliar e instrumentadora e que variam para cada tipo de procedimento cirúrgico;

b) Honorários do anestesista, que variam de acordo com o tipo de procedimento e tempo cirúrgico;

c) Custo do hospital, o qual varia de acordo com cada tipo de procedimento cirúrgico e com cada hospital.

d) Custos de materiais especiais, como próteses de silicone ou locação de um aparelho de Laser.

É comum os hospitais permitirem o parcelamento dos custos hospitalares em 6 vezes ou mais, a depender do hospital. O pagamento do hospital é muitas realizado no dia da cirurgia, quando o paciente chega ao hospital, podendo ser feito em geral com cartão de débito, crédito ou transferência bancária.

Quanto a forma de pagamento da equipe cirúrgica, isso varia muito entre os cirurgiões plásticos. É frequente que se permita o parcelamento e o pagamento no cartão de crédito ou transferência bancária, sendo o primeiro pagamento feito muitas vezes na véspera da cirurgia.

Além do custo da cirurgia em si, o paciente poderá ter gastos com: exames pré-operatórios, curativos , medicamentos, meias de compressão antitrombose cintas drenagens linfáticas pós-operatórias placas de silicone , custos hospitalares extras, entre outros.

Os planos de saúde não costumam cobrir os custos de uma cirurgia plástica, embora os exames pré-operatórios possam ser feitos através do plano. Entretanto, em alguns casos, é possível identificar situações em que o plano de saúde poderá arcar com alguns dos custos de uma cirurgia que apresenta um componente reparador.

Nestes casos a equipe do Dr. Juan Montano trabalhará de perto com o seu plano de saúde para fornecer a documentação médica e obter a autorização para quaisquer procedimentos cirúrgicos considerados clinicamente necessários. Os honorários da equipe cirúrgica e anestesista podem ser parcialmente cobertos por planos de saúde que permitem reembolso. Saiba mais vendo nossa página sobre reembolso.

Não escolha um cirurgião apenas com base em um custo menor. Não vale o risco. Se você não puder pagar por sua cirurgia agora, espere e economize dinheiro antes de fazer o procedimento. Essa abordagem ajudará a garantir que você irá priorizar a qualidade e a segurança em detrimento do preço.

Uma vez tendo se certificado que terá como arcar com os custos, em geral já é possível pensar em uma data para realizar a sua cirurgia.

Agendamento da Cirurgia

Uma vez tendo escolhido seu cirurgião plástico e o hospital onde irá operar, já é possível pensar em uma data para realizar a sua cirurgia enquanto realiza seus exames pré-operatórios. Para escolher a melhor data para você, verifique por quanto tempo deverá ficar evitando atividades que costuma realizar na sua rotina do dia-dia.

O tempo de restrição e as limitações necessárias variam de acordo com o tipo de cirurgia. Você poderá checar neste site que tipo de atividades deverá evitar e por quanto tempo de acordo com o procedimento que pretende fazer. De uma maneira geral, recomenda-se que o(a) paciente evite atividades que envolvam a realização de maiores esforços e atividades externas por um período de 2 a 3 semanas. Uma vez escolhida a data que lhe permitirá seguir o repouso pelo período recomendado, entre em contato com seu cirurgião para que o agendamento possa ser realizado e realize os exames pré-operatórios.

Exames Pré-operatórios

É comum a solicitação de exames pré-operatórios antes da realização de uma cirurgia. Tais exames costumam ser solicitados já na primeira consulta com seu cirurgião plástico. Entretanto, ainda não existe um consenso absoluto sobre quais exames são realmente necessários em uma pessoa saudável.

Em geral, para procedimentos de cirurgia plástica, é de rotina solicitar exames como: eletrocardiograma (ECG), radiografia de tórax (raios X), exames laboratoriais (hemograma completo, glicemia, ureia, creatinina e coagulograma), teste de gravidez e exame de urina.

Quanto ao tempo de validade destes exames, a Sociedade Americana de Anestesiologia publicou uma orientação atualizada que afirmou que os resultados dos exames pré-operatórios feitos dentro dos seis meses anteriores à data da cirurgia são aceitáveis, a não ser que tenha ocorrido mudanças no quadro de saúde do paciente. (5)

Além disso, dependendo do tipo de cirurgia, talvez outros exames sejam necessários, como ultrassom do abdome, ressonância magnética das mamas, entre outros. Procure neste site o procedimento que deseja realizar e verifique quais são os exames rotineiramente solicitados.

À medida que seus exames ficarem prontos, caso seu cirurgião permita, é possível indicar qual laboratório realizou os exames para que o cirurgião tenha acesso a eles, evitando que retorne ao consultório apenas para entregar exames.

Além da realização dos exames, outra etapa importante é a leitura do termo de consentimento informado.

Termo de Consentimento Informado e Contrato

O termo de consentimento informado é um documento que é fornecido pelo cirurgião ao seu paciente antes da cirurgia. Este documento deve conter, em linguagem clara e acessível, todas as informações mais importantes a respeito do procedimento cirúrgico que o paciente irá fazer, como os objetivos da cirurgia, seus potenciais benefícios, riscos e limitações.

Além do termo de consentimento, também é importante o fornecimento do contrato de prestação de serviços. O contrato é um documento que serve como um acordo formal que estabelece as obrigações, direitos e responsabilidades de ambas as partes envolvidas e garante que todo o atendimento e procedimentos médicos sejam claros do início ao fim, evitando mal-entendidos e possíveis conflitos.

Tanto o termo de consentimento como o contrato devem ser entregues ao paciente com um tempo suficiente para que ele possa lê-los com calma e tirar todas as suas dúvidas antes de assiná-los. (6) Enquanto isso você já poderá ir se preparando para sua cirurgia.

Preparação para sua Cirurgia

Uma vez tendo sua cirurgia agendada, lembre-se que certos cuidados deverão ser tomados com bastante antecedência antes do dia da cirurgia. Por exemplo:

· Recomenda-se que pelo um mês antes da cirurgia o paciente pare de fumar caso seja um fumante.

· Também é comum pedir para que pacientes que fazem uso de pílula anticoncepcional parem de utilizá-la um mês antes da cirurgia e passem a usar outros meios de evitar a gravidez.

· Também verifique quais medicamentos você deverá evitar antes da cirurgia. Para ver uma lista destas medicações e a partir de que momento deve evitá-las clique aqui .

. Evite se bronzear ou tomar muito sol nas duas semanas que antecedem a cirurgia.

· Cheque também se o seu cirurgião recomendou alguma suplementação alimentar para você usar antes da cirurgia e com quanto tempo antes você deve começar. Para saber mais sobre a suplementação alimentar, clique aqui .

. Caso você vá realizar uma cirurgia envolvendo a região do abdome ou tórax/mamas, verifique se o dr. Juan recomendou que você realize antes da cirurgia exercícios respiratórios com um dispositivo chamado Respiron, para uma melhor preparação para sua cirurgia. Para saber mais sobre exercícios respiratórios, clique aqui

Uma boa dica é deixar estas informações que dependem de datas anotadas na sua agenda para você não esquecer. A seguir, veja outras dicas úteis para lhe ajudar a se preparar para sua cirurgia:

• Verifique que tenha realizado ou agendado todos os exames pré-operatórios solicitados

• Verifique que tenha lido, compreendido e assinado o termo de consentimento informado assim como o contrato de prestação de serviços médicos

• Não esqueça de deixar contas em débito automático ou verificar o pagamento delas através da internet ou aplicativos de celular no período de recuperação

• Verifique quem irá lhe ajudar a cuidar de filhos pequenos ou animais de estimação (caso tenha) enquanto estiver se recuperando

• Resolva pendências de seu trabalho previamente

• Verifique quem poderá lhe ajudar com afazeres domésticos essenciais quando estiver se recuperando da cirurgia

• Faça uma boa limpeza em casa para não precisar fazê-la quando estiver se recuperando da cirurgia

• Procure facilitar o preparo prévio de alimentos, como uso de congelados ou faça uso de serviços de delivery

• Reserve em sua mesa de cabeceira um lugar para seus medicamentos, de preferência com um organizador de medicação (com compartimentos dia e hora da dose).

• Certifique-se que a cama onde irá dormir após a cirurgia esteja equipada para o seu repouso adequado. Alguns procedimentos, como a abdominoplastia, podem exigir alguns travesseiros e almofadas adicionais para seu melhor conforto.

• Certifique-se que tenha um pequeno banquinho plástico para ajudar a tomar os primeiros banhos no chuveiro após a cirurgia.

• Verifique se o local onde irá repousar após a cirurgia é de fácil acesso, evitando locais em que precisará obrigatoriamente subir muitos degraus de escada, por exemplo.

• Certifique-se que seus controles remotos tenham pilhas novas ou estejam completamente carregadas.

• Reserve material de leitura e filmes com antecedência para que você tenha algo para fazer quando estiver de repouso.

• Evite aglomerações e eventos sociais duas semanas antes da cirurgia, e procure realizar um isolamento social nessas duas semanas que antecedem a cirurgia para diminuir as chances de pegar uma doença infecciosa próximo da data da sua cirurgia.

• Evite realizar depilação perto do local da cirurgia uma semana antes para diminuir o risco de inflamações no local.

• Caso haja necessidade de drenagem linfática no pós-operatório, verifique um profissional da confiança do seu cirurgião plástico. Para maiores informações sobre drenagem linfática, clique aqui.

• Caso sua cirurgia envolva a troca de curativos , veja se possui os materiais necessários para trocá-los, como gazes, fita de micropore médio (25 mm x 10 m), frasco de soro fisiológico e tesoura.

• Caso sua cirurgia envolva o uso de um dreno , veja se possui os materiais necessários para poder manuseá-lo adequadamente, como uma seringa de 20 ml ou uma mamadeira com escala graduada para medição.

• Verifique se você já obteve os materiais necessários que usará no corpo após sua cirurgia, como a meia-antitrombose , a cinta modeladora produtos para passar no corpo .

• Caso sua cirurgia ou parte dela seja realizada pelo convênio, certifique-se que o convênio tenha aprovado o procedimento.

. Caso sua cirurgia envolva uma rinoplastia, verifique se o dr. Juan lhe recomendou o uso de uma pomada antibiótica para usar no nariz 5 dias antes da sua cirurgia.

• Caso faça uso de megahair ou qualquer aplique no cabelo/cílios, programe-se para removê-los antes da cirurgia. Já se for homem e for fazer uma cirurgia de Facelift, deixe a barba por crescer um pouco antes da cirurgia, para facilitar a visualização dos pelos da barba.

Ansiedade Antes da Cirurgia Plástica

É bom se cuidar do ponto de vista emocional antes da cirurgia plástica. Neste período é normal sentir um pouco de ansiedade. Entretanto, esta ansiedade normal pode ir aumentando gradativamente até o dia da cirurgia e se tornar excessiva. Este aumento pode surgir devido a perguntas que o(a) própria paciente se faz, como: “será que devo me operar?”, “será que não estou arrumando problemas para mim mesmo(a)?” e outros intermináveis “e se….”.

Como seres humanos, nós queremos segurança. Desejamos estar seguros e ter uma sensação de controle sobre nossas vidas e bem-estar. Uma cirurgia pode gerar sentimentos de incerteza que podem levar a um quadro de ansiedade.

Amigos e familiares bem-intencionados também poderão fazer comentários exagerados que podem desencorajá-lo(a) a fazer uma cirurgia plástica ou lhe trazer ainda mais ansiedade. É bom estar preparado(a) para estas emoções e comentários.

Para lidar com a incerteza e a ansiedade que antecedem uma cirurgia, é comum os(as) pacientes usarem a preocupação excessiva como uma ferramenta para tentar prever o futuro, evitar surpresas ou impedir de sentir emoções desagradáveis.

De fato, a preocupação crônica pode fazer parecer que você tem algum controle sobre o que vai ocorrer no futuro ou que você está fazendo algo útil e benéfico. Você pode acreditar que isso o(a) ajudará a torná-lo(a) mais preparado(a) para o que ocorrerá no horizonte. Alguns pensam que, talvez, se agonizarem pensando em todas as possibilidades com que um evento futuro possa dar errado, será possível ter um controle do resultado. Infelizmente, nada disso funciona.

A verdade é que a preocupação crônica não pode lhe dar mais controle sobre eventos que você não tem controle e tão pouco tem influência nas probabilidades de sucesso; ela apenas lhe rouba a paz e suga sua energia. Em vez de uma solução, a preocupação crônica na verdade é mais um problema.

Existem maneiras mais saudáveis para lidar com toda essa ansiedade que pode ocorrer antes de uma cirurgia:

· Em vez de se preocupar com aquilo que não tem controle, tente reorientar sua mente para agir sobre os aspectos que estão sob seu controle. Por exemplo, você pode verificar se está evitando de tomar medicamentos que não devem ser usados antes da cirurgia.

· Procure praticar algum tipo de atividade física, como caminhadas, além de manter uma boa rotina de sono e uma dieta saudável.

· Evite ceder à tentação de ficar lendo na internet histórias alarmantes de graves complicações, ver programas de televisão que enaltecem intercorrências raras, ficar conversando com pessoas sobre fatalidades ou ficar acordado(a) a noite toda pensando em como tudo poderia dar errado.

· Lembre-se que, quando medos e preocupações irracionais se instalam, pode ser difícil pensar de forma lógica e realista para avaliar a verdadeira probabilidade de algo ruim acontecer. Por isso, se um pensamento ansioso ou preocupação vier à sua cabeça, anote-o em algum lugar e continue com a sua rotina. Depois, num momento oportuno, entre em contato com o dr. Juan Montano com todas as suas anotações. O dr. Juan Montano irá lhe transmitir informações confiáveis que lhe ajudarão a manter seu equilíbrio emocional enquanto sua cirurgia se aproxima.

Véspera da Cirurgia

A véspera da cirurgia é um dia muito importante para o sucesso da sua cirurgia. Alguns cirurgiões plásticos, como é o caso do dr. Juan, costumam pedir que o paciente compareça em consulta na véspera da cirurgia para realização de fotografias e para a marcação (desenho) da cirurgia.

Caso tenha consulta na véspera da cirurgia, é bom que o paciente tome um bom banho antes dessa consulta para evitar tomar um banho muito vigoroso após a consulta e correr o risco de perder as marcações feitas no seu corpo. Caso sua cirurgia envolva uma abdominoplastia/gluteoplastia/torsoplastia/mamoplastia, leve um traje de banho que goste se usar para auxiliar nas marcações.

Tempo de Jejum

Quanto ao jejum, a recomendação atual da Sociedade Americana de Anestesiologia (7) para o tempo mínimo de jejum pré-operatório encontra-se na tabela abaixo.

Tempo de Jejum Tipo de alimento
2 horas líquidos claros, sem resíduos (água, chá, gelatina, suco à base de água e sem polpa)
4 horas leite materno
6 horas refeições leves (torradas sem recheio), leite não-humano, fórmulas lácteas
8 horas alimentação em geral

Além do jejum apropriado, outros cuidados a serem tomados na véspera da cirurgia são:

· Não ingerir bebidas alcóolicas

· Deixe separado numa sacola todos os seus exames

· Deixe separado a guia de internação hospitalar (alguns hospitais solicitam esta guia previamente preenchida e assinada)

· Deixe separado numa sacola seus medicamentos de uso habitual

· Deixe separado numa sacola a cinta modeladora

· Deixe separado numa sacola a meia anti-trombose (alguns hospitais fornecem as meias, nesse caso não é necessário levá-las)

· Faça uma malinha com seus objetos de higiene pessoal (escova de dente, escova de cabelo, etc.), chinelo e uma roupa confortável (blusas largas com botão na frente, calças largas) e fácil de vestir para quando for de alta

· Remova jóias ou outros objetos de metal (piercings, etc.)

· Remova maquiagem/esmalte

· Remova megahair ou qualquer aplique no cabelo/cílios, assim como o uso de qualquer tipo de trança nos cabelos

· Tome sua medicação normalmente (salvo se for um medicamento que deva ser evitado. Para uma lista dos medicamentos a serem evitados, clique aqui.)

· Verifique quanto tempo você levará da sua casa até o hospital para não se atrasar. Poderá fazer isso checando a previsão com um aplicativo de GPS, como o Waze. Em geral os hospitais solicitam que o paciente chegue ao hospital 2 horas antes do início da cirurgia.

· Coloque um alarme para não perder o horário de acordar ou sair de casa.

· Verifique com o seu banco ou operadora do cartão de crédito que você poderá realizar as operações bancárias necessárias para o custeio da cirurgia.

· Em algumas equipes cirúrgicas, como ocorre com a equipe do dr. Juan, o anestesista da equipe entrará em contato na véspera da cirurgia para uma consulta a respeito do procedimento anestésico. Deixe seu telefone celular ligado próximo a você para poder ter esse contato.

O dia da Cirurgia

A chegada ao hospital

Chegou o grande dia da sua cirurgia! É altamente recomendado que você vá com um acompanhante ao hospital. Não esqueça de levar sua sacola contendo os seus exames, a meia anti-trombose e a cinta modeladora, assim como sua malinha com seus itens de higiene e troca de roupas.

Não existe na literatura médica nenhuma contraindicação a realização da cirurgia caso esteja menstruada. Então, caso apresente fluxo menstrual no dia da cirurgia, não se preocupe.

Dirija-se a recepção da internação do hospital e informe seu nome e o nome do seu cirurgião plástico. Na recepção será preenchida sua ficha de internação do hospital.

Um profissional de enfermagem lhe fará uma série de perguntas e fará um breve exame físico (checagem da temperatura, pressão, frequência cardíaca, etc.).

Você será depois encaminhado(a) ao quarto onde lhe será entregue uma roupa própria para o centro cirúrgico. Lembre-se que, para colocar esta roupa, a vestimenta íntima deverá ser retirada. Quando colocar a roupar do centro cirúrgico, aproveite e coloque sua meia anti-trombose. Serão removidas de sua boca quaisquer peças dentárias móveis como dentaduras, pivôs, pontes, especialmente as de menor tamanho.

Caso tenha alergias, é possível que identifiquem isso através da colocação de uma pulseria.

Enquanto aguarda no quarto um profissional da enfermagem lhe entregará um termo de consentimento informado do hospital para ser lido e assinado.

anestesista da equipe do dr. Juan passará no seu quarto para uma avaliação pré-anestésica. Após esta avaliação, você aguardará uma autorização para ser conduzido(a) para o centro cirúrgico numa maca.

No centro cirúrgico

Lembre-se que parentes e amigos não são admitidos dentro do centro cirúrgico. Você notará que todos os profissionais estarão com roupas especiais, toucas, máscaras e proteção para os pés.

Você ficará aguardando na maca dentro de um espaço do centro cirúrgico com outros pacientes para somente então ser levada para a sala de cirurgia.

Após entrar na sala de cirurgia, você encontrará o dr. Juan Montano e toda sua equipe lhe aguardando. Você será transferido(a) para a mesa cirúrgica e verá toda a estrutura do centro cirúrgico, incluindo os grandes focos cirúrgicos. Neste momento é comum que alguns pacientes apresentem algum grau de ansiedade. Lembre-se que o dr. Juan Montano e sua equipe estarão do seu lado dando todo o apoio necessário.

Você será monitorizado(a) com colocação de eletrodos no tórax, oxímetro no dedo e um acesso venoso será colocado numa veia (em geral do antebraço). Através dessa veia será administrada uma medicação sedativa.

Uma máscara será colocada em você pelo anestesista onde você deverá respirar profundamente. A partir deste instante, você irá adormecer.

A equipe cirúrgica estará neste momento montando a mesa com os instrumentais, lavando-se e colocando aventais e luvas estéreis para início do procedimento. Portanto, após você ter saído do quarto, ainda levará cerca de 1 hora para que sua cirurgia de fato comece. Os acompanhantes e familiares deverão levar em conta este tempo a mais além do tempo estimado da cirurgia.

Durante a cirurgia a equipe do dr. Juan manterá seus acompanhantes informados do andamento da cirurgia.

Logo após a cirurgia

Assim que acabar a cirurgia você será levado(a) para um espaço do centro cirúrgico chamado RPA (Recuperação Pós-Anestésica), onde permanecerá por cerca de 1 hora a 3 horas, para somente então ser liberado(a) pelo anestesista para o quarto do hospital.

Caso sua cirurgia envolva o uso de uma cinta modeladora, você já estará vestido(a) com ela ao acordar.

É possível que você tenha uma sonda (um tubinho de borracha macia) colocada na bexiga para coleta da urina, nesse caso você não precisará ir ao banheiro para urinar quando estiver repousando no quarto do hospital. A sonda costuma ser retirada na manhã seguinte. É importante você urinar normalmente pelo menos uma vez após retirada da sonda antes da alta hospitalar.

Você ficará com um aparelho que ficará comprimindo suas pernas de tempos em tempos durante todo o período de internação para reduzir o risco de trombose. Também permanecerá com um acesso venoso, em geral no antebraço, para aplicação de medicamentos.

Um profissional do hospital lhe trará a comida e você poderá se alimentar normalmente.

Enquanto repousa no quarto do hospital após a cirurgia, peça sempre ajuda para se levantar. É comum após a cirurgia sentir certo grau de tontura ou mal-estar.

Para o seu descanso e recuperação, evite ter muitas visitas durante a sua estadia no hospital.

Dependendo do caso, um cirurgião assistente da equipe do dr. Juan passará visita para vê-lo(a) no hospital durante a noite e o dr. Juan entrará em contato com você para saber como você está.

É comum durante a noite ouvir barulhos e ter a entrada frequente da equipe de enfermagem no quarto para avaliar sinais vitais, como a sua temperatura e pressão arterial, assim como para aplicar medicações, inclusive cedo pela manhã.

Sempre peça para que qualquer acompanhante que entrar no quarto lave as mãos previamente.

A Alta Hospitalar

Você receberá alta hospitalar após visita do dr. Juan ou alguém da sua equipe, que em geral ocorre na manhã seguinte da cirurgia. Para que você possa ter alta hospitalar com segurança, você deverá:

· Estar lúcido(a) e bem orientado(a)

· Estar aceitando a dieta sem náuseas ou vômitos

· Estar com um quadro de dor aceitável e confortável

· Estar com seus dados vitais (temperatura, pressão arterial e frequência cardíaca) dentro dos limites de normalidade

· Ter urinado espontaneamente

· Ter conseguido dar alguns passos sozinho

· Estar com os curativos sem sangramentos significativos

Caso você tenha drenos , um profissional da enfermagem lhe explicará como irá cuidá-lo e manuseá-lo em casa. Se uma sonda urinária foi colocada em você, ela costuma ser retirada cedo na manhã seguinte.

No momento da alta você receberá o receituário e as instruções para uso de medicações pós-operatórias, as quais costumam incluir antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos. Recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas, não dirigir e nem assinar cheques ou documentos importantes nas primeiras 24 horas, já que efeitos residuais da anestesia podem permanecer por períodos variáveis.

Você será relembrado(a) dos cuidados que deverá manter em casa, o que inclui o que deve evitar fazer, tais como evitar fazer grandes esforços, assim como o que deve fazer, como dar pequenos passos em casa para reduzir o risco de trombose, além de outros cuidados específicos para o procedimento que realizou.

Também será relembrado a você como cuidar dos curativos e a importância de manter o uso da meia anti-trombose nos primeiros cinco dias após a cirurgia. Também será relembrado para você a importância de fazer exercícios respiratórios exercícios para as pernas . Quanto a dieta , não costumam existir restrições específicas, sendo em geral recomendado uma dieta mais leve e rica em proteínas e fibras.

Você será instruído(a) a entrar em contato com o dr. Juan caso apresente:

– febre (temperatura acima de 38 graus)

– náuseas, vômitos

– dor abdominal intensa

– aumento do volume no local operado

– falta de ar

– dor no peito

– dor ou inchaço na batata da perna

– dor no local da incisão que não melhora com analgésicos

– problemas na ferida operatória (abertura de pontos, saída de secreção purulenta, saída de grande quantidade de sangue, escurecimento intenso da pele)

– Problemas com o dreno

Você terá acesso ao número de celular particular do dr. Juan para tirar qualquer dúvida durante sua recuperação.

Para finalizar, será combinado com você antes da alta uma data e horário para o primeiro retorno ao consultório.

Assim que a equipe médica confirmar sua alta, a equipe de enfermagem irá retirar seu acesso venoso e lhe fornecerá as instruções finais para você poder ir para casa com um acompanhante.

Caso você deseje e a equipe do dr. Juan autorize, você poderá tomar um banho ainda no hospital antes de ir embora, em geral não havendo maiores restrições sobre o banho, apenas havendo o aconselhamento de evitar molhar muito a região dos curativos.

O Pós-operatório

Os cuidados pós-operatórios e o período em que deverá observá-los variam muito de acordo com o tipo de cirurgia que realizou. Verifique no nosso site quais os cuidados específicos para o seu tipo de procedimento para você poder se programar melhor, incluindo os cuidados com os curativos .

Também poderá checar em nosso site como costuma ser a evolução do seu procedimento cirúrgico ao longo dos primeiros dias, semanas e meses, incluindo os inchaços e aspecto das cicatrizes ao longo do tempo.

Uma ou mais consultas domiciliares por telemedicina serão realizadas nos primeiros dias quando você estiver se recuperando em casa, para que o dr. Juan se certifique que tudo está bem com você.

Tenha cuidado com as emoções que podem surgir no período pós-operatório. Nos primeiros dias após a cirurgia, enquanto o paciente tem maior tempo livre devido a sua recuperação, apresenta inchaço e certo grau de desconforto, é comum sentimentos de arrependimento como: “por que inventei isso?” Semanas após a cirurgia, enquanto o organismo ainda se recupera, é comum alguns pacientes exibirem certo grau de preocupação com o resultado da cirurgia, surgindo perguntas como: “é assim mesmo?” Lembre-se que, para muitas cirurgias plásticas, o resultado definitivo da sua cirurgia será obtido apenas após um ano da realização da cirurgia.

Também é bom ter cautela com comentários feitos por pessoas próximas referentes a sua recuperação e ao resultado da cirurgia. Pessoas bem-intencionadas podem fazer comentários inapropriados que geram preocupações desnecessárias ao paciente. Qualquer dúvida que surgir é sempre melhor esclarecer com o dr. Juan.

Obedeça rigorosamente às recomendações médicas, tome os medicamentos prescritos e volte ao consultório para a troca de curativos nos dias e horários marcados.

Após cerca de um mês após a cirurgia, as primeiras fotos profissionais serão realizadas para comparações do antes e depois. Você receberá um relatório cirúrgico do dr. Juan contendo uma descrição e detalhes da sua cirurgia, tal como a quantidade de gordura aspirada no caso de uma lipoaspiração ou peso removido das mamas no caso de uma mamoplastia redutora, assim como as fotos pré-operatórias e pós-operatórias que foram realizadas. Tal relatório é periodicamente atualizado à medida que novas fotos forem sendo feitas.

Acompanhamento no longo prazo

É interessante que você mantenha um acompanhamento ao longo dos anos do resultado da sua cirurgia. Dependendo do tipo de cirurgia, este acompanhamento no longo prazo é ainda mais importante, como no caso das pacientes que fazem colocação de próteses de mama.

O dr. Juan Montano oferece acompanhamento anual sem custos por período indefinido referente ao procedimento realizado. Você será lembrado(a) pela equipe do dr. Juan desses retornos através de mensagens enviadas pela clínica. Tal acompanhamento pode ser presencial ou por telemedicina quando não houver possibilidade do retorno presencial.

Assim, a Jornada do Paciente, que se iniciou quando o(a) paciente começou a pensar em fazer uma cirurgia plástica, estará finalmente concluída. Esperamos que este texto o(a) tenha ajudado a saber como realizar esta jornada da maneira mais tranquila e confiável possível e para que, ao terminar esta jornada, você tenha um final feliz.

Referências

1. Yahanda AT, Lafaro KJ, Spolverato G, Pawlik TM. A Systematic Review of the Factors that Patients Use to Choose their Surgeon. World J Surg. 2016 Jan;40(1):45-55. doi: 10.1007/s00268-015-3246-7. PMID: 26362880.

2. Goldenberg D. Citações ou Curtidas: este dilema não pode existir. Rev. Bras. Cir. Plást.2022;37(1):1-2

3. ARAUJO LRR, PAULA DR, FREITAS RS, BUSATO LS, SILVA AD. Fatores determinantes na escolha de um cirurgião plástico. Rev. Bras. Cir. Plást.2018;33(4):541-552

4. Chapon MP, Ghabi A, Choufani C, Caubere A, Moynot JC, Versier G, Wein F, Barbier O. How do patients choose their surgeon? Example of anterior cruciate ligament reconstruction. Orthop Traumatol Surg Res. 2021 Aug 8:103037. doi: 10.1016/j.otsr.2021.103037.

5. Practice Advisory for Preanesthesia Evaluation: An Updated Report by the American Society of Anesthesiologists Task Force on Preanesthesia Evaluation. Anesthesiology 2012; 116:522–538

6. Cavalcanti MA. Consentimento Informado: Por Que e Como?. Rev. Bras. Cir. Plást.2005;20(4):241-244

7. Practice Guidelines for Preoperative Fasting and the Use of Pharmacologic Agents to Reduce the Risk of Pulmonary Aspiration. Anesthesiology 2017; 126:376–393

Publicado em: 31/10/2022

Revisado em: 26/04/2024

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Este conteúdo é protegido por direitos autorais.
Agradecemos sua compreensão e respeito pelos direitos autorais.