Custos da Cirurgia

O orçamento de uma cirurgia plástica envolve gastos com:

a) Honorários da equipe cirúrgica, que incluem cirurgião principal, cirurgião auxiliar e instrumentadora e que variam para cada tipo de procedimento cirúrgico;

b) Honorários do anestesista, que variam de acordo com o tipo de procedimento e tempo cirúrgico;

c) Custo do hospital, o qual varia de acordo com cada tipo de procedimento cirúrgico e com cada hospital.

d) Custos de materiais especiais, como próteses de silicone ou locação de um aparelho de Laser.

É comum os hospitais permitirem o parcelamento dos custos hospitalares em 6 vezes ou mais, a depender do hospital. O pagamento do hospital é muitas vezes realizado no dia da cirurgia, quando o paciente chega ao hospital, podendo ser feito em geral com cartão de débito, crédito ou transferência bancária.

Quanto a forma de pagamento da equipe cirúrgica, isso varia muito entre os cirurgiões plásticos. É frequente que se permita o parcelamento e o pagamento no cartão de crédito ou transferência bancária, sendo o primeiro pagamento feito muitas vezes na véspera da cirurgia.

Além do custo da cirurgia em si, o paciente poderá ter gastos com: exames pré-operatórios, curativos , medicamentos, meias de compressão antitrombose cintas drenagens linfáticas pós-operatórias placas de silicone , custos hospitalares extras, entre outros.

Os planos de saúde não costumam cobrir os custos de uma cirurgia plástica, embora os exames pré-operatórios possam ser feitos através do plano. Entretanto, em alguns casos, é possível identificar situações em que o plano de saúde poderá arcar com alguns dos custos de uma cirurgia que apresenta um componente reparador. Saiba mais vendo nossa página sobre reembolso.

Nestes casos a equipe do Dr. Juan Montano trabalhará de perto com o seu plano de saúde para fornecer a documentação médica e obter a autorização para quaisquer procedimentos cirúrgicos considerados clinicamente necessários. Os honorários da equipe cirúrgica e anestesista podem ser parcialmente cobertos por planos de saúde que permitem reembolso.

O procedimento cirúrgico apropriado poderá apenas ser identificado após o cirurgião plástico ouvir atentamente as queixas particulares do paciente e realizar um exame físico específico da região que será tratada. Após o exame físico, o Dr Juan Montano irá conversar com o paciente sobre os diferentes hospitais em que o procedimento que foi definido poderá ser realizado e averiguar quais as preferências do paciente. Por tais motivos, valores de cirurgia poderão ser determinados apenas após uma adequada consulta médica.

Segundo nota no Manual da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (CODAME), art. 9º, inciso VII: “Como os procedimentos são individualizados e decorrem da avaliação prévia em consulta médica, não é possível a precificação prévia. Após a avaliação dos custos, o valor, no atendimento privado, deverá ser acordado entre as partes antes de sua realização, sendo vedada a publicização desses valores e das imagens dos atos correspondentes, os quais serão tratados como sensacionalismo e autopromoção.”

Não escolha um cirurgião apenas com base em um custo menor. Não vale o risco. Faça sua pesquisa para garantir que seu cirurgião seja qualificado.

Se você não puder pagar por sua cirurgia agora, espere e economize dinheiro antes de fazer o procedimento. Essa abordagem ajudará a garantir que você irá priorizar a qualidade e a segurança em detrimento do preço.

Publicado em: 31/03/2023

Revisado em: 21/05/2024

 
 
 
 
 

Este conteúdo é protegido por direitos autorais.
Agradecemos sua compreensão e respeito pelos direitos autorais.