Lipoaspiração

e Lipoescultura

Roteiro.

Indicação
Como se preparar para o procedimento
Exames Pré-operatórios
Como é o procedimento
Anestesia
Período de Internação
Cicatriz
Curativos
Pontos
Recuperação Pós-Cirúrgica
Evolução Pós-Cirúrgica
Outros Detalhes
Riscos
Potenciais Benefícios

Descrição

A lipoaspiração é o procedimento realizado para a retirada de gordura localizada através de cânulas de aspiração. A gordura que pode ser lipoaspirada pode estar presente em diversas regiões do corpo, tais como: abdome, coxas, costas, laterais das mamas, braços, pescoço, entre outros.

 

Lipoaspiração convencional

 

A lipoaspiração convencional é realizada sob anestesia geral em ambiente hospitalar através de cânulas onde o vácuo é produzido por um equipamento ou com auxílio de seringas.

Na maior parte dos casos a lipoaspiração tradicional é realizada com um equipamento que produz o vácuo, permitindo uma retirada de gordura mais rápida e em maior quantidade em comparação com a lipoaspiração feita com o auxílio de seringas.

Antes da gordura ser aspirada ela recebe a injeção de uma solução de soro contendo adrenalina, para reduzir o sangramento durante a lipoaspiração. Esta técnica é chamada de infiltrativa e é a mais utilizada nas lipoaspirações. A técnica não infiltrativa, onde nada é injetado, implica em maior quantidade de sangramento durante a lipoaspiração e por isso é pouco utilizada.

 

Lipoaspiração convencional associada a tecnologias (LASER, VASER, Renuvion)

 

A lipoaspiração convencional pode ser feita de forma associada a diferentes tecnologias, como a lipoaspiração a LASER, lipoaspiração ultrassônica (com um aparelho de ultrassom chamado VASER), lipoaspiração com radiofrequência e lipoaspiração com jato de plasma (Renuvion). Essas tecnologias visam facilitar a retirada da gordura assim como melhorar a retração da pele que precisa ocorrer após a lipoaspiração para um melhor resultado estético.

Já a vibrolipoaspiração é uma lipoaspiração tradicional onde as cânulas são acopladas a um aparelho que produz uma vibração, visando facilitar a remoção da gordura e diminuir o cansaço do cirurgião plástico.

Embora tais tecnologias ofereçam promessas promissoras de um melhor resultado estético, existem poucas evidências científicas na literatura médica que tenham comprovado maior eficácia clinicamente relevante da sua utilização. (1)

No caso do Renuvion, a agência dos Estados-Unidos FDA, equivalente a Anvisa do Brasil, alertou profissionais de saúde e consumidores a não utilizarem o Renuvion associado a lipoaspiração . A nota da FDA afirma que recebeu relatórios descrevendo eventos adversos graves após o dispositivo ter sido usado para procedimentos estéticos da pele.

 

Hidrolipo, Minilipo, Lipo Light, Lipo Fracionada, HLPA (Hidrolipoclasia Aspirativa)

 

Os procedimentos chamados de Hidrolipo, Minilipo, Lipo Light, Lipo fracionada, HLPA (Hidrolipoclasia Aspirativa), referem-se, de forma geral, a uma lipoaspiração feita em pequena quantidade, sob anestesia local , em ambiente de consultório, com o auxílio de seringas para produzir o vácuo.

O termo hidrolipoaspiração (Hidro lipo), inclusive, não tem qualquer diferença teórica com a lipoaspiração tradicional, uma vez que toda lipoaspiração tradicional infiltrativa envolve a injeção de solução de soro e adrenalina, daí o termo hidro (água).

Estes procedimentos podem ser realizados apenas para lipoaspirar pequenas e discretas gorduras localizadas, como aqueles presentes nos joelhos ou próximo das axilas.

Sua utilização não é recomendada para lipospirar áreas maiores na região abdominal, mesmo de forma fracionada (em diferentes momentos e abordando diferentes regiões), devido aos riscos, como a maior quantidade de uso de anestésico local e pobre resultado estético.

É importante mencionar que os termos Hidrolipo, Minilipo, Lipo Light, Lipo fracionada, foram cunhados para fins meramente comerciais, a fim de atrair pacientes desavisados dando a ilusão que o procedimento de lipoaspiração convencional pode ser feito de forma rápida em ambiente de consultório.

Lipoescultura, Liponxertia e Lipofilling

 

A lipoescultura é o procedimento em que a gordura lipoaspirada é tratada e injetada em uma outra região do corpo que se deseje ter um aumento, como a região dos glúteos, das mamas ou numa cicatriz que ficou muito profunda. A gordura usada na lipoescultura é proveniente da gordura obtida através da lipoaspiração.

Esta gordura, quando retirada, pode passar por diferentes tipos de processamento, como centrifugação ou lavagem com soro. Toda vez que um tecido do corpo é retirado e colocado em outra parte do corpo, este tecido é chamado de enxerto.

Portanto, a lipoenxertia pode ser considerada um sinônimo da lipoescultura, por envolver a retirada da gordura de um local do corpo para ser colocada em outra região, como nos glúteos, nas mamas, na face ou numa região que se apresenta deprimida ou com pouco volume. Esta aplicação de gordura é também chamada de lipofilling.

Nem toda a gordura que é injetada na lipoescultura sobrevive e pode haver perdas da gordura que é colocada nos primeiros meses. Segundo uma pesquisa de revisão envolvendo 16 estudos clínicos, a taxa de sobrevivência a longo prazo da gordura enxertada pode variar de 15% a 83%. Muitos estudos dessa revisão relataram uma taxa de sobrevivência de 50% a 60% (2).

 

Lipoaspiração de alta definição (Lipo LAD ou Lipo HD)

 

A lipoaspiração de alta definição, também chamada de Lipo LAD ou Lipo HD, é aquela onde se realiza uma lipoaspiração mais superficial nas áreas correspondentes aos contornos musculares, proporcionando uma aparência mais “atlética” e um aspecto de abdome mais definido por realçar a musculatura da região abdominal ou de outras partes do corpo.

A lipoaspiração de alta definição do abdome pode ser classificada em três tipos: leve (soft), média (intermediate) e alta ( high). Na Lipo HD leve apenas são realçadas as linhas estéticas verticais do abdome (aquelas que ficam acima do umbigo e nas laterais dos músculos que ficam no centro do abdome).

Na Lipo HD média (também chamada de Lipo MD), são realçadas, além das linhas verticais, as linhas oblíquas na parte inferior do abdome, dando ao abdome um aspecto em “V”.

Já na Lipo HD alta, são realçadas, além das linhas já mencionadas, as linhas estéticas horizontais do abdome, salientando os “gominhos” da musculatura abdominal. (3)

 

Indicação da Lipoaspiração, Lipoaspiração de alta definição (Lipo LAD ou Lipo HD) e Lipoenxertia (Lipoescultura)

 

 

Indicação da Lipoaspiração convencional

 

A lipoaspiração convencional está indicada para pacientes que apresentam depósitos excessivos de gordura localizada em diferentes regiões do corpo, como abdome, culotes, coxas, joelhos, costas, laterais das mamas, braços e pescoço.

Pacientes com histórico de doenças cardíacas, pulmonares e trombose venosa devem ser avaliados com cuidado. Idealmente pacientes candidatas(os) a lipoaspiração devem apresentar um Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 20 Kg/m2 mas inferior a 35 Kg/m2 (Para calcular seu IMC clique aqui ).

A avaliação da qualidade da pele é importante, uma vez que uma elasticidade da pele adequada deve estar presente para permitir a retração da pele após a cirurgia.

Lipoaspiração
e Lipoescultura
Figura mostrando paciente com gorduras localizadas, candidata a uma lipoaspiracão.

Lipoaspiração
e Lipoescultura
Figura mostrando regiões do corpo que podem ser lipoaspiradas.

Além disso, é importante avaliar se o(a) paciente está em condições para realizar a cirurgia com segurança . Também é importante avaliar se o(a) paciente está bem do ponto de vista psicológico para fazer o procedimento.

 

Indicação da hidrolipo, minilipo, lipo light

 

Os procedimentos conhecidos por hidrolipo, minilipo, lipo light, só são indicados para pacientes que apresentam gordura localizada em quantidade pequena e discreta numa região específica do corpo, como joelhos e próximo das axilas, por exemplo.

Tais procedimentos não são indicados para pacientes com queixas de gordura localizada em regiões mais amplas ou em quantidades maiores. Estes pacientes com mais gordura devem fazer uma lipoaspiração convencional.

 

Indicação da lipoescultura (lipoenxertia ou lipofilling)

 

A lipoescultura (lipoenxertia ou lipofilling) está indicada para aquelas pacientes que apresentam gordura localizada em uma região (como o abdome, por exemplo) e apresentam pouca projeção em outra área do corpo, como por exemplo, os glúteos ou as mamas, que podem ganhar um melhor contorno com a aplicação da gordura lipoaspirada das regiões que têm depósitos de gordura.

 

Lipoescultura Glútea (lipofilling nos glúteos ou lipoenxertia nos glúteos)

 

O contorno corporal feminino esteticamente agradável apresenta a forma de uma ampulheta. Além disso a divisão entre a medida da cintura e a medida do quadril (relação cintura-quadril) é de cerca de 0,7.

Na vista lateral, o ponto mais proeminente está no ponto médio dos glúteos. Além disso, o ângulo entre a coluna e a parte superior do bumbum é de 45 °.

Lipoaspiração
e Lipoescultura
Figura mostrando diferentes ângulos entre a coluna e a projeção dos glúteos.

Algumas características são importantes para avaliar pacientes que podem se beneficiar da lipoescultura. Um deles é o percentual de gordura corporal.

Quando este percentual está baixo (abaixo de 20%), o paciente não tem gordura suficiente, então nesses casos indicam-se as próteses glúteas. Se o percentual de gordura for alto (acima de 30%), talvez os pacientes precisem perder peso para diminuir a gordura e fazer exercícios para aumentar a quantidade de músculo. Quando o percentual está entre 20% e 30%, temos o cenário ideal para realização da lipoescultura.

Outro ponto é que os corpos são esculpidos com gordura sustentada em uma estrutura óssea. Assim, se a estrutura óssea for muito plana, não haverá suporte para construir curvas.

Por fim, todas essas gorduras injetadas serão recobertas pela pele, e para isso a pele deve estar em quantidade adequada e com boa elasticidade. Quando há excesso de pele, como em pacientes com perda maciça de peso, os resultados apenas com a lipoescultura podem não ser satisfatórios, havendo necessidade de outros procedimentos cirúrgicos. (4)

 

Lipoescultura nas mamas (Lipofilling das mamas ou lipoenxertia das mamas)

 

A lipoescultura nas mamas (Lipofilling das mamas ou lipoenxertia das mamas) pode ser indicada em pacientes que apresentam uma mama pequena e desejam um aumento discreto no volume mamário, porém não desejam a colocação de uma prótese mamária.

Este procedimento também pode ser indicado para restauração do volume mamário após a remoção dos implantes mamários ( cirurgia de explante ) ou para diminuir pequenas assimetrias mamárias. Esta técnica também pode ser usada para disfarçar uma ondulação ou degraus visíveis na região mamária que às vezes podem ser vistos em pacientes magras que fizeram a colocação de uma prótese de silicone nas mamas . (5)

 

Indicação da Lipoaspiração de alta definição (Lipo LAD ou Lipo HD)

 

A lipoaspiração de alta definição, também chamada de Lipo LAD ou Lipo HD, é indicada para pacientes que desejam um abdome mais atlético, com maior realce e definição da musculatura abdominal.

As mesmas condições necessárias para realização da lipoaspiração convencional são também essenciais para a realização da Lipoaspiração de alta definição (Lipo LAD ou Lipo HD), com os requisitos adicionais da pele apresentar uma boa a excelente elasticidade e pouca flacidez e a ausência de um quadro de obesidade.

Além disso, o(a) paciente deve implementar no pós-operatório bons hábitos de vida, como uma boa alimentação e atividade física, para manutenção do resultado estético. (6)

 

Como se preparar para a cirurgia de Lipoaspiração, Lipoaspiração HD e Lipoenxertia (Lipoescultura)

 

O(a) paciente deve passar em consulta com o dr. Juan Montano , realizar exames pré-operatórios, assim como definir um hospital de sua escolha e data do procedimento para o agendamento da sua cirurgia. É necessário jejum antes da cirurgia.

Também é preciso evitar o uso de certos medicamentos que podem aumentar o risco de sangramento, como aspirina, cerca de 7 dias antes da cirurgia. Alguns medicamentos, como a sibutramina, precisam ser suspensos 15 dias antes da cirurgia. Para uma lista completa dos medicamentos a serem evitados, clique aqui .

Convém não fumar nem usar anticoncepcionais orais pelo menos 1 mês antes da cirurgia. Outras recomendações para a preparação para cirurgia podem ser obtidas aqui .

Checklist para a véspera e o dia da cirurgia:

o Jejum. Para ver o tempo apropriado de jejum, clique aqui.

o Não ingerir bebidas alcóolicas na véspera da cirurgia

o Trazer todos os seus exames

o Trazer sua medicação habitual

o Vestir a meia anti-trombose

o Trazer a cinta/malha (caso não a tenha adquirido conosco)

o Trazer objetos de higiene pessoal (escova de dente, escova de cabelo, etc), chinelo e uma roupa confortável (blusas largas com botão na frente, calças largas) e fácil de vestir para quando for de alta

o Não levar jóias ou outros objetos de metal

o Não usar maquiagem/esmalte

o Não usar megahair ou qualquer aplique no cabelo/cílios

o Tomar sua medicação normalmente com o mínimo de água (salvo se foi alertado algo ao contrário em consultas prévias)

o Internar 2h antes da cirurgia

 

Exames Pré-operatórios da Lipoaspiração, Lipoaspiração HD e Lipoenxertia (Lipoescultura)

 

Em geral, para esta cirurgia solicitam-se os seguintes exames: exames de sangue (hemograma, coagulograma, sódio, potássio, creatinina, glicemia, proteína C reativa, homocisteína, anticoagulante lúpico, ferritina), exame de urina, Raio-X de tórax e eletrocardiograma. Também se solicita um ultrassom da parede abdominal, para identificar principalmente a presença de eventuais hérnias na região abdominal.

 

Como é o procedimento da Lipoaspiração, Lipoaspiração HD e Lipoenxertia (Lipoescultura)

 

 

Lipoaspiração

 

São feitos pequenos cortes de cerca de 1 cm em regiões que possam ficar mais escondidas pela roupa de banho. Nas costas isso corresponde na altura que é coberta pela peça superior do biquíni e na altura do cóccix (cofrinho). Na parte anterior isso corresponde a região próxima dos pelos pubianos e ao nível do umbigo.

As regiões que apresentam excesso de gordura localizada são injetadas com uma solução contendo soro fisiológico e adrenalina (técnica infiltrativa). O objetivo desta infiltração é reduzir o sangramento. A gordura é então aspirada com o auxílio de cânulas.

A quantidade de gordura que é possível de ser aspirada varia de acordo com a quantidade de gordura presente e da qualidade da pele que reveste esta gordura. Há uma Resolução do Conselho Federal de Medicina ( RESOLUÇÃO Nº 1.711, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2003 ) que determina que a quantidade de gordura a ser aspirada na técnica infiltrativa não deve ultrapassar 7% do peso e nem 40% da área corporal.

Uma vez terminada a aspiração da gordura os cortes são fechados com pontos e curativos impermeáveis são colocados assim como a malha cirúrgica. O procedimento pode variar de duas a quatro horas.

Lipoaspiração
e Lipoescultura
Figura mostrando possíveis locais das incisões para a lipoaspiração (parte anterior). Em geral, apenas 3 incisões são suficientes para lipoaspirar o abdome.

Lipoaspiração
e Lipoescultura
Figura mostrando possíveis locais das incisões para a lipoaspiração (parte posterior). Em geral, apenas duas incisões são suficientes para lipoaspirar o dorso.

 

Lipoaspiração HD

 

Para a lipoaspiração HD são feitas aspirações adicionais bem próximas da pele nas chamadas “áreas negativas”, que correspondem a regiões que contornam a musculatura, a fim de proporcionar um maior realce e destaque do relevo dos músculos. Nessas áreas negativas são usados curativos especiais para realçar as linhas de contorno muscular que foram criadas, além do uso da malha cirúrgica.

Lipoaspiração
e Lipoescultura
Figura mostrando locais para a lipoaspiração de alta definição (mulher)

Lipoaspiração
e Lipoescultura
Figura mostrando locais para a lipoaspiração de alta definição (homem)

Lipoaspiração
e Lipoescultura
Figura mostrando cânula aspirando a gordura. A: Cânula sendo direcionada para a gordura superficial, logo abaixo da pele, para realização da lipoaspiração de alta definição (Lipo HD). B e C: Cânula direcionada para a gordura mais profunda, para realização da lipoaspiração convencional.

 

Lipoescultura

 

Para o procedimento de Lipoescultura (lipoenxertia), a gordura que foi retirada através da lipoaspiração passa por um processamento, o qual pode incluir centrifugação e lavagem, a fim de separar a gordura de outros líquidos presentes no que foi aspirado.

A gordura, uma vez processada, é injetada através de cânulas em regiões em que se deseja um aumento de volume, como nos glúteos, nas mamas, na face ou em outras regiões que se apresentam deprimidas ou com pouco volume. A aplicação da gordura no glúteo deve ser realizada apenas no plano abaixo da pele, e não dentro do músculo do glúteo, para maior segurança do procedimento.

Lipoaspiração
e Lipoescultura
Figura ilustrando a injeção de gordura para realização da lipoescultura em glúteos.

Lipoaspiração
e Lipoescultura
Figura ilustrando a injeção de gordura para realização da lipoescultura em mamas.

 

Como é o procedimento da Hidrolipo, Minilipo, Lipo Light

 

Como mencionado anteriormente, os procedimentos chamados de Hidrolipo, Minilipo, Lipo Light, referem-se a uma lipoaspiração feita em pequena quantidade, sob anestesia local, em ambiente de consultório, com o auxílio de seringas para produzir o vácuo.

Estes procedimentos podem ser realizados apenas para lipoaspirar pequenas e discretas gorduras localizadas, como aquelas presentes na papada, nos joelhos ou próximo das axilas.

Para sua realização, é feito um pequeno corte em um local que possa ficar discreto, como um sulco natural da pele, ou coberto pela roupa. As regiões que apresentam excesso de gordura localizada são injetadas com uma solução contendo soro fisiológico, adrenalina e anestésico local (lidocaína).

A gordura é aspirada com cânulas sendo o vácuo produzido por seringas. Uma vez terminada a aspiração da gordura os cortes são fechados com pontos e curativos simples são colocados. O(a) paciente permanece consciente e acordado durante todo o procedimento, o qual pode durar cerca de 30 minutos.

 

Anestesia da Lipoaspiração, Lipoaspiração HD e Lipoenxertia (Lipoescultura)

 

Geral. Apenas quando a lipoaspiração é realizada em uma pequena parte do corpo é que se pode utilizar a anestesia local com sedação. Para maiores informações sobre anestesia, clique aqui .

 

Anestesia da Hidrolipo, Minilipo, Lipo Light

 

Local. Para maiores informações sobre anestesia, clique aqui .

 

Período de Internação da Lipoaspiração, Lipoaspiração HD e Lipoenxertia (Lipoescultura)

 

De 12h a 24 horas.

 

Período de Internação da Hidrolipo, Minilipo, Lipo Light

 

Não há período de internação pois este tipo de procedimento é feito dentro do ambiente do consultório.

 

Cicatriz

 

As cicatrizes resultantes de uma lipoaspiração, lipoaspiração HD, ou lipoescultura (lipoenxertia) são mínimas, localizadas em diversas partes do corpo, dependendo das áreas a serem operadas. Seu tamanho varia entre 5 a 10 milímetros e são planejadas para ficar pouco visíveis.

 

Curativos/Proteção

 

Um curativo impermeável é colocado em cada local onde foi feito um corte e permanecerá sem necessidade de troca por 1 semana, sendo realizados curativos simples nas 2 semanas seguintes.

É recomendado passar na pele um produto chamado bio-oil já nos primeiros dias após a cirurgia. A partir da segunda semana pós-operatória um gel de silicone é recomendado para usar na cicatriz. Haverá uso de malha de compressão nos primeiros 30 dias.

 

Pontos

 

São retirados com 7 dias da cirurgia. Eventualmente algumas incisões podem ficar sem pontos para permitir uma melhor drenagem de líquidos.

 

Dreno

 

Um dreno poderá ser usado, o qual é comumente retirado 5 a 7 dias após a cirurgia.

 

Recuperação Pós-cirúrgica da Lipoaspiração, Lipoaspiração HD e Lipoenxertia (Lipoescultura)

 

Recomenda-se um repouso relativo por um período de aproximadamente 1 a 2 semanas. Neste período o(a) paciente deverá evitar esforços físicos, dirigir ou expor-se desnecessariamente ao ambiente externo. Alguns cuidados devem ser tomados para sair e se deitar na cama .

Já é possível tomar banho no dia seguinte a cirurgia. Drenagens linfáticas são recomendadas no período pós-operatório. Orienta-se que o paciente pratique alguns exercícios respiratórios, para evitar complicações. Exercícios para ativar a circulação das pernas também são recomendados. Também se recomenda que o paciente faça uma alimentação balanceada .

Atividade física leve pode ser iniciada após 21 dias e atividades mais intensas após 1 a 2 meses. Exposição ao sol é apenas recomendada após 3 meses da cirurgia.

 

Recuperação Pós-cirúrgica da Hidrolipo, Minilipo, Lipo Light

 

Recomenda-se um repouso relativo por um período de aproximadamente 1 semana. Neste período o(a) paciente deverá evitar esforços físicos. Já é possível tomar banho no dia seguinte a cirurgia. Drenagens linfáticas são recomendadas no período pós-operatório. Atividade física leve pode ser iniciada após 21 dias e atividades mais intensas após 1 a 2 meses. Exposição ao sol é apenas recomendada após 3 meses da cirurgia.

 

Evolução Pós-cirúrgica da Lipoaspiração, Lipoaspiração HD, Lipoenxertia (Lipoescultura), Hidrolipo, Minilipo, Lipo Light

 

São esperados leve desconforto, inchaço e equimoses (pele de coloração roxa) nas regiões tratadas, que deverão regredir nas duas primeiras semanas, podendo permanecer um pequeno inchaço residual que pode levar alguns meses para resolução completa.

Pesquisa realizada com ressonância magnética conclui que há uma redução do inchaço de 66% no primeiro mês, de 87% com 3 meses e que apenas no nono mês já não havia mais inchaço após a lipoaspiração. (7)

A cicatriz cirúrgica passa por diferentes fases:

A) Período imediato: Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.

B) Período mediato: Vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na sua cor, passando de “vermelho” para o “marrom”, que vai, aos poucos, clareando.

C) Período tardio: Vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente.

O resultado definitivo da cirurgia é apenas obtido após 9 a 12 meses da cirurgia.

 

Outros detalhes

 

É muito comum a associação da lipoaspiração ou da lipoescultura (lipoenxertia) com diversos tipos de procedimento cirúrgico, como a abdominoplastia (nesse caso recebe o nome de lipoabdominoplastia), mamoplastia braquioplastia cruroplastia gluteoplastia , entre outros.

 

Riscos da Lipoaspiração, Lipoaspiração HD, Lipoenxertia (Lipoescultura), Hidrolipo, Minilipo, Lipo Light

 

Em um estudo de revisão envolvendo lipoaspiração de grandes volumes, os autores encontraram 23 estudos totalizando 3.583 pacientes. A incidência geral combinada de complicações cirúrgicas maiores foi de 3,35%.

A complicação principal mais comum foi perda de sangue com indicação de transfusão (2,89%), seguida por embolia pulmonar – coágulo em artéria do pulmão (0,18%), hematoma (0,16%), fasceíte necrotizante – infecção grave da pele (0,13%) e trombose venosa profunda – coágulos nas veias da perna (0,12%). (8)

A incidência geral combinada de complicações cirúrgicas menores foi de 11,62%, com o seroma – acúmulo de líquido abaixo da pele, sendo a complicação menor mais comum (5,51%), seguido por irregularidade do contorno (2,81%), hiperpigmentação da cicatriz (1,10%), necrose da pele (0,88%), endurecimento persistente (0,42%), hematomas (0,29%), úlcera de pressão induzida por vestimenta (0,29%), infecção (0,23%), dor prolongada (0,14%), diminuição da pigmentação da pele (0,13%) e abertura da ferida (0,12%). (6)

Um estudo brasileiro publicado na revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica encontrou uma taxa de óbito para lipoaspiração de 0.0189 %. (9)

 

Riscos da Lipoescultura

 

Quanto a lipoescultura, uma revisão científica contemplando 4.084 pacientes, encontrou uma taxa de complicações menores de 6,7% e maiores de 0,32%. As complicações mais comuns, em ordem decrescente, foram: seroma (2,4%), eritema – vermelhidão (1,3%), dor (0,76%), irregularidades de contorno (0,64%), e necrose de gordura (0,56%). (10)

 

Riscos da Lipoaspiração HD

 

Um estudo envolvendo 417 pacientes que realizaram a lipoaspiração de alta definição (Lipo LAD ou Lipo HD) relatou as complicações encontradas. As principais complicações foram, em ordem decrescente: hiperpigmentação (pele mais escurecida) transitória 59%, seroma (29,9%), fibrose transitória (19,4%), hiperpigmentação permanente (6,2%), aparência não natural (4,07%), definição insuficiente (3,83%), fibrose (0,47%). (11)

 

Potenciais Benefícios da Lipoaspiração, Lipoaspiração HD e Lipoenxertia (Lipoescultura)

 

 

Lipoaspiração

 

Estudo realizado nos Estados-Unidos em que 209 pacientes responderam a um questionário de satisfação após terem realizado uma lipoaspiração convencional demonstrou que esta cirurgia apresenta um elevado índice de satisfação. A maioria dos pacientes (80%) ficou satisfeita com seus resultados.

Um total de 53% achou que sua aparência era “excelente” ou “muito boa”. Com relação à satisfação por local tratado, 60% ou mais dos entrevistados estavam “muito satisfeitos” ou “satisfeitos” com seus resultados. Como um grupo, 79,7% fariam o procedimento novamente e 86% recomendariam o procedimento a familiares ou amigos.

Aproximadamente 75% dos respondentes descreveram seu desconforto pós-operatório como leve a moderado, com 60% indicando que seu desconforto durou menos de 7 dias. (12)

 

Lipoescultura

 

Estudo realizado com 106 pacientes submetidas a lipoescultura da região glútea avaliou o seu índice de satisfação. Cerca de 97% das pacientes disseram estar satisfeitas com seu resultado. (13)

 

Lipoaspiração de alta definição (Lipo HD ou Lipo LAD)

 

Um estudo envolvendo 417 pacientes que realizaram a lipoaspiração de alta definição (Lipo LAD ou Lipo HD) encontrou que 392 pacientes (94%) estavam satisfeitas com seu resultado. (9)

Outro estudo envolvendo 50 pacientes que realizaram a lipoaspiração de alta definição (Lipo LAD ou Lipo HD) encontrou uma taxa de satisfação de 98%. (14)

 

Referências

 

1. Pereira-Netto, D., Montano-Pedroso, J.C., Aidar, A.L.e. et al. Laser-Assisted Liposuction (LAL) Versus Traditional Liposuction: Systematic Review. Aesth Plast Surg 42, 376–383 (2018). https://doi.org/10.1007/s00266-018-1085-2

2. Yu NZ, Huang JZ, Zhang H, Wang Y, Wang XJ, Zhao R, Bai M, Long X. A systemic review of autologous fat grafting survival rate and related severe complications. Chin Med J (Engl). 2015 May 5;128(9):1245-51. Doi: 10.4103/0366-6999.156142. PMID: 25947410; PMC

3. Vera Cucchiaro J. High Definition Liposuction Classification. Plast Reconstr Surg Glob Open. 2019 Sep 30;7(9):e2440. Doi: 10.1097/GOX.0000000000002440. PMID: 31942399; PMCID: PMC6908381.

4. Rosique RG, Rosique MJF. Augmentation Gluteoplasty: A Brazilian Perspective. Plast Reconstr Surg. 2018 Oct;142(4):910-919. Doi: 10.1097/PRS.0000000000004809. PMID: 29979370.

5. Davis MJ, Perdanasari AT, Abu-Ghname A, Gonzalez SR, Chamata E, Rammos CK, Winocour SJ. Application of Fat Grafting in Cosmetic Breast Surgery. Semin Plast Surg. 2020 Feb;34(1):24-29. Doi: 10.1055/s-0039-1700958. Epub 2020 Feb 15. PMID: 32071576; PMCID: P

6. Husain TM, Salgado CJ, Mundra LS, Perez C, AlQattan HT, Bustillo E, Perez R, Garri JI. Abdominal Etching: Surgical Technique and Outcomes. Plast Reconstr Surg. 2019 Apr;143(4):1051-1060. Doi: 10.1097/PRS.0000000000005486. PMID: 30921120.

7. Assessment of reduction in subcutaneous fat thickness after liposuction using magnetic resonance imaging. Swanson E. J Plast Reconstr Aesthet

8. Kanapathy M, Pacifico M, Yassin AM, Bollen E, Mosahebi A. Safety of Large Volume Liposuction in Aesthetic Surgery: A Systematic Review and Meta-Analysis. Aesthet Surg J. 2020 Nov 30:sjaa338. Doi: 10.1093/asj/sjaa338. Epub ahead of print. PMID: 33252626.

9. Cupello AMB, Dornelas M, Aboudib Junior JH, Castro CC, Ribeiro LC, Serra F. Intercorrências e óbitos em lipoaspiração: pesquisa realizada pela comissão de lipoaspiração da SBCP. Rev. Bras. Cir. Plást.2015;30(1):58-63

10. Condé-Green A, Kotamarti V, Nini KT, Wey PD, Ahuja NK, Granick MS, Lee ES. Fat Grafting for Gluteal Augmentation: A Systematic Review of the Literature and Meta-Analysis. Plast Reconstr Surg. 2016 Sep;138(3):437e-446e. doi: 10.1097/PRS.0000000000002435. P

11. Danilla S, Babaitis RA, Jara RP, Quispe DA, Andrades PR, Erazo CA, Albornoz CR, Sepulveda SL. High-Definition Liposculpture: What are the Complications and How to Manage Them? Aesthetic Plast Surg. 2020 Apr;44(2):411-418. Doi: 10.1007/s00266-019-01475-6.

12. Broughton, George II M.D., Ph.D.; Horton, Bauer B.S.; Lipschitz, Avron M.D.; Kenkel, Jeffrey M. M.D.; Brown, Spencer A. Ph.D.; Rohrich, Rod J. M.D. Lifestyle Outcomes, Satisfaction, and Attitudes of Patients after Liposuction: A Dallas Experience, Plastic

13. Rosique RG, Rosique MJF, De Moraes CG. Gluteoplasty with autologous fat tissue: experience with 106 consecutive cases. Plast Reconstr Surg. 2015 May;135(5):1381-1389. Doi: 10.1097/PRS.0000000000001167. PMID: 25919253.

14. Husain TM, Salgado CJ, Mundra LS, Perez C, AlQattan HT, Bustillo E, Perez R, Garri JI. Abdominal Etching: Surgical Technique and Outcomes. Plast Reconstr Surg. 2019 Apr;143(4):1051-1060. Doi: 10.1097/PRS.0000000000005486. PMID: 30921120.

Publicado em: 31/10/2022

Revisado em: 31/10/2022

Este conteúdo é protegido por direitos autorais.
Agradecemos sua compreensão e respeito pelos direitos autorais.