Lipoaspiração

e Lipoescultura

Descrição

A lipoaspiração é o procedimento realizado para a retirada de gordura localizada através de cânulas de aspiração. A gordura localizada passível de ser lipoaspirada pode estar presente em diversas regiões do corpo, tais como: abdome, coxas, dorso, laterais das mamas, braços, pescoço, entre outros. A lipoescultura é o procedimento em que é realizada a injeção da gordura em uma outra região do corpo que se deseje ter um aumento, como a região dos glúteos, das mamas ou em uma cicatriz que ficou muito profunda. A gordura usada na lipoescultura é proveniente da gordura obtida através da lipoaspiração.

Anestesia

Geral. Apenas quando a lipoaspiração é realizada em uma pequena parte do corpo é que se pode utilizar anestesia local com sedação.

Período de Internação

12 a 24 horas

Cicatriz

As cicatrizes resultantes de uma lipoaspiração ou lipoescultura são mínimas, localizadas em diversas partes do corpo, dependendo das áreas a serem operadas. Seu tamanho varia entre 5 a 8 milímetros e são planejadas para ficar pouco visíveis.

Recuperação Pós-cirúrgica

O(a) paciente deve programar suas atividades profissionais, sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 1 a 2 semanas, dependendo do porte da lipoaspiração. Neste período o(a) paciente deverá evitar esforços físicos, dirigir e expor-se desnecessariamente ao ambiente externo. São esperados inchaço, leve desconforto e equimoses (pele de coloração roxa) nas regiões tratadas, que deverão regredir nas duas primeiras semanas, podendo permanecer um pequeno inchaço residual que pode levar alguns meses para resolução completa. Drenagens linfáticas são recomendadas no período pós-operatório.

Curativos/Proteção

Um curativo impermeável é colocado em cada local onde foi feita uma incisão e permanecerá sem necessidade de troca por 1 semana, sendo realizados curativos simples nas 2 semanas seguintes. Haverá uso de malha de compressão nos primeiros 30 dias.

Pontos

São retirados com 7 dias da cirurgia.

Informações adicionais poderão ser encontradas na Central do Paciente.