Indicação da Frontoplastia (lifting de sobrancelhas) Como se preparar para o procedimento da Frontoplastia (lifting de sobrancelhas) Exames Pré-operatórios da Frontoplastia (lifting de sobrancelhas) Como é o procedimento da Frontoplastia (lifting de sobrancelhas) Anestesia da Frontoplastia (lifting de sobrancelhas) Período de Internação Cicatriz Curativos Pontos Recuperação Pós-Cirúrgica da Frontoplastia (lifting de sobrancelhas) Evolução Pós-Cirúrgica da Frontoplastia (lifting de sobrancelhas) Outros Detalhes Riscos da Frontoplastia (lifting de sobrancelhas) Potenciais Benefícios da Frontoplastia (lifting de sobrancelhas)
A Frontoplastia é a cirurgia usada para reposicionamento das sobrancelhas, corrigindo assim as “sobrancelhas caídas” que conferem ar de tristeza e cansaço ao paciente. Este procedimento pode ser realizado isoladamente ou em conjunto com outras cirurgias, a depender do caso, como a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) e outras cirurgias da face.
A cirurgia é indicada para pacientes que apresentam “sobrancelhas caídas”. Vários critérios foram descritos que permitem estabelecer se as sobrancelhas de uma pessoa estão caídas e estes critérios podem ser avaliados durante o exame físico do paciente.
A parte interna da sobrancelha deve começar na altura da borda do osso que contém os olhos (Ponto B na figura abaixo), em uma linha imaginária desenhada perpendicular à base lateral do nariz (linha AB da figura). Na sua porção mais lateral, a sobrancelha deve terminar em uma linha que vai da base do nariz e passa pelo canto do olho (linha AC).
A porção mais alta da sobrancelha deve estar no nível de uma linha imaginária que passa pela parte externa da íris do olho (linha DE).
Nas mulheres, a sobrancelha tem um formato de um arco, com o pico da sobrancelha localizado 0,5 a 1 cm acima da borda do osso que contém o olho (ponto E). Nos homens, uma sobrancelha jovem está situada no mesmo nível dessa borda óssea e ela deve ser mais reta que a sobrancelha da mulher.
Figura mostrando o posicionamento ideal da sobrancelha
Além disso, é importante avaliar se o(a) paciente está em condições para realizar a cirurgia com segurança. Também é importante avaliar se o(a) paciente está bem do ponto de vista psicológico para fazer o procedimento.
O(a) paciente deve passar em consulta com o dr. Juan Montano, realizar exames pré-operatórios, assim como definir um hospital de sua escolha e data do procedimento para o agendamento da sua cirurgia. É necessário jejum antes da cirurgia.
Também é preciso evitar o uso de certos medicamentos que podem aumentar o risco de sangramento, como aspirina, cerca de 7 dias antes da cirurgia. Alguns medicamentos, como a sibutramina, precisam ser suspensos 15 dias antes da cirurgia. Para uma lista completa dos medicamentos a serem evitados, clique aqui.
Convém não fumar nem usar anticoncepcionais orais pelo menos 1 mês antes da cirurgia. Outras recomendações para a preparação para cirurgia podem ser obtidas aqui.
Checklist para a véspera e o dia da cirurgia:
o Jejum. Para ver o tempo apropriado de jejum, clique aqui.
o Não ingerir bebidas alcóolicas na véspera da cirurgia
o Trazer todos os seus exames
o Trazer sua medicação habitual
o Vestir a meia anti-trombose
o Trazer objetos de higiene pessoal (escova de dente, escova de cabelo, etc), chinelo e uma roupa confortável (blusas largas com botão na frente, calças largas) e fácil de vestir para quando for de alta
o Não levar jóias ou outros objetos de metal
o Não usar maquiagem/esmalte
o Não usar megahair ou qualquer aplique no cabelo/cílios
o Tomar sua medicação normalmente com o mínimo de água (salvo se foi alertado algo ao contrário em consultas prévias)
o Internar 2h antes da cirurgia
Em geral, para esta cirurgia solicitam-se os seguintes exames: exames de sangue (hemograma, coagulograma, sódio, potássio, creatinina, glicemia, proteína C reativa, Beta HCG), exame de urina, Raio-X de tórax e eletrocardiograma.
São feitos dois cortes dentro do couro cabeludo, um em cada lado da cabeça, próximo do início do cabelo.
Figura mostrando incisão da frontoplastia.
Descolamentos da pele são realizados até perto das sobrancelhas. As sobrancelhas são então puxadas para cima e pontos são feitos por dentro para manter as sobrancelhas em sua nova posição. A cirurgia dura em torno de 2 horas. Figura mostrando área (em azul) em que a pele é solta para a sobrancelha poder subir.
Anestesia Geral. Para maiores informações sobre a anestesia, clique aqui.
12 a 24 horas
São feitos cortes apenas dentro do couro cabeludo, não ficando nenhuma cicatriz fora da região do cabelo.
Apenas compressas frias locais nos primeiros três dias.
Os pontos são retirados com 7 a 10 dias.
Uso de compressas geladas na região da testa nos primeiros três dias após o procedimento. O banho pode ser tomado já no primeiro dia após a cirurgia. Exercícios para ativar a circulação das pernas são recomendados. Recomenda-se um período de uma a duas semanas de repouso relativo. Atividade física deve ser feita somente após 30 dias. Exposição ao sol é apenas recomendada após 3 meses da cirurgia. Recomenda-se uma alimentação balanceada.
Pode ocorrer inchaço e equimoses (pele de cor roxa) na região da testa e das pálpebras nos primeiros dias. Eventualmente, um inchaço residual pode persistir por um tempo mais prolongado. O resultado final é apenas considerado após cerca de 6 a 12 meses após a cirurgia.
É comum a associação dessa cirurgia com a plástica das pálpebras (blefaroplastia). O tratamento com toxina botulínica (botox) pode ser indicado para um resultado mais completo.
Estudo de revisão com mais de 2.858 pacientes encontrou uma ocorrência de complicações com a frontoplastia (lifting de sobrancelhas) menor que 5% (1). Dentre estes riscos, podem ser mencionados: inchaço persistente, hematoma, infecção, necrose, alteração da sensibilidade local, coceira, assimetria entre as sobrancelhas, hipercorreção ou hipocorreção do posicionamento das sobrancelhas e alopecia (perda de cabelo).
Potenciais Benefícios da Frontoplastia (lifting de sobrancelhas)
A maioria das pacientes tem um alto índice de satisfação com essa cirurgia. Em pesquisa realizada com 43 pacientes que fizeram a frontoplastia (lifting de sobrancelhas), 32 pacientes (74%) disseram que estavam felizes ou muito felizes sobre quanto subiram as suas sobrancelhas (2).
Referências
1. Cho MJ, Carboy JA, Rohrich RJ. Complications in Brow Lifts: A Systemic Review of Surgical and Nonsurgical Brow Rejuvenations. Plast Reconstr Surg Glob Open. 2018 Oct 15;6(10):e1943. Doi: 10.1097/GOX.0000000000001943. PMID: 30534495; PMCID: PMC6250454.
2. Booth AJ, Murray A, Tyers AG. The direct brow lift: efficacy, complications, and patient satisfaction. Br J Ophthalmol. 2004 May;88(5):688-91. Doi: 10.1136/bjo.2003.019232. PMID: 15090424; PMCID: PMC1772146.
Publicado em: 31/10/2022
Revisado em: 31/10/2022
Bichectomia
Blefaroplastia
Frontoplastia
Lip Lift
Lipoenxertia Facial
Mentoplastia
Otoplastia
Rinoplastia
Ritidoplastia (Lifting Facial)
Abdominoplastia e Mini abdominoplastia
Braquioplastia
Celulite
Cirurgia íntima
Cruroplastia
Gluteoplastia
Lipoaspiração e Lipoescultura
Onfaloplastia / Umbilicoplastia
Prótese de Panturrilha
Torsoplastia Alta e Baixa
Explante
Ginecomastia
Mamilos hipertrofiados
Mamilos invertidos
Mamoplastia de Aumento
Mamoplastia Redutora
Mastopexia (Lifting das Mamas)
O Paciente
Abdominoplastia
Mamoplastia
Cancer de pele
Cirurgia de Correção de Cicatriz
Lesão de pele
Lóbulo de orelha rasgado
Fios de sutura para lifting facial
Harmonização facial e MD codes
Preenchimento de rugas, sulcos e lábios
Rejuvenescinento das mãos
Rinomodelação
Skin Booster
Toxina Botulínica (Botox)
Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Agradecemos sua compreensão e respeito pelos direitos autorais.