Otoplastia

Descrição

A otoplastia é a cirurgia realizada para corrigir a orelha em abano. A orelha em abano é muitas vezes encontrada em vários membros da família e constitui uma identificação negativa, principalmente pelo fato de gerar caçoadas na infância, trazendo como consequência marcas profundas no comportamento da criança.

A melhor idade para se fazer a cirurgia da correção da orelha de abano é dos 5 a 7 anos; período em que a orelha já está totalmente formada e quase igual ao tamanho daquela do adulto. Além do mais, por se tratar de um período pré-escolar, nessa fase começam os problemas de ordem psicológica. Entretanto, a otoplastia pode ser realizada em qualquer idade a partir dos 7 anos.

Anestesia

Anestesia local com sedação ou anestesia geral.

Período de Internação

- Anestesia local com sedação: 8 horas
- Anestesia geral: 12 a 24 horas

Cicatriz

A cicatriz desta cirurgia é praticamente imperceptível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crânio.

Recuperação Pós-cirúrgica

Programar suas atividades profissionais, sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 5 a 7 dias. Em geral esta cirurgia cursa com pouquíssimo inchaço e desconforto.

Curativos/Proteção

Faz-se a proteção da cicatriz com curativos pequenos e protege-se toda a orelha nos primeiros dois a três dias com uma touca feita com faixas, a fim de evitar traumatismos locais. Após a retirada da touca recomenda-se o uso das faixas tipo “ballet” ou “tênis” por mais uma a duas semanas.

Pontos

Muitas vezes esta cirurgia é feita com fios absorvíveis na pele, não havendo a necessidade de retirada de pontos.

Informações adicionais poderão ser encontradas na Central do Paciente.