Indicação da Otoplastia (cirurgia plástica das orelhas) Como se preparar para o procedimento da Otoplastia (cirurgia plástica das orelhas) Exames Pré-operatórios da Otoplastia (cirurgia plástica das orelhas) Como é o procedimento da Otoplastia (cirurgia plástica das orelhas) Anestesia da Otoplastia (cirurgia plástica das orelhas) Período de Internação Cicatriz Curativos Pontos Recuperação Pós-Cirúrgica da Otoplastia (cirurgia plástica das orelhas) Evolução Pós-Cirúrgica da Otoplastia (cirurgia plástica das orelhas) Outros Detalhes Riscos da Otoplastia (cirurgia plástica das orelhas) Potenciais Benefícios da Otoplastia (cirurgia plástica das orelhas)
A otoplastia é a cirurgia realizada para corrigir a orelha em abano. A orelha em abano é muitas vezes encontrada em vários membros da família e constitui uma identificação negativa, principalmente pelo fato de gerar zombarias na infância, trazendo como consequência marcas profundas no comportamento da criança.
A indicação mais comum da otoplastia é a queixa por parte do paciente de apresentar as orelhas proeminentes. A distância entre a mastoide (nome dado ao osso que fica atrás da orelha) e a borda mais distante da orelha não costuma ser maior do que 22 mm. Pacientes com orelhas proeminentes costumam apresentar distância maior do que 25 mm.
Figura mostrando as distâncias normais da orelha
A melhor idade para se fazer a cirurgia da correção da orelha de abano é dos 5 a 7 anos; período em que a orelha já está totalmente formada e quase igual ao tamanho daquela do adulto. Além do mais, por se tratar de um período pré-escolar, nessa fase começam os problemas de ordem psicológica. Entretanto, a otoplastia pode ser realizada em qualquer idade a partir dos 7 anos.
Além disso, é importante avaliar se o(a) paciente está apto para realizar a cirurgia com segurança . Também é importante avaliar se o(a) paciente está bem do ponto de vista psicológico para fazer o procedimento.
O(a) paciente deve passar em consulta com o dr. Juan Montano , realizar exames pré-operatórios, assim como definir um hospital de sua escolha e data do procedimento para o agendamento da sua cirurgia. É necessário jejum antes da cirurgia.
Também é necessário evitar o uso de certos medicamentos que podem aumentar o risco de sangramento, como aspirina, cerca de 7 dias antes da cirurgia. Alguns medicamentos, como a sibutramina, precisam ser suspensos 15 dias antes da cirurgia. Para uma lista completa dos medicamentos a serem evitados, clique aqui . Convém não fumar nem usar anticoncepcionais orais pelo menos 1 mês antes da cirurgia. Outras recomendações para a preparação para cirurgia podem ser obtidas aqui .
Checklist para a véspera e o dia da cirurgia:
o Jejum (para ver o tempo adequado do jejum, clique aqui)
o Não ingerir bebidas alcóolicas na véspera da cirurgia
o Trazer todos os seus exames
o Trazer sua medicação habitual
o Vestir a meia anti-trombose
o Trazer objetos de higiene pessoal (escova de dente, escova de cabelo, etc), chinelo e uma roupa confortável (blusas largas com botão na frente, calças largas) e fácil de vestir para quando for de alta
o Não levar jóias ou outros objetos de metal
o Não usar maquiagem/esmalte
o Não usar megahair ou qualquer aplique no cabelo/cílios
o Tomar sua medicação normalmente com o mínimo de água (salvo se foi alertado algo ao contrário em consultas prévias)
o Internar 2h antes da cirurgia
Em geral, para esta cirurgia solicitam-se os seguintes exames: exames de sangue (hemograma, coagulograma, sódio, potássio, creatinina, glicemia, proteína C reativa, Beta HCG), exame de urina, Raio-X de tórax e eletrocardiograma.
Um corte é realizado atrás da orelha, num sulco que fica entre a orelha e o osso.
Figura mostrando incisão da otoplastia
É realizado um descolamento da pele e incisões são feitas na cartilagem, juntamente com a realização de pontos, para modelagem da cartilagem. Dependendo do caso, porções de cartilagem poderão ser removidas. A cartilagem da orelha é fixada no osso que fica atrás da orelha por pontos. A cirurgia dura em torno de 2 horas.
Figura mostrando sequência da técnica de otoplastia, com realização de suturas na cartilagem da orelha para obter a correta posição da orelha.
Anestesia local com sedação ou anestesia geral. Para maiores informações sobre a anestesia, clique aqui .
– Anestesia local com sedação: 8 horas
– Anestesia geral: 12 a 24 horas
A cicatriz desta cirurgia é praticamente imperceptível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crânio.
Faz-se a proteção da cicatriz com curativos pequenos com gaze e protege-se toda a orelha nos primeiros dois a três dias com uma touca feita com faixas, a fim de evitar traumatismos locais.
Curativo com enfaixamento.
Após a retirada do enfaixamento recomenda-se o uso das faixas tipo “ballet” ou “tênis” por mais duas semanas, sendo a primeira semana de uso contínuo e a segunda semana apenas ao dormir.
Faixa para Otoplastia
Muitas vezes esta cirurgia é feita com fios absorvíveis na pele, não havendo a necessidade de retirada de pontos.
É possível tomar banho no primeiro dia após a cirurgia. Exercícios para ativar a circulação das pernas são recomendados. Recomenda-se um repouso relativo por um período de aproximadamente 5 a 7 dias. Atividade física deve ser iniciada somente após 15 a 30 dias. Evitar esportes por 1 mês e cuidados na escola e idas ao cabeleireiro, para não ocorrer o risco de alguém puxar a orelha ou bater na região. Orienta-se uma alimentação balanceada .
Em geral esta cirurgia cursa com pouquíssimo inchaço e desconforto e seu resultado definitivo é alcançado em poucos dias a semanas da cirurgia.
Em alguns casos pode haver necessidade de intervenção no lóbulo da orelha, caso este também se apresente grande.
Estudo de revisão com mais de 3.493 pacientes encontrou que a maior complicação foi dor ou coceira em 13% dos casos, sendo que as demais complicações foram inferiores a 5%, assim como o risco da orelha em abano voltar de 5% (1). Além dos riscos inerentes a qualquer tipo de cirurgia, a otoplastia apresenta os seguintes riscos: assimetria de formas ou de posição entre uma orelha e a outra, alteração na sensibilidade local, cicatrizes ruins, dor persistente, infecção nas cartilagens, diminuição da capacidade auditiva, recidiva da deformidade, necrose.
Em estudo envolvendo 62 pacientes adultos e crianças que fizeram a otoplastia, os pesquisadores encontraram um aumento significativo na qualidade de vida após a otoplastia em aproximadamente 95% dos adultos e crianças. Além disso, ambos os grupos (incluindo os pais) relataram uma alta taxa de satisfação após o procedimento (2).
1. Sadhra SS, Motahariasl S, Hardwicke JT. Complications after prominent ear correction: A systematic review of the literature. J Plast Reconstr Aesthet Surg. 2017 Aug;70(8):1083-1090. Doi: 10.1016/j.bjps.2017.05.033. Epub 2017 May 20. PMID: 28602268.
2. Braun T, Hainzinger T, Stelter K, Krause E, Berghaus A, Hempel JM. Health-related quality of life, patient benefit, and clinical outcome after otoplasty using suture techniques in 62 children and adults. Plast Reconstr Surg. 2010 Dec;126(6):2115-2124. Doi
Publicado em: 31/10/2022
Revisado em: 31/10/2022
Bichectomia
Blefaroplastia
Frontoplastia
Lip Lift
Lipoenxertia Facial
Mentoplastia
Otoplastia
Rinoplastia
Ritidoplastia (Lifting Facial)
Abdominoplastia e Mini abdominoplastia
Braquioplastia
Celulite
Cirurgia íntima
Cruroplastia
Gluteoplastia
Lipoaspiração e Lipoescultura
Onfaloplastia / Umbilicoplastia
Prótese de Panturrilha
Torsoplastia Alta e Baixa
Explante
Ginecomastia
Mamilos hipertrofiados
Mamilos invertidos
Mamoplastia de Aumento
Mamoplastia Redutora
Mastopexia (Lifting das Mamas)
O Paciente
Abdominoplastia
Mamoplastia
Cancer de pele
Cirurgia de Correção de Cicatriz
Lesão de pele
Lóbulo de orelha rasgado
Fios de sutura para lifting facial
Harmonização facial e MD codes
Preenchimento de rugas, sulcos e lábios
Rejuvenescinento das mãos
Rinomodelação
Skin Booster
Toxina Botulínica (Botox)
Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Agradecemos sua compreensão e respeito pelos direitos autorais.