Rinoplastia

Roteiro.

Indicação da Rinoplastia (cirurgia plástica do nariz)
Como se preparar para o procedimento da Rinoplastia (cirurgia plástica do nariz)
Exames Pré-operatórios da Rinoplastia (cirurgia plástica do nariz)
Como é o procedimento da Rinoplastia (cirurgia plástica do nariz)
Anestesia da Rinoplastia (cirurgia plástica do nariz)
Período de Internação
Cicatriz
Curativos
Pontos
Recuperação Pós-Cirúrgica da Rinoplastia (cirurgia plástica do nariz)
Evolução Pós-Cirúrgica da Rinoplastia (cirurgia plástica do nariz)
Outros Detalhes
Riscos da Rinoplastia (cirurgia plástica do nariz)
Potenciais Benefícios da Rinoplastia (cirurgia plástica do nariz)

Descrição da Rinoplastia

A rinoplastia é a cirurgia de remodelação do nariz, onde alterações como ponta do nariz muito caída, ponta do nariz mal definida, projeção do dorso do nariz muito elevada, entre outras, podem ser corrigidas ou atenuadas.

 

Indicação da Rinoplastia

 

A rinoplastia está indicada em pacientes que se encontram desconfortáveis com a aparência do seu nariz e apresentam alterações estéticas no nariz percebidas num exame clínico. Tais alterações podem incluir: ponta do nariz muito caída, muito longa, muito curta ou mal definida, projeção do dorso do nariz muito elevada ou dorso do nariz muito baixo, entre muitas outras alterações no aspecto do nariz. Um exame de tomografia da face e dos ossos nasais é rotineiramente realizado para uma avaliação complementar.

Vários padrões anatômicos foram definidos para avaliar a estética do nariz.

Uma linha que passa pelo meio do rosto deve mostrar cada metade do nariz com formatos semelhantes. Diferenças importantes entre um lado e outro do nariz podem indicar um quadro de assimetria ou nariz torto (laterorrinia).

Rinoplastia
Figura mostrando simetria do nariz

A largura da parte óssea do nariz não deve ser muito grande. Caso a distância entre as duas linhas dos ossos do nariz seja maior que 80% da distância entre as partes externas das narinas, é um indício que haverá necessidade da realização de fraturas nos ossos do nariz para que seja estreitado a largura da parte óssea do nariz.

Rinoplastia
Figura mostrando a largura ideal da parte óssea do nariz.

A distância da parte externa das duas narinas deve ser aproximadamente a mesma da distância entre os cantos dos olhos. Uma distância maior pode indicar a necessidade de um estreitamento do nariz ao nível das narinas.

Rinoplastia
Figura mostrando a largura ideal da parte externa das duas narinas.

O comprimento do nariz avaliado de frente também deve ser avaliado. O comprimento nasal ideal deve ter aproximadamente 1/3 do comprimento do rosto.

Rinoplastia
Figura mostrando o comprimento ideal do nariz de frente.

O início do nariz, na visão de perfil, também chamado de raiz do nariz, deve estar numa linha que passa pelo nível da dobra da pálpebra. Um nariz que tenha uma raiz mais superior a este nível ou mais inferior pode indicar a necessidade de um tratamento nesta região.

Rinoplastia
Figura mostrando a raiz do nariz na sua posição ideal.

Numa visão de perfil, o comprimento do nariz deve ter uma relação com a projeção da ponta do nariz (distância da ponta do nariz ao plano da face) de aproximadamente 1: 0,67. Uma relação muito diferente desta proporção pode indicar a necessidade de se alterar o comprimento do nariz ou a projeção da ponta do nariz.

Rinoplastia
Figura mostrando relação ideal do comprimento do nariz com a projeção da ponta nasal

Num nariz considerado harmonioso, aproximadamente metade ou um pouco mais da metade do tamanho do nariz está na frente de uma linha reta que passa pelo começo do lábio superior. Alterações nesta medida podem indicar a necessidade de modificações na projeção da ponta do nariz.

Rinoplastia
Figura mostrando relação harmoniosa da projeção da ponta do nariz.

Além de avaliar a projeção da ponta do nariz, é importante também analisar o grau de rotação da ponta nasal. Nas mulheres, a ponta do nariz deve formar um ângulo de cerca de 95 a 100 graus em relação a face. Já nos homens este ângulo deve ser um pouco mais fechado, em torno de 90 a 95 graus.

Rinoplastia
Figura mostrando os graus de rotação da ponta nasal na mulher e no homem

A visão de perfil permite observar aspectos importantes do dorso do nariz. Na mulher, o dorso do nariz deve ficar entre 1 a 2 mm abaixo da linha que une a raiz do nariz com a ponta nasal. Já no homem, o dorso do nariz deve ser reto e ficar praticamente no mesmo nível dessa linha.

Um dorso muito projetado pode ser indício da presença de uma giba óssea, com necessidade de raspagem do osso. Já um dorso muito baixo pode indicar a presença do chamado nariz em sela, com a consequente necessidade de algum tipo de preenchimento nessa região.

Rinoplastia
Figura mostrando aspecto ideal do dorso do nariz na mulher e no homem

A avaliação da base do nariz permite observar aspectos adicionais do formato da ponta nasal. Nesta avaliação, o nariz deve apresentar um aspecto de um triângulo de lados iguais, sendo que 2/3 deste triângulo será composto pelas narinas e 1/3 pela ponta do nariz. As narinas apresentam o formato de lágrimas. Além disso, a ponta do nariz deve apresentar um aspecto delicado na mulher, sendo levemente afinada, e não uma ponta nasal bulbosa (nariz de batata).

Rinoplastia
Figura mostrando formato ideal da ponta do nariz

Além disso, é importante avaliar se o(a) paciente está apto para realizar a cirurgia com segurança . Também é importante avaliar se o(a) paciente está bem do ponto de vista psicológico para fazer o procedimento.

 

Como se preparar para o procedimento de Rinoplastia

 

O(a) paciente deve passar em consulta com o dr. Juan Montano , realizar exames pré-operatórios, assim como definir um hospital de sua escolha e data do procedimento para o agendamento da sua cirurgia. É necessário jejum antes da cirurgia.

Também é preciso evitar o uso de certos medicamentos que podem aumentar o risco de sangramento, como aspirina, cerca de 7 dias antes da cirurgia. Alguns medicamentos, como a sibutramina, precisam ser suspensos 15 dias antes da cirurgia. Para uma lista completa dos medicamentos a serem evitados, clique aqui .

Convém não fumar nem usar anticoncepcionais orais pelo menos 1 mês antes da cirurgia. Outras recomendações para a preparação para cirurgia podem ser obtidas aqui .

Checklist para a véspera e o dia da cirurgia:

o Jejum. Para ver o tempo apropriado de jejum, clique aqui.

o Não ingerir bebidas alcóolicas na véspera da cirurgia

o Trazer todos os seus exames

o Trazer sua medicação habitual

o Vestir a meia anti-trombose

o Trazer a cinta/malha (caso não a tenha adquirido conosco)

o Trazer objetos de higiene pessoal (escova de dente, escova de cabelo, etc), chinelo e uma roupa confortável (blusas largas com botão na frente, calças largas) e fácil de vestir para quando for de alta

o Não levar jóias ou outros objetos de metal

o Não usar maquiagem/esmalte

o Não usar megahair ou qualquer aplique no cabelo/cílios

o Tomar sua medicação normalmente com o mínimo de água (salvo se foi alertado algo ao contrário em consultas prévias)

o Internar 2h antes da cirurgia

 

Exames Pré-operatórios da Rinoplastia

 

Em geral, para esta cirurgia solicitam-se os seguintes exames: exames de sangue (hemograma, coagulograma, sódio, potássio, creatinina, glicemia, proteína C reativa, homocisteína, anticoagulante lúpico, Beta HCG), exame de urina, Raio-X de tórax e eletrocardiograma.

É comum também a solicitação de uma tomografia dos seios da face e ossos nasais. Exame de endoscopia nasal, chamado nasofibroscopia, também pode ser solicitado.

 

Como é o procedimento de Rinoplastia

 

Um corte é feito por dentro das narinas e uma pequena incisão é feita abaixo da ponta do nariz.

Rinoplastia
Figura mostrando o local da incisão da rinoplastia.

Irregularidades do dorso do nariz são tratadas com raspagem do osso. É comum retirar uma porção do septo do nariz e usar para dar maior sustentação para a ponta do nariz. Parte do excesso das cartilagens que compõe a ponta do nariz é retirada e pontos são confeccionados nas cartilagens da ponta para uma melhor projeção da ponta nasal. Eventuais fraturas dos ossos do nariz são realizadas se necessário. A cirurgia dura em torno de 4 horas.

Rinoplastia
Figura mostrando realização de pontos na cartilagem da ponta do nariz

 

Anestesia da Rinoplastia

 

Na maioria dos casos anestesia geral. Para maiores informações sobre anestesia, clique aqui.

 

Período de Internação

 

Em geral 24 horas.

 

Cicatriz

 

A maioria dos cortes são feitos internamente no nariz, sendo em geral feita apenas uma pequena incisão externa na parte do nariz chamada columela, que fica entre as duas narinas. Trata-se de uma cicatriz que com o passar do tempo tende a ficar praticamente imperceptível.

 

Curativos

 

Na primeira semana é usado um imobilizador no nariz, principalmente se houver fraturas, e na segunda semana serão mantidas fitas adesivas ( micropore ) grudadas no nariz para proporcionar diminuição do inchaço pós-operatório. Em alguns casos é utilizado o tamponamento nasal, que poderá ser deixado por 24 horas. Em outros casos, um protetor é usado ao lado do septo do nariz, o qual costuma ser removido com 7 a 14 dias após a cirurgia.

 

Pontos

 

Os pontos expostos externamente são retirados com 5 a 7 dias.

 

Recuperação Pós-cirúrgica da Rinoplastia

 

Já é possível tomar banho no primeiro dia após a cirurgia. Exercícios para ativar a circulação das pernas são recomendados. Recomenda-se um repouso relativo nas primeiras duas a três semanas após a cirurgia. Neste período o(a) paciente deverá evitar esforços físicos, dirigir e expor-se desnecessariamente ao ambiente externo.

Recomenda-se dormir com a cabeceira mais elevada, usando-se mais de um travesseiro, por exemplo. Orienta-se fazer uma alimentação balanceada .

Atividade física deve ser iniciada somente após 30 a 60 dias, devendo-se evitar principalmente esportes com risco de trauma na face. Exposição ao sol é apenas recomendada após 3 meses da cirurgia.

 

Evolução Pós-Cirúrgica da Rinoplastia

 

Pode haver inchaço e equimoses (pele de cor roxa) próximo do nariz, principalmente se fraturas forem necessárias. Esse inchaço e equimoses podem persistir nas primeiras duas semanas. Um pequeno inchaço residual, principalmente na ponta do nariz, pode perdurar por alguns meses. A ponta do nariz tende a ficar bastante endurecida nas primeiras semanas, podendo se estender para alguns meses.

Também nas primeiras semanas pode ocorrer alguma dificuldade para respirar pelo nariz, o que tende a normalizar com o decorrer do tempo. Pode haver uma perda da sensibilidade da pele na ponta do nariz, que tende a ser recuperada após 1 ano. O resultado final é apenas considerado após 1 ano da cirurgia.

 

Outros detalhes

 

Em alguns casos pode haver necessidade da retirada de cartilagem da orelha ou da costela para estruturação da anatomia do nariz. Caso o paciente apresente os chamados cornetos nasais aumentados, popularmente conhecidos por carne esponjosa, uma cirurgia de turbinectomia poderá ser necessária.

Alguns pacientes apresentam narizes com alterações relacionadas a sua origem étnica, como narizes negroides, narizes asiáticos, narizes aduncos (também chamado nariz aquilino, por ser parecido com uma águia), entre outros, e tais alterações devem ser abordadas levando-se em conta a origem racial do indivíduo.

Caso a base do nariz continue alargada, um procedimento para redução da base do nariz, conhecido por alectomia, poderá ser necessário.

 

Riscos da Rinoplastia

 

Em um artigo de revisão contemplando 36 estudos, foram encontrados um total de 13 tipos de complicações, sendo as mais frequentes: necessidade de revisão (0 a 10,9%), infecção (0 a 4%), abertura de pontos (0 a 5%), sangramento (0 a 4,1%), perfuração do septo nasal (0 a 2,6%), obstrução das vias aéreas nasais exigindo revisão (0 a 3%) e cicatriz hipertrófica (0 a 1,5%) (1).

 

Potenciais Benefícios da Rinoplastia

 

Numa revisão de artigos que avaliaram a satisfação de pacientes submetidos a rinoplastia, os pesquisadores encontraram 8 estudos e observaram uma melhora da satisfação dos pacientes em relação ao aspecto do seu nariz após a cirurgia.

Os estudos usaram uma escala de satisfação chamada ROE cujo escore pode variar de 0 a 100. Antes da cirurgia, a escala de satisfação variava de 4,73 a 45,3 e, após a cirurgia, ele passou a variar de 18,02 a 82,59. A satisfação apresentou uma melhora maior após o sexto mês de cirurgia (2).

 

Referências

 

1. Sharif-Askary B, Carlson AR, Van Noord MG, Marcus JR. Incidence of Postoperative Adverse Events after Rhinoplasty: A Systematic Review. Plast Reconstr Surg. 2020 Mar;145(3):669-684.

2. Yang F, Liu Y, Xiao H, Li Y, Cun H, Zhao Y. Evaluation of Preoperative and Postoperative Patient Satisfaction and Quality of Life in Patients Undergoing Rhinoplasty: A Systematic Review and Meta-Analysis. Plast Reconstr Surg. 2018 Mar;141(3):603-611.

Publicado em: 31/10/2022

Revisado em: 31/10/2022

Este conteúdo é protegido por direitos autorais.
Agradecemos sua compreensão e respeito pelos direitos autorais.