Banho

e Cirurgia Plástica.

Roteiro

Banho antes da cirurgia plástica
Quando é possível tomar banho após a cirurgia plástica
Como tomar banho após a cirurgia plástica

Descrição

Banho antes da cirurgia plástica

A recomendação para usar uma solução antisséptica especial no banho imediatamente antes da cirurgia é comum devido à crença de que essa prática ajuda a prevenir as infecções nos cortes cirúrgicos.

Um grande estudo de revisão feito pela renomada Organização Cochrane avaliou se essa prática apresenta eficácia. (1) Esta revisão identificou 7 estudos, envolvendo mais de 10.000 pacientes no total, que compararam o uso de antissépticos de pele (solução de clorexidina 4%) a sabão comum ou a não se banhar no período imediatamente antes da cirurgia. A revisão desses estudos não mostrou evidência clara de que usar uma solução de clorexidina antes da cirurgia seria melhor do que usar outros produtos para prevenir as infecções dos cortes cirúrgicos.

Por tais motivos o dr. Juan Montano orienta que seus pacientes tomem seus banhos de maneira convencional antes da cirurgia. Lembrando que, caso o paciente vá passar em consulta para fazer sua marcação cirúrgica na véspera da cirurgia, é importante que ele tome seu banho antes dessa consulta, para diminuir os riscos que a marcação saia durante o banho.

Quando é possível tomar banho após a cirurgia plástica

Cada cirurgião tem uma opinião própria sobre o momento ideal para que seu paciente tome seu primeiro banho após uma cirurgia plástica. A prática adotada pelo cirurgião é influenciada pela preocupação com a infecção, cicatrização de feridas, ou simplesmente por aquilo que ele aprendeu com outros colegas. Mas o que dizem os estudos científicos?

Para responder a esta pergunta, um grupo de pesquisadores realizou um amplo estudo de revisão que foi publicado na revista oficial da Sociedade Inglesa de Cirurgia Plástica, a Journal of Plastic and Reconstructive Surgery. (2)

Um total de 357 estudos foram incluídos. Todos eles eram ensaios clínicos randomizados, os estudos de maior nível de evidência científica. Os pacientes foram divididos em 2 grupos: um grupo, chamado de “precoce”, podia tomar banho já nos dois primeiros dias após a cirurgia. O segundo grupo, chamado “tardio”, podia apenas tomar banho após o terceiro dia da cirurgia ou ainda mais tarde.

Os pesquisadores observaram que não houve diferenças nas complicações ou infecções entre os dois grupos. Além disso, os autores observaram que o grupo “precoce” apresentou maior índice de satisfação.

Por estes motivos, o dr. Juan recomenda que seus pacientes tomem seu banho já no primeiro dia após a cirurgia. O dr. Juan costuma usar curativos especiais com um filme transparente à prova d’água, hipoalergênicos e que deixam a pele transpirar e podem permanecer por vários dias sem descolar, providenciando assim maior conforto aos pacientes para seus banhos no pós-operatório. Entretanto, mesmo que os curativos sejam a prova d’água, deve-se ter cuidado para não direcionar o jato de água diretamente sobre eles, nem deixar escorrer muita água sobre eles, pois se isso ocorrer eles irão se desprender da pele.

Como tomar banho após a cirurgia plástica

  • Não tome banho em uma banheira, apenas o jato do chuveirinho.
  • Caso esteja usando uma cinta compressiva, retire a cinta ainda deitada e aguarde 5 minutos deitada. Isso porque a retirada abrupta da cinta pode causar tonturas.
  • Nos primeiros banhos a presença de um familiar ou um auxiliar pode ser de ajuda caso tenha alguma tontura.
  • Leve um banquinho para o chuveiro.
  • Tome um banho mais morno, evitando banhos muito quentes.
  • Use um sabonete líquido.
  • Caso tenha feito uma cirurgia na face ou nas orelhas, evite lavar os cabelos nos dois primeiros dias após a cirurgia ou enquanto estiver com um enfaixamento na cabeça. Após esse período tenha cuidado ao lavar os cabelos com shampoo, evitando manipular as regiões próximas aos cortes.
  • Caso tenha feito uma cirurgia nas mamas ou braços, procure lavar os cabelos no cabeleireiro na primeira semana de pós-operatório, ou peça a ajuda de um auxiliar para lavá-los.
  • Tome um banho mais curto, evitando banhos muito longos.
  • Mesmo que esteja em uso de um curativo com uma película impermeável, evite que o jato de água fique direcionado diretamente para o curativo ou para os cortes cirúrgicos, assim como evite que muita água escorra sobre eles.  Certifique-se de escolher uma configuração de jato de água mais suave, caso não seja possível, use filme plástico claro e semelhantes ou um saco de lixo para cobrir totalmente o local.
  • Caso você tenha um curativo com gases ou micropore e eles ficarem muito molhados, é melhor retirá-los no banho e refazer o curativo após o banho.
  • Caso tenha curativos com enfaixamento estes não devem ser molhados. Se necessário, use filme plástico claro e semelhantes ou um saco de lixo para cobrir totalmente o local enfaixado.
  • Após o banho, seque suavemente o corpo com uma toalha, encostando levemente a toalha junto ao corpo. Use uma toalha macia e exclusiva para você. Evite esfregar com força, principalmente nos locais de curativos e cortes cirúrgicos, pois isso pode prejudicar o curativo ou machucar as incisões. Também poderá usar um secador em temperatura não muito quente para fazer a secagem.

Referências

1. Webster J, Osborne S. Preoperative bathing or showering with skin antiseptics to prevent surgical site infection. Cochrane Database Syst Rev. 2015 Feb 20;(2):CD004985. doi: 10.1002/14651858.CD004985.pub5.

2. Copeland-Halperin LR et al. Does the timing of postoperative showering impact infection rates? A systematic review and meta-analysis. J Plast Reconstr Aesthet Surg. 2020;73(7):1306-1311.

Publicado em: 31/10/2022

Revisado em: 31/07/2023

 

Este conteúdo é protegido por direitos autorais.
Agradecemos sua compreensão e respeito pelos direitos autorais.