As complicações pulmonares pós-operatórias podem apresentar um papel significativo no risco de qualquer cirurgia, inclusive nas cirurgias plásticas.
A fim de se reduzir os riscos de uma complicação pulmonar, exercícios respiratórios que promovam uma maior expansão dos pulmões são recomendados no pós-operatório. (1) Dentre estes exercícios se destacam a respiração diafragmática, a inspiração fracionada e a inspiração máxima sustentada. (2) Tais exercícios podem ser realizados a cada duas horas durante o dia, numa série de 5 a 10 repetições, nos primeiros 3 dias após a cirurgia plástica. (3) Tais exercícios não apresentam riscos para o paciente operado.
Respiração Diafragmática
1. Deite-se e coloque uma mão na barriga, logo acima do umbigo, e a outra no peito. Respiração diafragmática, primeira etapa.
2. Inale lentamente por 4 segundos, procurando fazer da sua barriga um balão que se expande. A mão da barriga sobe e desce, enquanto a mão do peito deve se mexer bem pouco. Se possível, após a inalação, prenda o ar nos pulmões por uns 8 segundos.
Respiração diafragmática, segunda etapa.
3. Expire lentamente, na mesma velocidade que inspirou. Deixe sair todo o ar.
Respiração diafragmática, terceira etapa.
Inspiração Fracionada
Fique na posição sentada. O exercício consiste em fazer inspirações pelo nariz sucessivas e curtas, com uma pequena pausa após cada inspiração curta, até ficar com o pulmão cheio de ar. A seguir, esvazie totalmente o pulmão soltando todo o ar pela boca.
Inspiração máxima sustentada
Fique na posição sentada. O exercício consiste em puxar o ar pelo nariz até encher o pulmão de ar, mantendo o pulmão cheio por 3 segundos, depois soltando todo o ar pela boca.
RESPIRON
É possível que o dr. Juan indique para você o uso do Respiron. O Respiron é um incentivador respiratório e pode ser recomendado para pacientes que farão cirurgias no abdome e mamas.(3) O modelo a ser usado é o Respiron Classic. Caso faça os exercícios com o Respiron, não há necessidade de fazer os exercícios mencionados anteriormente. O Respiron pode ser adquirido sem prescrição. Ele é composto por três tubos que abrigam esferas (bolinhas). Ao inspirar pelo bocal, as esferas sobem mostrando o resultado do esforço e fornecendo incentivo visual ao paciente. Esses tubos são projetados para aumentar a dificuldade da inspiração exigindo mais força da musculatura respiratória.
Como realizar os exercícios com o RESPIRON?
Higienize o bocal e a mangueira antes e depois de cada sessão de exercícios.
Faça os exercícios na posição que se sentir mais confortável e relaxado: em pé, sentado ou com elevação da cabeceira.
Antes de iniciar, ajuste a graduação do RESPIRON (veja mais a frente — Como graduar a dificuldade do exercício). Realize uma expiração tranquila, quando sentir que todo o ar foi expirado, ajuste o bocal aos lábios e inspire (puxe o ar com a boca, não sopre!!!). Desta forma as esferas vão se elevar sequencialmente.
O ideal é mantê-las elevadas por alguns segundos.
Retire o bocal dos lábios quando terminar a inspiração e expire naturalmente, iniciando nova repetição.
A elevação das três esferas nem sempre é possível desde o início do treinamento. Não se preocupe se isso ocorrer, pois as pessoas podem necessitar de algum tempo para fortalecer os músculos respiratórios. A inspiração deve ser profunda, continua e homogênea, isto é, o tempo de inspiração não pode ser curto. As esferas devem elevar-se em movimento suave e uniforme e não bruscamente.
Como graduar a dificuldade do exercício com o RESPIRON®?
Para graduar a dificuldade do exercício, gire o anel regulador localizado na base da primeira coluna, usando a alavanca anterior, a posterior ou ambas.
O anel se move sob uma escala (0-1 -2-3) e funciona como um ponteiro, indicando o grau de dificuldade do exercício.
Ponteiro posicionado no “0” = fácil
Ponteiro posicionado no “1” = regular
Ponteiro posicionado no “2” = difícil
Ponteiro posicionado no “3” = muito difícil
O sistema é de variação contínua:
Todas as posições intermediárias são possíveis, proporcionando dificuldades também entre as posições acima. (e.g. posições 0,5; 1,5; 2,5).
A dificuldade do exercício pode e deve ser aumentada sempre e somente quando a etapa anterior for vencida. Sempre inicie o exercício com o ponteiro posicionado no “0”.
Qual deve ser a frequência dos exercícios com o RESPIRON?
Pré-operatório: Inicie 15 dias antes da cirurgia, com 3 sessões diárias de 20 a 30 inspirações cada uma.
Pós-operatório: Comece assim que possível após a cirurgia. Faça os exercícios nos 15 primeiros dias após a cirurgia, com 3 sessões diárias de 20 a 30 inspirações cada uma.
Referências
1. Qaseem A, et al. Risk assessment for and strategies to reduce perioperative pulmonary complications for patients undergoing noncardiothoracic surgery: a guideline from the American College of Physicians. Ann Intern Med. 2006 Apr 18;144(8):575-80.
2. Soares IJP et al. Avaliação e tratamento da fisioterapia respiratória no pós-operatório de cirurgias plásticas. Ter Man. 2013; 11(53):444-450
3. Da Silva, RMV et al. O uso da cinesioterapia no pós-operatório de cirurgias plásticas. Ter Man. 2013; 11(51):129-134
Publicado em: 31/10/2022
Revisado em: 17/07/2023
Anestesia
Psicologia em Cirurgia Plástica
Segurança em Cirurgia Plástica
Cirurgias sem transfusão de sangue
Medicamentos que devem ser suspensos no pré-operatório
Suplemento Nutricional e alimentação
Cintas Modeladoras e Meias Antitrombo
Curativos e cola cirúrgica
Dreno
Gel e Placa de Silicone
Drenagem Linfática e tecnologias
Kinesio taping
Exercícios Respiratórios Pós-operatórios
Exercícios Para as Pernas Pós-operatórios
Produtos para aplicar na pele no Pós-operatório
Como sair e se deitar da cama após a cirurgia
Banho e Cirurgia Plástica
Fotos de Antes e Depois
Convênios e Reembolsos
Custos da Cirurgia
Links Úteis
Pacientes residentes fora de São Paulo
Patients from abroad
Politica de Privacidade
Termos de uso
Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Agradecemos sua compreensão e respeito pelos direitos autorais.