Ginecomastia

Descrição

Ginecomastia se refere ao aumento do tecido mamário no homem. Muitos casos ocorrem na puberdade e regridem espontaneamente. Caso não haja regressão e se descartem outras possíveis causas (como o uso de certos medicamentos), a cirurgia para correção da ginecomastia está indicada. A cirurgia envolve a remoção do tecido mamário exuberante. Caso haja depósito de gordura contribuindo para o aumento da região mamária, uma lipoaspiração local também é realizada.

Anestesia

Anestesia Geral

Período de Internação

12 a 24 horas

Cicatriz

O tamanho da cicatriz é diretamente proporcional ao volume da mama e excesso de pele presente. Pacientes que apresentam apenas um pequeno aumento da região, com pouca flacidez de pele, terão apenas uma pequena cicatriz na margem da parte inferior da aréola. Com o tempo a cicatriz se torna quase imperceptível. Para pacientes que apresentam um grande volume mamário e excesso de pele, a cicatriz resultante ficará ao redor de toda a aréola, além de uma cicatriz horizontal no sulco mamário.

Recuperação Pós-cirúrgica

O paciente deve programar suas atividades profissionais, sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 1 a 3 semanas, dependendo do porte da cirurgia. Neste período o paciente deverá evitar esforços físicos, dirigir, expor-se desnecessariamente ao ambiente externo ou movimentar excessivamente os braços (além da altura do ombro). Pode haver inchaço, equimoses (pele de coloração roxa) e leve desconforto nas primeiras duas semanas. Drenagens linfáticas são recomendadas no período pós-operatório.

Curativos/Proteção

Um curativo impermeável é colocado e permanecerá sem necessidade de troca por 1 semana, sendo realizados curativos simples nas 2 semanas seguintes, seguido do uso de uma placa de silicone por três meses. Haverá uso de malha de compressão nos primeiros 30 dias.

Pontos

Os pontos são absorvíveis e não precisam ser retirados. Eventualmente alguns pontos não absorvíveis poderão ser usados e serão retirados com 7 a 15 dias da cirurgia.

Informações adicionais poderão ser encontradas na Central do Paciente.