Toxina Botulínica

(Botox)

Roteiro

Indicação
Como se preparar para o procedimento
Como é o procedimento
Anestesia
Recuperação Pós-Cirúrgica
Evolução Pós-Cirúrgica
Riscos
Potenciais Benefícios

Descrição

A toxina botulínica é uma substância produzida por alguns tipos de bactérias em laboratório que tem a capacidade de reduzir a contração muscular. Devido a essa propriedade é possível com o uso desta substância suavizar e tratar as chamadas rugas de expressão, causadas pela ação dos músculos da face.

Há vários tipos de toxina botulínica. Uma das toxinas botulínicas mais conhecidas é da marca Botox, fabricada pelo laboratório Allergan. Outra marca muito conhecida é o Dysport, do laboratório Galderma. Não há evidências científicas que tenham demonstrado de forma definitiva que uma toxina botulínica seja superior a outra. (1)

Toxina Botulínica
Botox

Toxina Botulínica
Dysport

Indicação

A toxina botulínica é indicada para suavizar as rugas de expressão, que são aquelas que se formam quando sorrimos (pés de galinha nas laterais dos olhos), quando fazemos cara de bravo (rugas da brabeza), cara de surpresa (rugas na testa) e outras expressões com a musculatura do rosto. Estas rugas estão principalmente localizadas na testa e nas laterais dos olhos.

A toxina botulínica também pode ser usada para tratar rugas no queixo, elevar os supercílios, diminuir ruguinhas nasais (bunny lines), melhorar o sorriso gengival (exposição exagerada de parte da gengiva superior, principalmente ao sorrir), suavizar as bandas presentes no pescoço (bandas platismais) e uma série de outras aplicações, como o tratamento da hiperidrose (sudorese excessiva) e tratamento de simetrização de face pós paralisia facial.

Toxina Botulínica
Rugas de expressão na testa.

Toxina Botulínica
Rugas da brabeza

Toxina Botulínica
Pés de galinha (rugas nas laterais dos olhos)

Toxina Botulínica
Rugas no queixo

Toxina Botulínica
Rugas do nariz (Bunny Lines)

Toxina Botulínica
Bandas do pescoço (Bandas Platismais)

Toxina Botulínica
Sorriso gengival

A toxina botulínica não está indicada para pacientes que estão nas seguintes condições:

– Mulheres gestantes ou em fase de amamentação

– Com herpes local ou qualquer tipo de infecção ou inflamação local

– Doenças neuromusculares (Miastenia Gravis)

– Pacientes em uso de antibióticos aminoglicosídeos, quinina, penicilamina, bloqueadores de canais de cálcio

– Alergia a albumina

Como se preparar

Dentro do possível, evite o uso de medicamentos que aumentam o sangramento (como aqueles que contém ácido acetil salicílico – AAS) 10 dias antes do procedimento.

Anestesia

Uma pomada anestésica é passada no local. Além disso, outra maneira de se reduzir a dor da aplicação do botox é resfriando a pele do local logo antes da aplicação. (2) O dr. Juan Montano costuma usar uma caneta gelada para essa finalidade.

Como é o procedimento

Uma marcação detalhada dos pontos a serem aplicados para atenuação das rugas é feita com uma caneta de marcação.

Toxina Botulínica
Marcação dos pontos de aplicação da toxina botulínica com caneta.

O cirurgião plástico aplica o produto nas áreas marcadas, as quais apresentam as rugas de expressão.

Toxina Botulínica
Aplicação da toxina botulínica.

O paciente permanece apenas o tempo necessário para realização do procedimento (30 a 45 minutos), recebendo alta na sequência.

Recuperação

A vasta maioria dos pacientes retorna a suas atividades habituais imediatamente após o tratamento. Algumas recomendações após o procedimento são:

– Evitar deitar-se nas primeiras 4 horas

– Evitar massagens e limpeza de pele por 6 horas

– Evitar cosméticos e produtos para a pele por 24 horas após a aplicação (maquiagem leve é permitida após 6 horas)

– Evitar exercícios físicos por 6 horas

– Retornar em 15 dias para uma reavaliação do resultado e refinamentos se necessário.

Evolução

A aplicação pode causar pequeno desconforto e algumas áreas de equimose (pele de cor roxa), que desaparecem sozinhas nas primeiras horas.

O resultado sobre as rugas não é imediato e começará a ser percebido gradualmente após, em média, 48h da aplicação. Após cerca de 15 dias espera-se que o resultado atinja seu efeito máximo, momento em que o paciente retorna ao consultório para possíveis refinamentos.

Uma revisão científica da literatura concluiu que a duração do efeito da toxina botulínica é entre dois a seis meses, com a maioria dos pacientes experimentando perda do resultado com cerca de três a quatro meses da aplicação. (3)

Riscos

Uma pesquisa científica teve por objetivo revisar as complicações associadas ao uso cosmético da toxina botulínica. (4) Um total de 63 estudos foram selecionados, contemplando 9398 pacientes. Dor de cabeça foi a complicação mais comumente relatada (5,38%), seguida de reação alérgica (2,90%).

As assimetrias da sobrancelha pós-injeção também foram relatadas e muitas vezes são devido a diferenças anatômicas no paciente. Tais assimetrias podem ser tratadas com os refinamentos através de aplicação complementar da toxina botulínica.

A queda da pálpebra (ptose palpebral) é uma complicação rara (menos de 1% dos casos) que pode ocorrer por difusão da toxina botulínica na musculatura que levanta a pálpebra.

Potenciais Benefícios

A toxina botulínica tem o potencial de melhorar as rugas de expressão. Um grande estudo de revisão avaliou a satisfação dos pacientes que fizeram uso da toxina botulínica. Um total de 22 estudos foram selecionados para esta revisão. (5)

Esta revisão observou taxas de satisfação duas a três semanas após a injeção de 52% e 99% em todos os estudos. Em estudos com maior tempo de avaliação, as taxas de satisfação do paciente foram de 85% a 87% em 5 meses e entre 25% e 100% 6 meses após a aplicação.

Referências

1. Dover JS, Monheit G, Greener M, Pickett A. Botulinum Toxin in Aesthetic Medicine: Myths and Realities. Dermatol Surg. 2018 Feb;44(2):249-260.

2. Fallahi HR, Keyhan SO, Zandian D, Sabzian R. A mini review on the common methods of pain reduction before filler and botulinum toxin injection. J Cosmet Dermatol. 2020 Mar;19(3):566-569.

3. Wright G, Lax A, Mehta SB. A review of the longevity of effect of botulinum toxin in wrinkle treatments. Br Dent J. 2018 Feb 23;224(4):255-260.

4. Sethi N, Singh S, DeBoulle K, Rahman E. A Review of Complications Due to the Use of Botulinum Toxin A for Cosmetic Indications. Aesthetic Plast Surg. 2021 Jun;45(3):1210-1220.

5. Smit R, et al. Patient Satisfaction with AbobotulinumtoxinA for Aesthetic Use in the Upper Face: A Systematic Literature Review and Post-hoc Analysis of the APPEAL Study. J Clin Aesthet Dermatol. 2021 Feb;14(2):E69-E88.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais.
Agradecemos sua compreensão e respeito pelos direitos autorais.