Indicação Como se preparar para o procedimento Exames Pré-operatórios Como é o procedimento Anestesia Período de Internação Cicatriz Curativos Pontos Recuperação Pós-Cirúrgica Evolução Pós-Cirúrgica Outros Detalhes Riscos Potenciais Benefícios
A hipertrofia dos mamilos é uma condição que pode causar sofrimento psicológico para seus portadores. As pacientes geralmente sentem vergonha ao usar roupas justas ou de cores claras, bem como roupas de banho ou roupas esportivas.
Esforços para esconder mamilos proeminentes por meio de fita adesiva ou outros mecanismos podem levar a escoriações ou machucados que causam desconforto físico além de sofrimento psicológico.
Normalmente, essa condição se manifesta durante a adolescência ou gravidez e pode ter um componente hereditário, sendo mais comum em mulheres de origem asiática. Várias técnicas cirúrgicas foram desenvolvidas para tratar os mamilos hipertrofiados. (1)
Embora não exista um consenso absoluto sobre a definição de mamilos hipertrofiados, a maioria dos cirurgiões estima que o diâmetro ideal do mamilo é de cerca de 1 cm e a altura ideal é inferior a 0,8 cm. (2) Em geral, a hipertrofia dos mamilos se apresenta bilateralmente.
Pacientes que apresentam medidas maiores que as aqui mencionadas e que se sentem incomodadas com o tamanho de seus mamilos podem ter indicação da cirurgia dos mamilos hipertrofiados.
A paciente deve passar em consulta com o dr. Juan Montano para avaliação. A cirurgia pode ser realizada com anestesia local, não havendo necessidade da realização de exames pré-operatórios nem de jejum. É comum recomendar a suspensão de medicamentos que podem aumentar o sangramento, como a aspirina, 7 dias antes do procedimento. Para uma lista completa dos medicamentos a serem evitados, clique aqui .
Checklist para o dia da cirurgia (com anestesia local na clínica):
o Não há necessidade de jejum,
o Evite trazer jóias ou outros objetos de metal,
o Evite megahair ou qualquer aplique no cabelo/cílios,
o Vestuário: Recomenda-se o uso de roupas largas e confortáveis.
A porção central redundante do mamilo hipertrofiado é removida, tanto no seu comprimento como no seu diâmetro, deixando-se três porções residuais de tecido do mamilo que depois são reaproximadas e suturadas entre si. Desta forma, o mamilo é reduzido tanto na sua largura como também no seu comprimento. O procedimento dura cerca de 1 hora.
Figura ilustrando técnica cirúrgica para tratamento dos mamilos hipertrofiados.
Anestesia local.
A paciente permanece apenas o tempo necessário para realização do procedimento, recebendo alta na sequência.
As cicatrizes são mínimas e localizadas nas laterais dos mamilos. Tais cicatrizes tendem a ficar imperceptíveis com o passar do tempo.
Um curativo que envolve o mamilo com gaze fixada com micropore é colocado na região e permanece ali nos 7 primeiros dias, sendo depois refeito e deixado posicionando por mais 7 dias.
Os pontos em geral são retirados 10 a 15 dias após a cirurgia.
A maioria das pacientes pode voltar à sua rotina normal no dia seguinte ou dentro de alguns dias após o procedimento. Recomenda-se evitar esforços físicos nos primeiros 7 dias, assim como cuidados para evitar traumas no local.
Algum sangramento leve é comum nos locais de incisão nos primeiros dias após a cirurgia. Pode ocorrer inchaço e equimoses (pele de coloração roxa) na região nos primeiros 15 dias.
É possível que o paciente venha a sentir alguma dor ou coceira ao redor do local da incisão durante o processo de cicatrização. Isso é normal e irá resolver em algumas semanas.
A cicatriz cirúrgica passa por diferentes fases. O resultado definitivo da cirurgia é apenas obtido após 12 meses da cirurgia.
A cirurgia de correção dos mamilos hipertrofiados pode, eventualmente, ser realizada ao mesmo tempo em que se realiza a colocação de próteses de mama ou outros tipos de cirurgias mamárias.
Em estudo envolvendo 43 pacientes submetidas a correção dos mamilos hipertrofiados, alguns mamilos desenvolveram descamação superficial da pele que cicatrizou em 2 semanas. Duas pacientes se queixaram de diferença na altura dos mamilos quando eles estavam eretos que foram resolvidas num segundo procedimento. Complicações maiores, como necrose, infecção, dormência do mamilo ou perda de lactação não foram observadas nesse estudo. (3)
Em estudo envolvendo 43 pacientes submetidas a correção dos mamilos hipertrofiados, todas as pacientes afirmaram terem ficado satisfeitas com a cirurgia. (3)
1. Economides JM, Pittman TA. The 4-flap Jester’s Hat Technique for Nipple Reduction. Plast Reconstr Surg Glob Open. 2017 Feb 21;5(2):e1233. doi: 10.1097/GOX.0000000000001233. PMID: 28280674; PMCID: PMC5340489.
2. Yu Y, Wei L, Shen Y, Xiao W, Huang J, Xu J. Windmill Flap Nipple Reduction: A New Method of Nipple Plasty. Aesthetic Plast Surg. 2017 Aug;41(4):788-792. doi: 10.1007/s00266-017-0860-9. Epub 2017 Apr 3. PMID: 28374295.
3. Huang WC, Yu CM, Chang YY. Geometric incision design for reduction nippleplasty. Aesthetic Plast Surg. 2012 Jun;36(3):560-5. doi: 10.1007/s00266-011-9833-6. Epub 2011 Oct 25. PMID: 22037574.
Publicado em: 31/10/2022
Revisado em: 31/10/2022
Bichectomia
Blefaroplastia
Frontoplastia
Lip Lift
Lipoenxertia Facial
Mentoplastia
Otoplastia
Rinoplastia
Ritidoplastia (Lifting Facial)
Abdominoplastia e Mini abdominoplastia
Braquioplastia
Celulite
Cirurgia íntima
Cruroplastia
Gluteoplastia
Lipoaspiração e Lipoescultura
Onfaloplastia / Umbilicoplastia
Prótese de Panturrilha
Torsoplastia Alta e Baixa
Explante
Ginecomastia
Mamilos hipertrofiados
Mamilos invertidos
Mamoplastia de Aumento
Mamoplastia Redutora
Mastopexia (Lifting das Mamas)
O Paciente
Abdominoplastia
Mamoplastia
Cancer de pele
Cirurgia de Correção de Cicatriz
Lesão de pele
Lóbulo de orelha rasgado
Fios de sutura para lifting facial
Harmonização facial e MD codes
Preenchimento de rugas, sulcos e lábios
Rejuvenescinento das mãos
Rinomodelação
Skin Booster
Toxina Botulínica (Botox)
Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Agradecemos sua compreensão e respeito pelos direitos autorais.