Perguntas

frequentes

Porque seguimos estritamente o código de ética médica que, no Capítulo IX, Artigo 75 diz que é vedado ao médico: “Fazer referência a casos clínicos identificáveis, exibir pacientes ou seus retratos em anúncios profissionais ou na divulgação de assuntos médicos, em meios de comunicação em geral, mesmo com autorização do paciente.” Além disso, o tópico g) do artigo 3 da resolução do Conselho Federal de Medicina N° 1974/2011 menciona que é vedado ao médico: “Expor a figura de seu paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa do mesmo.”

O orçamento de uma cirurgia plástica envolve gastos com:

a) Honorários da equipe cirúrgica, que incluem cirurgião principal, cirurgião auxiliar e instrumentadora e que variam para cada tipo de procedimento cirúrgico;

b) Honorários do anestesista, que variam de acordo com o tipo de procedimento e tempo cirúrgico;

c) Custo do hospital, o qual varia de acordo com cada tipo de procedimento cirúrgico e cada hospital.

O procedimento cirúrgico apropriado poderá apenas ser identificado após o cirurgião plástico ouvir atentamente as queixas particulares do paciente e realizar um exame físico específico da região que será tratada. Após o exame físico, o Dr Juan Montano irá conversar com o paciente sobre os diferentes hospitais em que o procedimento que foi definido poderá ser realizado e averiguar quais as preferências do paciente. Por tais motivos, valores de cirurgia poderão ser determinados apenas após uma adequada consulta médica.

Outra razão para a impossibilidade da divulgação de valores de cirurgia é a proibição presente na resolução do Conselho Federal de Medicina 1974/11, ítem XIV, que afirma que é vedado ao médico: “divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços.”

Além do custo da cirurgia em si, o paciente poderá ter gastos com: exames pré-operatórios, curativos, medicamentos, meias de compressão antitrombose, cintas, próteses de silicone, drenagens linfáticas pós-operatórias, custos hospitalares extras, entre outros.

Os planos de saúde não costumam cobrir os custos de uma cirurgia plástica. Entretanto, em alguns casos, é possível identificar situações em que o plano de saúde poderá arcar com alguns dos custos de uma cirurgia que apresenta um componente reparador. Nestes casos a equipe do Dr Juan Montano trabalhará de perto com o seu plano de saúde para fornecer a documentação médica e obter a autorização para quaisquer procedimentos cirúrgicos considerados clinicamente necessários. Os honorários da equipe cirúrgica e anestesista podem ser parcialmente cobertos por planos de saúde que permitem reembolso.

A duração da cirurgia varia com base no tipo de cirurgia plástica. Pequenos procedimentos cirúrgicos podem ser concluídos em menos de duas horas; procedimentos mais complexos podem exigir mais tempo. Durante a sua consulta, o dr Juan Montano lhe fornecerá essas informações.

Dependendo do tipo de procedimento cirúrgico, a recomendação do cirurgião plástico, sua saúde geral e sua preferência, você pode receber anestesia local, local com sedação (onde um medicamento é utilizado fazendo o paciente ficar sonolento) ou geral. O anestesista da equipe do dr Juan Montano entrará em contato antes da cirurgia para discutir em detalhes qual será o tipo de anestesia mais apropriado para o seu procedimento cirúrgico.

Qualquer cirurgia tem algum nível de risco associado a ela, mesmo que haja apenas uma chance remota de uma complicação específica. O dr Juan Montano revisará completamente os possíveis riscos e benefícios de sua cirurgia com você durante sua consulta, sempre se embasando em estudos científicos e fornecendo os percentuais de riscos provenientes destes estudos.

Existe alguma variação na recuperação de cada paciente. O dr Juan Montano irá rever com você a recuperação típica, bem como as fases da recuperação. Todo paciente tolera a dor no pós-operatório de maneira diferente.

Esta é uma questão para discutir com o dr Juan Montano durante sua consulta inicial pré-cirúrgica. A resposta depende da sua idade, da sua saúde geral e do tipo de procedimento cirúrgico.

MARQUE SUA CONSULTA