Preenchimento de

Rugas, sulcos e lábios

Roteiro

Indicação
Como se preparar para o procedimento
Como é o procedimento
Anestesia
Recuperação Pós-Cirúrgica
Evolução Pós-Cirúrgica
Riscos
Potenciais Benefícios

Descrição

Os compartimentos de gordura da face se esvaziam gradualmente com o passar dos anos, como um pneu que se esvazia lentamente, muitas vezes sem que o paciente nem perceba. Esses volumes perdidos podem ser restaurados com substâncias de preenchimento. A substância temporária mais utilizada atualmente é o ácido hialurônico, a qual tem a durabilidade de cerca de 1 ano.

O ácido hialurônico é uma substância viscosa naturalmente produzida pelo corpo. Os cientistas encontraram ácido hialurônico por todo o corpo, especialmente nos olhos, articulações e na pele. O ácido hialurônico é o principal componente que dá estrutura para a pele, e é o responsável pelo aspecto da pele viçosa e hidratada. Como está cheio de cargas elétricas negativas, o ácido hialurônico tem a capacidade de atrair as moléculas de água que estiverem por perto – até mais de mil vezes seu peso. É essa sua propriedade de reter água que o torna um poderoso “rejuvenescedor”.

O ácido hialurônico pode ser fabricado artificialmente em laboratório através da fermentação de bactérias ou da crista de galos.

Preenchimento de Rugas, sulcos e lábios
Ácido hialurônico gotejando da agulha da seringa

Indicação

A terapia estética com ácido hialurônico pode oferecer uma melhoria para pacientes que ainda se encontram muito jovens para uma cirurgia plástica, para aqueles que apresentam alterações na face mas não querem fazer uma cirurgia, ou para aqueles que fizeram uma cirurgia plástica, mas que se beneficiariam de outras melhorias faciais sutis.

Preenchimento de Rugas, sulcos e lábios
Figura ilustrando alterações na face causadas pelo envelhecimento.

Existem hoje no mercado diferentes tipos de ácido hialurônico. Os preenchimentos com ácido hialurônico mais “rígidos” podem fornecer suporte e elevação para as estruturas da face que caíram. Já os preenchimentos com ácido hialurônico mais macios podem aprimorar o contorno e a forma das estruturas faciais.

É comum que os pacientes tenham a tendência de se concentrar em apenas um aspecto da face que parece ser o problema e na sua possível solução, e muitas vezes com isso deixam de ter uma noção da condição da sua face na sua plenitude. Como na restauração de um quadro ou de um carro, não se restaura apenas uma parte e se deixa o resto inacabado – o resultado corre o risco de ficar estranho e artificial.

O moderno rejuvenescimento com ácido hialurônico é mais do que apenas preencher linhas e sulcos. Com tratamentos mais sofisticados e ferramentas de escultura mais finas, é cada vez mais necessário que seja feita uma análise facial detalhada para cada paciente individualmente.

Pacientes com presença de inflamação ou infecção local da pele não são candidatos(as) para realização do procedimento. Também deve-se ter muita cautela se o paciente já fez um preenchimento com uma substância permanente no mesmo local ou local próximo da região que irá tratar. Pacientes com tendência a problemas de sangramento ou com problemas imunológicos devem ser avaliados com cuidado. Pacientes gestantes ou que estão amamentando tão pouco podem realizar um preenchimento.

Como se preparar

O paciente deve evitar aspirina, AAS, anti-inflamatórios de forma geral, vitamina E, anticoagulantes e outras medicações que possam aumentar o risco de sangramento uma semana antes do procedimento. Também caso o paciente tenha histórico de herpes labial poderá haver necessidade do uso de um antiviral antes da realização do procedimento. (Aciclovir 400 mg 12/12h, iniciar dois dias antes do tratamento e continuar por sete dias). (2)

No dia do procedimento deve-se evitar o uso de maquiagem.

Anestesia

Uma pomada anestésica é passada no local. A seringa com a substância a ser injetada também contém anestésico local.

Como é o procedimento

Uma marcação detalhada das regiões a serem aplicadas é realizada com uma caneta especial. Em geral utiliza-se os princípios do MD CodesTM para realização destas marcações.

O cirurgião plástico aplica o produto nas áreas que precisam de sustentação ou mais volume através de pequenas cânulas ou agulhas.

Preenchimento de Rugas, sulcos e lábios
Figura ilustrando aplicação do preenchimento com ácido hialurônico na face.

O paciente permanece apenas o tempo necessário para realização do procedimento (30 a 45 minutos), recebendo alta na sequência.

Recuperação

A vasta maioria dos pacientes retorna a suas atividades habituais imediatamente após o tratamento, embora seja recomendado evitar atividades físicas intensas nas primeiras 24h, assim como o sol e atividades ao ar livre, para minimizar o inchaço e equimoses (pele de coloração roxa).

Recomenda-se usar um pouco de gelo, por menos de 15 minutos, no local aplicado nas primeiras horas para reduzir o inchaço. (1) Evitar massagear a área tratada nas primeiras 24 horas e na primeira noite procurar dormir com a cabeça mais elevada, usando mais de um travesseiro, também é recomendado.

A maquiagem pode ser aplicada imediatamente após as injeções. No entanto, os pontos de entrada da injeção devem ser evitados num primeiro momento.

Evolução

A aplicação pode causar desconforto, equimose, inchaço, coceira e aumento da sensibilidade. A maioria destas reações são de curto prazo e desaparecem sozinhas nos primeiros sete dias.

Embora seja normal sentir alguma sensibilidade na área da injeção, o aumento progressivo da dor deve ser reavaliado rapidamente. Outros sinais de alerta que indicam a necessidade de uma reavaliação médica rápida incluem aparência incomum ou piora de hematoma dentro de 24 horas após a injeção, diminuição da visão ou qualquer lesão que se apresente como uma pústula ou bolha nos primeiros 3 dias pós-injeção.

Os produtos de preenchimento com ácido hialurônico costumam durar de 12 a 24 meses, dependendo do tipo de produto usado.

Riscos

Os riscos de complicações são raros. A maioria das complicações são leves e transitórias, como inchaço local, vermelhidão da pele e migração do preenchedor. (3) Complicações mais graves, como necrose da pele (pele escura e inviável) e até perda visual foram estimadas em 5 a cada 1000 pacientes e 1 a cada 1 milhão de pacientes, respectivamente. (4)

Potenciais Benefícios

O uso de preenchedores pode atenuar as rugas, rejuvenescer o rosto e salientar porções do rosto, tornando-o mais bonito. Em um grande estudo de revisão sobre a eficácia do uso de preenchimento com ácido hialurônico, contemplando vários estudos, observou-se uma taxa de satisfação de 84% no curto prazo. (5)

Referências

1. Carruthers JDA, et al. Advances in facial rejuvenation: botulinum toxin type a, hyaluronic acid dermal fillers, and combination therapies–consensus recommendations. Plast Reconstr Surg. 2008 May;121(5 Suppl):5S-30S.

2. Vaghela D, Davies E, Murray G, Convery C, Walker L. Guideline for the Management Herpes Simplex 1 and Cosmetic Interventions. J Clin Aesthet Dermatol. 2021 Jun;14(6 Suppl 1):S11-S14

3. Oranges CM, Brucato D, Schaefer DJ, Kalbermatten DF, Harder Y. Complications of Nonpermanent Facial Fillers: A Systematic Review. Plast Reconstr Surg Glob Open. 2021 Oct 22;9(10)

4. Nayfeh T, et al. A Systematic Review Supporting the American Society for Dermatologic Surgery Guidelines on the Prevention and Treatment of Adverse Events of Injectable Fillers. Dermatol Surg. 2021 Feb 1;47(2):227-234.

5. Gorbea E, Kidwai S, Rosenberg J. Nonsurgical Tear Trough Volumization: A Systematic Review of Patient Satisfaction. Aesthet Surg J. 2021 Jul 14;41(8)

Este conteúdo é protegido por direitos autorais.
Agradecemos sua compreensão e respeito pelos direitos autorais.