Indicação Como se preparar para o procedimento Como é o procedimento Anestesia Período de Internação Cicatriz Curativos Pontos Recuperação Pós-Cirúrgica Evolução Pós-Cirúrgica Riscos Potenciais Benefícios
O lóbulo de orelha pode ficar rasgado por diferentes motivos, como uma puxada repentina em um brinco ou uma tração prolongada por brincos pesados. Várias técnicas cirúrgicas existem para a reconstituição do lóbulo de orelha rasgado.
Dependendo do tipo de trauma, o lóbulo de orelha rasgado pode ser classificado como tendo um rasgo parcial, completo ou múltiplo. O rasgo pode ser unilateral (apenas uma orelha) ou bilateral (nas duas orelhas). Em todos estes tipos, o reparo cirúrgico poderá ser indicado. (1)
Figura ilustrando os tipos de lóbulo de orelha rasgado: parcial, completo e múltiplo.
O paciente deve passar em consulta com o dr. Juan Montano para avaliação. A cirurgia pode ser realizada com anestesia local, não havendo necessidade da realização de exames pré-operatórios nem de jejum. É comum recomendar a suspensão de medicamentos que podem aumentar o sangramento, como a aspirina, 7 dias antes do procedimento.
Checklist para o dia da cirurgia (com anestesia local na clínica):
o Não há necessidade de jejum,
o Evite trazer jóias ou outros objetos de metal,
o Evite megahair ou qualquer aplique no cabelo/cílios,
o Vestuário: Recomenda-se o uso de roupas largas e confortáveis.
O procedimento é realizado com anestesia local. As bordas de pele da área rasgada são removidas e os tecidos que se encontram separados são reaproximados e suturados. O procedimento costuma durar de 30 a 60 minutos.
Figura ilustrando cirurgia do lóbulo de orelha rasgado. A Excisão das bordas da área rasgada; B Descolamento de pele; C Sutura intradérmica; D Lóbulo suturado com curativo.
Anestesia local .
O(a) paciente permanece apenas o tempo necessário para realização do procedimento, recebendo alta na sequência.
Uma pequena cicatriz permanece no local do rasgo da orelha. Na maioria dos casos, a cicatriz tende a tornar-se imperceptível com o passar dos meses.
Um curativo com gaze fixada com micropore é colocado na região e permanece ali nos 3 primeiros dias, sendo depois trocado diariamente nos primeiros 7 dias. Ao trocar o curativo deve-se realizar higienização local com água e sabonete neutro e secar delicadamente a região com gaze sem friccionar. Colocar nova gaze, fixando-a com micropore.
Os pontos em geral são retirados 7 dias após a cirurgia.
A maioria dos pacientes pode voltar à sua rotina normal no dia seguinte ou dentro de alguns dias após o procedimento. A partir da segunda semana pós-operatória um gel de silicone é recomendado.
Recomenda-se que o novo furo na orelha só seja feito quando o lóbulo estiver mole e com cicatrizes brancas e lineares, sem espessura, sempre após pelo menos três meses da cirurgia, evitando fazer o furo na cicatriz.
Algum sangramento leve é comum nos locais de incisão nos primeiros dias após a cirurgia. Pode ocorrer inchaço e equimoses (pele de coloração roxa) na região nos primeiros 15 dias.
É possível que o paciente venha a sentir alguma dor ou coceira ao redor do local da incisão durante o processo de cicatrização. Isso é normal e irá resolver em algumas semanas.
A cicatriz cirúrgica passa por diferentes fases:
A) Período imediato: Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.
B) Período mediato: Vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor, passando de “vermelho” para o “marrom”, que vai, aos poucos, clareando.
C) Período tardio: Vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente.
O resultado definitivo da cirurgia é apenas obtido após 12 meses da cirurgia.
Para evitar que o lóbulo de orelha volte a ficar rasgado, recomenda-se (2):
– Evitar usar brincos pesados por longos períodos.
– Remover os brincos quando for ao cabeleireiro.
– Ficar ciente de que crianças pequenas e bebês são atraídos por brincos e se cuidar disso.
– Remover os brincos antes de tirar as roupas de cima, como blusas.
Em um estudo brasileiro contemplando 36 lóbulos de orelha rasgados operados, houve achatamento do lóbulo de orelha em 14,8%; cicatriz inestética em 13,9%; um entalhe (leve depressão na extremidade do lóbulo suturada), em 11,1%; um alongamento do lóbulo em 7,4% e deiscência (abertura de pontos) em 5,6% dos casos. (3)
Em estudo brasileiro contemplando 36 lóbulos de orelha rasgados operados, obteve-se uma taxa de satisfação de 92,6%. (3)
1. Watson D. Torn earlobe repair. Otolaryngol Clin North Am. 2002 Feb;35(1):187-205, vii-viii. doi: 10.1016/s0030-6665(03)00102-6. PMID: 11781215.
2. Niamtu J 3rd. Eleven pearls for cosmetic earlobe repair. Dermatol Surg. 2002 Feb;28(2):180-5. doi: 10.1046/j.1524-4725.2002.01052.x. PMID: 11860433.
3. Souza SC. Lobuloplasty Torn earlobe repair. Rev. Bras. Cir. Plást.2016;31(3):362-367
Publicado em: 31/10/2022
Revisado em: 31/10/2022
Bichectomia
Blefaroplastia
Frontoplastia
Lip Lift
Lipoenxertia Facial
Mentoplastia
Otoplastia
Rinoplastia
Ritidoplastia (Lifting Facial)
Abdominoplastia e Mini abdominoplastia
Braquioplastia
Celulite
Cirurgia íntima
Cruroplastia
Gluteoplastia
Lipoaspiração e Lipoescultura
Onfaloplastia / Umbilicoplastia
Prótese de Panturrilha
Torsoplastia Alta e Baixa
Explante
Ginecomastia
Mamilos hipertrofiados
Mamilos invertidos
Mamoplastia de Aumento
Mamoplastia Redutora
Mastopexia (Lifting das Mamas)
O Paciente
Abdominoplastia
Mamoplastia
Cancer de pele
Cirurgia de Correção de Cicatriz
Lesão de pele
Lóbulo de orelha rasgado
Fios de sutura para lifting facial
Harmonização facial e MD codes
Preenchimento de rugas, sulcos e lábios
Rejuvenescinento das mãos
Rinomodelação
Skin Booster
Toxina Botulínica (Botox)
Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Agradecemos sua compreensão e respeito pelos direitos autorais.