Indicação Como se preparar para o procedimento Como é o procedimento Anestesia Recuperação Pós-Cirúrgica Evolução Pós-Cirúrgica Riscos Potenciais Benefícios
A rinomodelação, também chamada de rinoplastia não cirúrgica, envolve o uso de preenchimento com ácido hialurônico em áreas específicas do nariz com moldagem externa para refinar a posição e a forma do nariz. As vantagens deste procedimento são a relativa facilidade do procedimento, realização em ambiente de consultório, tempo mínimo de recuperação e inchaço pós-operatório e uma visualização quase imediata dos resultados. Por outro lado, os resultados são de natureza transitória, exigindo sessões repetidas de preenchimento a cada 12 a 24 meses.
Indicação
Embora a rinoplastia cirúrgica continue sendo a maneira mais importante para alterar a aparência do nariz, a rinomodelação pode ser usada para corrigir deformidades sutis da lateral do nariz, alterar a projeção da ponta do nariz, aumentar o dorso nasal ou alongar o nariz.
Pacientes com alterações mais acentuadas no nariz, como nariz severamente desviado, nariz bulboso ou nariz com uma giba muito grande podem não ter bons resultados apenas com o preenchimento, necessitando de uma rinoplastia cirúrgica tradicional.
Áreas em que o ácido hialurônico pode ser injetado no nariz
Como se preparar
O paciente deve evitar aspirina, AAS, anti-inflamatórios de forma geral, vitamina E, anticoagulantes e outras medicações que possam aumentar o risco de sangramento uma semana antes do procedimento. Também caso o paciente tenha histórico de herpes labial poderá haver necessidade do uso de um antiviral antes da realização do procedimento. (Aciclovir 400 mg 12/12h, iniciar dois dias antes do tratamento e continuar por sete dias). (2)
No dia do procedimento deve-se evitar o uso de maquiagem.
Anestesia
Uma pomada anestésica é passada no local. A seringa com a substância a ser injetada também contém anestésico local.
Como é o procedimento
O cirurgião plástico aplica o produto em áreas específicas do nariz. Uma pequena moldagem é realizada logo após a aplicação.
Figura ilustrando aplicação do preenchimento com ácido hialurônico no nariz (rinomodelação).
O paciente permanece apenas o tempo necessário para realização do procedimento (30 a 45 minutos), recebendo alta na sequência.
Recuperação
A vasta maioria dos pacientes retorna a suas atividades habituais imediatamente após o tratamento, embora seja recomendado evitar atividades físicas intensas nas primeiras 24h, assim como o sol e atividades ao ar livre, para minimizar o inchaço e equimoses (pele de coloração roxa).
Recomenda-se usar um pouco de gelo, por menos de 15 minutos, no local aplicado nas primeiras horas para reduzir o inchaço. (1) Evitar massagear a área tratada nas primeiras 24 horas e na primeira noite procurar dormir com a cabeça mais elevada, usando mais de um travesseiro, também é recomendado.
A maquiagem pode ser aplicada imediatamente após as injeções.
Evolução
A aplicação pode causar desconforto, equimose (pele rocha), inchaço, coceira e aumento da sensibilidade. A maioria destas reações são de curto prazo e desaparecem sozinhas nos primeiros sete dias. Os produtos de preenchimento com ácido hialurônico costumam durar de 12 a 24 meses, dependendo do tipo de produto usado.
Riscos
Os riscos de complicações são raros. Estudo de revisão contemplando 23 estudos e 1600 pacientes identificou uma taxa de complicações de 1,6%. As complicações relatadas incluíram hematoma ou equimose, vermelhidão da pele nasal, formação de nódulo subcutâneo, infecção, mobilização do preenchimento e reação local onde foi feita a injeção. (1)
Potenciais Benefícios
A rinomodelação tem o potencial de promover um nariz mais bonito e esteticamente agradável. Estudo de revisão contemplando 23 estudos e 1600 pacientes avaliou a satisfação das pacientes com este procedimento. Em termos de satisfação, os pacientes ficaram muito satisfeitos, com uma taxa de satisfação geral de 94,9%. (1)
Referências
1. Williams LC, Kidwai SM, Mehta K, Kamel G, Tepper OM, Rosenberg JD. Nonsurgical Rhinoplasty: A Systematic Review of Technique, Outcomes, and Complications. Plast Reconstr Surg. 2020 Jul;146(1):41-51.
Publicado em: 31/10/2022
Revisado em:31/10/2022
Bichectomia
Blefaroplastia
Frontoplastia
Lip Lift
Lipoenxertia Facial
Mentoplastia
Otoplastia
Rinoplastia
Ritidoplastia (Lifting Facial)
Abdominoplastia e Mini abdominoplastia
Braquioplastia
Celulite
Cirurgia íntima
Cruroplastia
Gluteoplastia
Lipoaspiração e Lipoescultura
Onfaloplastia / Umbilicoplastia
Prótese de Panturrilha
Torsoplastia Alta e Baixa
Explante
Ginecomastia
Mamilos hipertrofiados
Mamilos invertidos
Mamoplastia de Aumento
Mamoplastia Redutora
Mastopexia (Lifting das Mamas)
O Paciente
Abdominoplastia
Mamoplastia
Cancer de pele
Cirurgia de Correção de Cicatriz
Lesão de pele
Lóbulo de orelha rasgado
Fios de sutura para lifting facial
Harmonização facial e MD codes
Preenchimento de rugas, sulcos e lábios
Rejuvenescinento das mãos
Rinomodelação
Skin Booster
Toxina Botulínica (Botox)
Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Agradecemos sua compreensão e respeito pelos direitos autorais.