Indicação Como se preparar para o procedimento Como é o procedimento Anestesia Recuperação Pós-Cirúrgica Evolução Pós-Cirúrgica Riscos Potenciais Benefícios
Com o passar do tempo a pele vai perdendo sua capacidade funcional. A pele vai ficando estruturalmente fraca, esteticamente desagradável, desidratada, sem elasticidade e flácida. A qualidade da pele pode ser melhorada através dos skinbooster e dos bioestimuladores de colágeno.
SkinBooster
Restylane SkinBooster
Os chamados Skinboosters foram desenvolvidos para melhorar a qualidade da pele desidratada. O conceito de “ skinboosters” originalmente se refere ao uso do ácido hialurônico, o mesmo produto que é usado para o preenchimento de sulcos e rugas para aumentar o volume de regiões do rosto.
O ácido hialurônico pode ser produzido em diferentes tamanhos de partícula. Quando produzido com uma partícula de menor tamanho, o ácido hialurônico é capaz de reidratar a pele sem aumentar o seu volume. Este tipo de ácido hialurônico, com menor tamanho de partícula, pode ser injetado superficialmente nas camadas superficiais da pele.
As partículas de ácido hialurônico têm a propriedade de atrair água, promovendo assim uma hidratação profunda, de dentro para fora. Usado dessa maneira, para reidratar profundamente a pele, e não para fazer preenchimento nem aumentar o volume, o ácido hialurônico torna-se um “ SkinBooster”. Já quando o ácido hialurônico é produzido com maior tamanho de partícula, ele é usado para realizar o preenchimento facial e aumentar o volume.
Bioestimuladores de colágeno (Sculptra, Radiesse, Ellansé)
Os bioestimuladores de colágeno são muito eficazes para melhorar a qualidade da pele flácida. Um bioestimulador de colágeno consiste em uma substância que é injetada na parte profunda da pele. Uma vez injetada, a substância estimulará a produção do seu próprio colágeno.
Os principais bioestimuladores de colágeno são o Ellansé, do laboratório Sinclair, o Sculptra, do laboratório Galderma, e o Radiesse, do laboratório Merz. O Ellansé é feito de uma substância chamada policaprolactona, o Sculptra de ácido Poli-L-Láctico e o Radiesse de Hidroxiapatita de Cálcio. Esses produtos restauram a produção de colágeno, podendo deixar a pele mais firme e o contorno facial ou corporal mais definido.
Quanto ao Ellansé, três versões estão disponíveis: Ellansé -S (versão curta, versão S), Ellansé-M (versão média, versão M), Ellansé-L (versão longa, versão L) com duração de efeito esperada de 1, 2 e 3 anos respectivamente. O Sculptra tem duração esperada de 2 anos e o Radiesse tem duração esperada de 1 ano.
Ellansé
Sculptra
Radiesse
Indicação
O skinbooster pode ser feito em qualquer parte do corpo, sendo usado mais geralmente no rosto, pescoço, decote, mãos, pés, além também dos cotovelos e joelhos.
Regiões que podem fazer o skinbooster.
O Skin Booster promove uma hidratação profunda da pele, portanto, ele é indicado para a pele opaca, enrugada, seca ou áspera.
Já os bioestimuladores de colágeno são indicados para a pele flácida, promovendo maior firmeza da pele e um gradual efeito de lifting. Em geral estes produtos não são usados nas regiões específicas das pálpebras nem nos pés-de-galinha nem nos lábios. Quando injetados em local de pele muito fina, aumenta-se o risco da formação de nódulos.
Gravidez, amamentação, ter uma infecção ativa no local das injeções, tendência a fazer cicatrizes grossas (quelóides), doença autoimune, uso de imunossupressores, câncer e alergia conhecida ao produto são contraindicações para realização do procedimento com Skin Booster ou com os bioestimuladores de colágeno.
Como se preparar
O paciente deve evitar aspirina, AAS, anti-inflamatórios de forma geral, vitamina E, anticoagulantes e outras medicações que possam aumentar o risco de sangramento uma semana antes do procedimento. Caso o paciente tenha histórico de herpes labial poderá haver necessidade do uso de um antiviral antes da realização do procedimento. (Aciclovir 400 mg 12/12h, iniciar dois dias antes do tratamento e continuar por sete dias). (2)
No dia do procedimento deve-se evitar o uso de maquiagem.
Anestesia
Uma pomada anestésica é passada no local. A seringa com a substância a ser injetada também contém anestésico local.
Como é o procedimento
O cirurgião plástico aplica o produto, seja o skinbooster ou os bioestimuladores de colágeno, nas áreas que precisam de hidratação ou mais firmeza através de pequenas agulhas.
Figura ilustrando aplicação do skin booster.
O paciente permanece apenas o tempo necessário para realização do procedimento (30 a 45 minutos), recebendo alta na sequência.
Recuperação
A vasta maioria dos pacientes retorna a suas atividades habituais imediatamente após o tratamento, embora seja recomendado evitar atividades físicas intensas nas primeiras 24h à 72h, assim como o sol e atividades ao ar livre, para minimizar o inchaço e equimoses (pele de coloração roxa).
Recomenda-se usar um pouco de gelo, por menos de 15 minutos, no local aplicado nas primeiras horas para reduzir o inchaço. (1) Orienta-se na primeira noite procurar dormir com a cabeça mais elevada, usando mais de um travesseiro.
Recomenda-se evitar massagear a área tratada nas primeiras 24 horas. Porém, para o caso do Sculptra, orienta-se massagear a área aplicada nos primeiros 5 dias (regra dos “5”, massagear por 5 dias, 5 min, 5 vezes ao dia).
A maquiagem pode ser aplicada imediatamente após as injeções. No entanto, os pontos de entrada da injeção devem ser evitados num primeiro momento.
Evolução
A aplicação pode causar desconforto, equimose (pele de cor roxa), inchaço, coceira e aumento da sensibilidade. A maioria destas reações são de curto prazo e desaparecem sozinhas nos primeiros sete dias.
Skinbooster
Os melhores protocolos recomendados para resultados duradouros orientam fazer três sessões uma vez ao mês e depois manter as aplicações a cada 6 meses. Os efeitos benéficos do skinbooster com ácido hialurônico começam a ficar mais perceptíveis após 3 meses da primeira aplicação.
Bioestimuladores de colágeno
Quando se aplica um bioestimulador há um imediato aumento do volume. Este aumento, porém, ocorre devido à substância injetada juntamente com anestésico local e ele diminui ao longo dos dias à medida que o líquido é absorvido pelo corpo. Apenas posteriormente é que os resultados começam a aparecer. Depois de várias semanas após a injeção, um aumento suave e natural na espessura da pele se inicia graças a nova formação de colágeno que ocorre no local da aplicação.
Portanto, no caso dos bioestimuladores de colágeno, o efeito é gradual. Os resultados são geralmente visíveis a partir dos 3 meses após o tratamento inicial e duram cerca de 12 meses ou mais, dependendo do tipo de produto usado. O Ellansé tem duração de efeito esperada de acordo com o subtipo de produto, podendo ser de 1 ano (Ellansé – S), 2 anos (Ellansé-M) ou 3 anos (Ellansé-L). O Sculptra tem duração esperada de 2 anos e o Radiesse tem duração esperada de 1 ano.
As sessões podem variar bastante, mas, em média, são feitas de duas a cinco sessões. Uma pessoa na faixa dos 30 anos, precisará, geralmente, de três sessões, com intervalo de 30 a 60 dias, enquanto uma na faixa dos 40, de quatro sessões – e assim sucessivamente. Para fazer a manutenção tanto no rosto como no corpo, considera-se o intervalo de 12 a 24 meses após as sessões.
Riscos
Os riscos de complicações são raros. A maioria das complicações são leves e transitórias, como desconforto, inchaço local, vermelhidão da pele e coceira. Em alguns casos, pequenos nódulos podem se formar e precisarão de massagem como tratamento inicial.
Potenciais Benefícios
Estudos científicos demonstraram que houve melhora significativa na elasticidade, umidade e brilho da pele, tanto uma semana quanto quatro meses após a última sessão de injeção de “SkinBooster”. (1)
Quanto aos bioestimuladores de colágeno, como o Sculptra, estudos encontraram um progressivo aumento na espessura da pele e uma taxa de satisfação de 90% após dois anos da realização do procedimento. (2)
Referências
1. Arora G, Arora S, Sadoughifar R, Batra N. Biorevitalization of the skin with skin boosters: Concepts, variables, and limitations. J Cosmet Dermatol. 2021 Aug;20(8):2458-2462.
Trinh LN, Gupta A. Non-Hyaluronic Acid Fillers for Midface Augmentation: A Systematic Review. Facial Plast Surg. 2021 Aug;37(4):536-542.
Publicado em: 31/10/2022
Revisado em:31/10/2022
Bichectomia
Blefaroplastia
Frontoplastia
Lip Lift
Lipoenxertia Facial
Mentoplastia
Otoplastia
Rinoplastia
Ritidoplastia (Lifting Facial)
Abdominoplastia e Mini abdominoplastia
Braquioplastia
Celulite
Cirurgia íntima
Cruroplastia
Gluteoplastia
Lipoaspiração e Lipoescultura
Onfaloplastia / Umbilicoplastia
Prótese de Panturrilha
Torsoplastia Alta e Baixa
Explante
Ginecomastia
Mamilos hipertrofiados
Mamilos invertidos
Mamoplastia de Aumento
Mamoplastia Redutora
Mastopexia (Lifting das Mamas)
O Paciente
Abdominoplastia
Mamoplastia
Cancer de pele
Cirurgia de Correção de Cicatriz
Lesão de pele
Lóbulo de orelha rasgado
Fios de sutura para lifting facial
Harmonização facial e MD codes
Preenchimento de rugas, sulcos e lábios
Rejuvenescinento das mãos
Rinomodelação
Skin Booster
Toxina Botulínica (Botox)
Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Agradecemos sua compreensão e respeito pelos direitos autorais.