Prótese de Panturrilha

Cirurgia para aumento da batata da perna

Roteiro.

Indicação
Como se preparar para o procedimento
Exames Pré-operatórios
Como é o procedimento
Anestesia
Período de Internação
Cicatriz
Curativos
Pontos
Recuperação Pós-Cirúrgica
Evolução Pós-Cirúrgica
Outros Detalhes
Riscos
Potenciais Benefícios

Descrição da Prótese de Panturrilha (cirurgia para aumento da batata da perna)

As pernas, além de exercerem um papel funcional muito importante, desempenham também uma função estética e em muitas culturas têm um lugar preponderante no conceito de beleza. Por este motivo, muitas pessoas procuram aumentar o volume da batata perna através de exercícios físicos específicos. Entretanto, em alguns casos, mesmo com a realização de atividade física direcionada, o volume da região não atinge o objetivo desejado. O aumento cirúrgico da batata da perna, também chamada de panturrilha, é indicado por razões estéticas ou para reconstrução de uma perna fina resultante de trauma, doença ou deficiência congênita. Tal aumento é realizado comumente através da colocação de próteses de silicone.

Indicação da Prótese de Panturrilha (cirurgia para aumento da batata da perna)

Diversos estudos foram realizados a fim de definir os padrões e características de uma perna bonita. O ponto de maior projeção se encontra na união do terço superior com o terço médio da perna. Em mulheres, concluiu-se que a medida da panturrilha bonita na sua máxima projeção deve ser entre 33 cm e 36 cm. Outro estudo encontrou que a projeção da batata da perna deve ser equivalente a 75% da medida do comprimento da perna (1). Pacientes com medidas inferiores a estas aqui mencionadas podem ser candidatos a colocação de próteses de silicone nas panturrilhas.

Cirurgia para aumento da batata da perna
Figura ilustrando projeção ideal da panturrilha (P), a qual deve ser igual ao comprimento da perna (A) multiplicado por 0,75. Em geral, essa projeção ideal varia de 33 cm a 36 cm.

Além disso, é importante avaliar se o(a) paciente está em condições para realizar a cirurgia comsegurança. Também é importante avaliar se o(a) paciente está bem do ponto de vistapsicológicopara fazer o procedimento.

Como se preparar para a Prótese de Panturrilha (cirurgia para aumento da batata da perna)

O(a) paciente deve passar emconsultacom o dr.Juan Montano, realizar exames pré-operatórios, assim como definir umhospitalde sua escolha e data do procedimento para oagendamentoda sua cirurgia. É necessáriojejumantes da cirurgia.

Também é preciso evitar o uso de certos medicamentos que podem aumentar o risco de sangramento, como aspirina, cerca de 7 dias antes da cirurgia. Alguns medicamentos, como a sibutramina, precisam ser suspensos 15 dias antes da cirurgia. Para uma lista completa dos medicamentos a serem evitados, cliqueaqui.

Convém não fumar nem usar anticoncepcionais orais pelo menos 1 mês antes da cirurgia. Outras recomendações para a preparação para cirurgia podem ser obtidasaqui.

Checklist para a véspera e o dia da cirurgia:

o Jejum. Para ver o tempo apropriado de jejum, cliqueaqui.

o Não ingerir bebidas alcóolicas na véspera da cirurgia

o Trazer todos os seus exames

o Trazer sua medicação habitual

o Vestir ameia anti-trombose

o Trazer acinta/malha(caso não a tenha adquirido conosco)

o Trazer objetos de higiene pessoal (escova de dente, escova de cabelo, etc), chinelo e uma roupa confortável (blusas largas com botão na frente, calças largas) e fácil de vestir para quando for de alta

o Não levar jóias ou outros objetos de metal

o Não usar maquiagem/esmalte

o Não usar megahair ou qualquer aplique no cabelo/cílios

o Tomar sua medicação normalmente com o mínimo de água (salvo se foi alertado algo ao contrário em consultas prévias)

o Internar 2h antes da cirurgia

Exames Pré-operatórios da Prótese de Panturrilha (cirurgia para aumento da batata da perna)

Em geral, para esta cirurgia solicitam-se os seguintes exames: exames de sangue (hemograma, coagulograma, sódio, potássio, creatinina, glicemia, proteína C reativa, homocisteína, anticoagulante lúpico, ferritina), exame de urina, Raio-X de tórax e eletrocardiograma. Em casos específicos, exames de imagem, como a ressonância magnética, podem ser solicitados.

Como é o procedimento da Prótese de Panturrilha (cirurgia para aumento da batata da perna)

A incisão cirúrgica é feita na dobra de pele que fica atrás do joelho, com aproximadamente 4,5 cm de comprimento. Os tecidos são dissecados até se encontrar a capa, chamada fáscia, que recobre o músculo da panturrilha. Esta fáscia é aberta e um espaço é criado abaixo dessa fáscia para poder colocar a prótese.

A prótese é então colocada entre a fáscia e o músculo, ou seja, no plano subfascial. Depois, a fáscia e a pele são fechadas com suturas. O volume mais utilizado de prótese é o de 140 ml e o segundo mais utilizado de 180 ml, sendo que o volume a ser utilizado dependerá da avaliação de cada paciente. O tempo cirúrgico é de cerca de 2 horas.

Cirurgia para aumento da batata da perna
Figura ilustrando local da incisão e local de posicionamento da prótese de panturrilha.

Anestesia

Na maioria das vezes, anestesia geral, embora nesta cirurgia seja possível a realização da anestesia peridural com sedação. Para maiores informações sobre anestesia, cliqueaqui.

Período de Internação

24 horas.

Cicatriz

A cicatriz, de cerca de 4,5 cm, fica localizada na dobra da pele atrás dos joelhos. Com o passar do tempo, esta cicatriz tende a ficar imperceptível.

Curativos

Umcurativoimpermeável é colocado e permanecerá sem necessidade de troca por 1 semana, sendo realizados curativos simples nas 2 semanas seguintes. A partir da segunda semana pós-operatória umgel de siliconeé recomendado para usar na cicatriz.

Pontos

Os pontos são absorvíveis e não precisam ser retirados. Eventualmente alguns pontos não absorvíveis poderão ser usados e serão retirados com 7 a 15 dias da cirurgia.

Recuperação Pós-Cirúrgica da Prótese de Panturrilha (cirurgia para aumento da batata da perna)

Recomenda-se um repouso relativo por um período de aproximadamente 2 semanas. Neste período o(a) paciente deverá evitar esforços físicos, dirigir, subir escadas e expor-se desnecessariamente ao ambiente externo. Se for imprescindível subir escadas, deve subir de lado e degrau por degrau.

Recomenda-se que o paciente caminhe assim que tenha se recuperado completamente da anestesia. Já é possível tomarbanhono dia seguinte a cirurgia.

Além disso, sapatos de salto baixo (para pacientes do sexo feminino) ou tamancos (para pacientes do sexo masculino) são recomendados para auxiliar na caminhada e evitar o alongamento excessivo da panturrilha nas duas primeiras semanas após o procedimento.

Nas primeiras duas semanas o paciente deverá usar uma meia antitrombose. Após esse período, os pacientes podem caminhar normalmente, podendo aumentar gradualmente as distâncias de caminhada. Aconselha-se evitar exercícios físicos para as pernas por 2 meses após a cirurgia, assim como evitar exposição desnecessária ao sol nesse período. Também se recomenda que o paciente faça umaalimentação balanceada.

Evolução Pós-Cirúrgica da Prótese de Panturrilha (cirurgia para aumento da batata da perna)

Pode haver inchaço, equimoses (pele de coloração roxa) e leve desconforto nas primeiras duas semanas.

A cicatriz cirúrgica passa por diferentes fases:

A) Período imediato: Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.

B) Período mediato: Vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor, passando de “vermelho” para o “marrom”, que vai, aos poucos, clareando.

C) Período tardio: Vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente.

O resultado definitivo da cirurgia é apenas obtido após 12 meses da cirurgia.

Outros Detalhes

Existe a possibilidade de que o resultado operatório nem sempre fique em harmonia com a curvatura anatômica da perna e, portanto, não seja considerado completamente natural. Nesses casos, pode ser interessante a realização de uma pequena lipoaspiração para coleta de gordura e injeção desta gordura próximo da prótese de panturrilha, visando obtenção de um resultado mais harmônico.

Riscos da Prótese de Panturrilha (cirurgia para aumento da batata da perna)

Um estudo de revisão avaliou 26 artigos de cirurgia de aumento de panturrilhas, totalizando 1929 pacientes submetidos a colocação de implantes de silicone nas panturrilhas no plano subfacial. (2)

Segundo esta revisão, o aumento da panturrilha com implantes subfasciais apresentou taxa total de complicações de 5,7%.

A complicação mais comum foi o seroma – acúmulo de líquido abaixo da pele (2,02%).

Outras complicações incluíram migração do implante (0,77%), cicatriz inadequada (0,62%), deiscência da ferida – abertura de pontos (0,62%), infecção (0,25%), contratura capsular (0,25%), alterações de sensibilidade (0,25%), palpabilidade do implante (0,15%), síndrome compartimental – aumento da pressão no espaço ao redor dos músculos (0,103%), ruptura do implante (0,103%), hematoma (0,103%), extrusão de implante (0,103%) e ruptura da fáscia muscular (1 caso, 0,05%). Em cinco casos (0,25%), o implante não foi tolerado pelo paciente sendo, assim, removido.

Potenciais Benefícios da Prótese de Panturrilha (cirurgia para aumento da batata da perna)

Um estudo que avaliou 53 colocações de implantes de silicone nas panturrilhas analisou o grau de satisfação dos pacientes. (3)

Aos 12 meses, 73% dos pacientes relataram que sua aparência após o aumento da panturrilha foi de ‘’muito boa’’ a ‘’excelente’’ (34% ‘’excelente’’ e 39% ‘’muito boa’’), e 19 % responderam que sua aparência era ‘’boa’’. Apenas 8% dos pacientes acharam que sua aparência era menos do que boa (6% ‘’regular’’ e 2% ‘’ruim’’).

Referências

1.Hoppmann R, Meruane M, González D, Wisnia P, Hasbún A, Villalobos B. Calf lipo-reshaping. J Plast Reconstr Aesthet Surg. 2013 Jul;66(7):956-61. Doi: 10.1016/j.bjps.2013.03.017. Epub 2013 Apr 11. PMID: 23583609.

2.Melita D, Innocenti A. Surgical Calf Augmentation Techniques: Personal Experience, Literature Review and Analysis of Complications. Aesthetic Plast Surg. 2019 Aug;43(4):973-979. Doi: 10.1007/s00266-019-01347-z. Epub 2019 Mar 13. PMID: 30868304.

3.Pereira LH, Nicaretta B, Sterodimas A. Bilateral calf augmentation for aesthetic purposes. Aesthetic Plast Surg. 2012 Apr;36(2):295-302. Doi: 10.1007/s00266-011-9799-4. Epub 2011 Aug 19. PMID: 21853401.

Publicado em: 31/10/2022

Revisado em: 31/10/2022

Este conteúdo é protegido por direitos autorais.
Agradecemos sua compreensão e respeito pelos direitos autorais.