Fios de Sutura

para Lifting Facial

Roteiro

Indicação
Como se preparar para o procedimento
Exames Pré-operatórios
Como é o procedimento
Anestesia
Recuperação Pós-Cirúrgica
Evolução Pós-Cirúrgica
Riscos
Potenciais Benefícios

Descrição

Os Fios de Sustentação são usados para redefinir as linhas faciais em pacientes que apresentam flacidez da face causada pelo início do envelhecimento. Existem dois grandes tipos de fios, os fios absorvíveis e os fios não absorvíveis, também chamados de fios permanentes.

Fios de sustentação não absorvíveis

Dentre os fios permanentes (não absorvíveis) se encontram o chamado fio russo, o fio búlgaro e o fio de ouro. O fio russo é feito de um material chamado polipropileno, já o fio búlgaro de policaproamida. Estes fios permanentes apresentam uma série de riscos, como o risco de sair do lugar embaixo da pele ou pela própria pele, a formação de nódulos inflamatórios, além de poderem ficar facilmente visíveis embaixo da pele da face.

A remoção dos fios permanentes é difícil e demorada. Frequentemente é impossível de remover os fios permanentes de forma completa, permanecendo fragmentos de corpo estranho na face. Por tais motivos, os fios de sustentação permanentes foram praticamente abandonados.

Fios de sustentação absorvíveis

Mais recentemente, fios de sustentação absorvíveis, mais seguros, foram desenvolvidos pelos laboratórios e ganharam a preferência mundial. Quando os fios de sustentação absorvíveis são colocados abaixo da pele, eles visam promover um efeito lifting nas áreas da face, para criar melhor definição e contorno da região. Além disso, os materiais dos quais os fios são feitos são dissolvidos com o passar do tempo e neste processo estimulam a produção de colágeno.

Existem atualmente três tipos de fios de sustentação absorvíveis, os compostos por ácido polilático (fio de PLLA, cuja marca mais conhecida é a Silhouette®), os compostos por polidioxanona (fio de PDO) e os compostos por policaprolactona (fio PCL). No Brasil, são de maior disponibilidade os fios de PLLA (Silhouette®) e os fios de PDO. Tais fios atualmente têm aprovação da ANVISA ( Fio PDO I-thread ® e fio PLLA Silhouette®).

Fios de PDO

Os fios de PDO existem há mais tempo e são feitos de um produto biodegradável sintético que tem sido usado em cirurgia por muitos anos. Os fios de PDO são absorvidos pelo corpo ao longo de 6 meses.

Há três tipos principais de fios PDO: os fios lisos de PDO, os fios parafuso de PDO e os fios espiculados de PDO. Cada um deles têm características específicas que permite que sejam melhor utilizados dependendo do local e objetivo do procedimento.

Fios Lisos de PDO

Fios de Sutura
Fio liso de PDO

Os fios lisos de PDO são usados principalmente para deixar a pele mais firme através do estímulo da produção de colágeno. São indicados também no tratamento de pequenas rugas. Os efeitos dos fios lisos de PDO são dependentes da quantidade de fios utilizados. Geralmente utiliza-se em torno de 10 a 15 fios por região a ser tratada, funcionando como uma espécie de malha embaixo da pele

Fio parafuso de PDO

Fios de Sutura
Fio Parafuso de PDO

Os fios parafusos de PDO possuem um formato espiralado que estimula a formação de colágeno em maior quantidade, ajudando a restaurar o volume e melhorar a textura e elasticidade da pele.

Fio espiculado de PDO

Fios de Sutura
Fio espiculado de PDO

Os fios espiculados de PDO possuem espículas, ou pequenas garras, que promovem a tração da pele flácida e o efeito lifting, além de estimular a produção de colágeno.

Fios de PLLA (Silhouette®)

Fios de Sutura
Fios de PLLA (Silhouette®)

Os fios de PLLA são feitos de um produto biocompatível que tem sido usado em muitas aplicações na medicina, como pinos ortopédicos e fios cirúrgicos de sutura. Os fios de PLLA são reabsorvíveis e regeneram o colágeno por cerca de 12 meses, mais tempo, portanto, do que os fios de PDO (6 meses). Os fios de PLLA apresentam cones para se prender ao tecido e promover o efeito lifting das áreas de pele flácida. (2)

Indicação

O fio de sustentação está indicado apenas para pacientes que apresentam uma flacidez de pele na face pequena, a qual pode estar associada a um sulco nasogeniano mais pronunciado (bigode chinês) e ao canto da boca mais voltado para baixo e a presença das chamadas linhas de marionete (linhas que saem do canto da boca em direção ao queixo, uma alusão aos bonecos de marionete).

O procedimento de colocação de fios de sustentação é especialmente indicado para os pacientes que ainda não apresentem alterações na face que justifiquem a realização de uma cirurgia de facelift . Em geral são pacientes na terceira a quinta década de vida.

É importante ressaltar que os fios de sustentação não substituem a cirurgia de lifting facial e não alcançarão o mesmo resultado de um lifting facial. Pacientes com extensa flacidez da pele da face e rugas mais pronunciadas ou com a face mais “pesada” não são bons candidatos a este procedimento, assim como pacientes com expectativas irreais.

Fios de Sutura
Figura ilustrando o envelhecimento da face. Pacientes com mudanças mais sutis, no centro da figura, são melhores candidatos a colocação dos fios de sustentação.

Os fios de sustentação devem ser usados com cautela em pacientes que pareçam ter a pele muito fina e tecidos da face com pouca ou nenhuma gordura, pois nesses casos os fios podem ficar visíveis ou palpáveis.

Os fios de sustentação não devem ser usados em pacientes com qualquer alergia conhecida ou sensibilidade a corpos estranhos a materiais de implantes ou instrumentos, em particular plásticos/biomateriais. Esse procedimento também não deve ser feito em pacientes com infecção ativa, doença autoimune ativa, pacientes com menos de 18 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Como se preparar

Dentro do possível, evite o uso de medicamentos que aumentam o sangramento (como aqueles que contém ácido acetil salicílico – AAS) 10 dias antes do procedimento.

Anestesia

Um creme anestésico local é passado cerca de 1 hora antes do procedimento. Após isso, a anestesia local , como a do dentista, é usada.

Como é o procedimento

O procedimento é realizado no consultório. O paciente é inicialmente sentado e com o uso de um espelho de mão tanto o paciente como o médico decidem em conjunto o movimento desejável para o lifting da pele flácida da face. Algumas marcações na face são feitas com uma caneta com auxílio de uma régua. A quantidade de fios a ser utilizada varia de casos a caso.

Fios de Sutura
Marcação para passagem de fio de sustentação.

Após descontaminação da pele com um líquido antiséptico, a anestesia local é realizada. Depois os fios de sustentação são colocados através de pequenos furinhos feitos na pele e são, na sequência, tracionados para promover o efeito de lifting. A pele acima dos fios é levemente massageada. Pequenos curativos (micropore) são então colocados. O paciente permanece apenas o tempo necessário para realização do procedimento, que dura no total cerca de 60 a 90 minutos.

Fios de Sutura
Planejamento de colocação de fios de sustentação.

Recuperação

Terminado o procedimento, o rosto do paciente é limpo e coberto com compressas de gelo, que são deixadas no local por cerca de 30 minutos antes da paciente sair do consultório. Não se recomenda que a paciente use maquiagem nas primeiras 24 h após a colocação dos fios de sustentação.

Nos primeiros 5 dias deve-se lavar o rosto de maneira delicada, evitando manipulações mais bruscas. Recomenda-se dormir com a cabeceira mais elevada nos primeiros 14 dias, o que pode ser feito usando-se mais de um travesseiro.

Esportes mais intensos ( (corrida, musculação,natação, yoga, etc.), mascar chiclete, rir, bocejar excessivamente, esfregar a área tratada, exposição ao sol, saunas, procedimentos odontológicos, tratamentos estéticos no rosto ou realizar qualquer massagem facial não são recomendados nas primeiras 3 semanas após o procedimento.

No mais, o paciente pode retornar a suas atividades habituais no dia seguinte ou após 48h do procedimento. Pequenos curativos (micropore) costumam ser usados nas primeiras 48 horas

Evolução

Um discreto inchaço e eventualmente pequenas equimoses (pele de coloração roxa) podem permanecer nos primeiros dias, assim como a saída de pequena quantidade de sangue pelos furinhos por onde foram colocados os fios de sustentação. É possível que haja um pouco de desconforto na região.

O efeito de lifting é praticamente imediato. Já os efeitos benéficos do estímulo da produção do colágeno começam a aparecer após 3 meses. Os resultados podem durar cerca de 6 meses a 1 ano e meio.

Riscos

Complicações menores como hematoma, assimetria facial, equimose (pele de cor roxa), eritema (pele avermelhada), edema (inchaço) e desconforto são as complicações mais relatadas, porém tendem a ser passageiras. Os riscos mais tardios incluem a infecção, translucidez do fio, ondulações na pele, cicatrizes e migração e saída do fio pela pele. (3)

Potenciais Benefícios

Estudo com mais de 300 pacientes submetidos a colocação de fios de sustentação observou bons resultados com alta satisfação dos pacientes durante um período médio de acompanhamento de 18 meses. (4)

Referências

1. Wong V. Hanging by a thread: choosing the right thread for the right patient. J Dermatol Cosmetol. 2017;1(4):86-88.

2. Archer KA, Garcia RE. Silhouette Instalift: Benefits to a Facial Plastic Surgery Practice. Facial Plast Surg Clin North Am. 2019 Aug;27(3):341-353.

3. Gülbitti HA, Colebunders B, Pirayesh A, Bertossi D, van der Lei B. Thread-Lift Sutures: Still in the Lift? A Systematic Review of the Literature. Plast Reconstr Surg. 2018 Mar;141(3):341e-347e.

4. de Benito J, Pizzamiglio R, Theodorou D, Arvas L. Facial rejuvenation and improvement of malar projection using sutures with absorbable cones: surgical technique and case series. Aesthetic Plast Surg. 2011 Apr;35(2):248-53.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais.
Agradecemos sua compreensão e respeito pelos direitos autorais.