Suplemento Nutricional e Alimentação.

Aspectos Nutricionais

 

Antes da Cirurgia

 

O trauma causado pela realização de uma cirurgia no organismo pode eventualmente afetar o sistema imunológico, o que, por sua vez, pode aumentar o risco de complicações. Um foco recente na prática médica é procurar reforçar o sistema imunológico, o que pode ser feito com um suporte nutricional especializado.

Os produtos nutricionais especializados atualmente disponíveis contêm uma mistura de nutrientes com potencial de fortalecer o sistema imunológico, incluindo os aminoácidos, ácidos graxos ômega-3 e nucleotídeos.

Evidências científicas mostram que o suplemento nutricional chamado IMPACT, um suplemento para o preparo imunológico cirúrgico desenvolvido pela Nestlé Health Science, influencia positivamente as respostas inflamatórias, metabólicas e imunológicas em grandes cirurgias (1). Dos vários nutrientes sugeridos para oferecer benefícios imunomoduladores, o IMPACT contém uma mistura consistente de arginina, ácidos graxos ômega-3 e nucleotídeos na forma de RNA.

Uma grande revisão de estudos contemplando 17 pesquisas científicas com 2.305 pacientes concluiu que o uso do IMPACT reduziu complicações pós-operatórias infecciosas assim como o tempo de internação hospitalar. (1) Este estudo de revisão concluiu que os benefícios do IMPACT foram obtidos tomando-se 500 ml por dia, iniciando-se cinco dias antes da cirurgia.

Caso o dr. Juan tenha orientado você a fazer o uso do IMPACT antes da sua cirurgia, você deverá tomar 500 ml por dia, iniciando cinco dias antes da cirurgia.

Armazene fechado em local fresco e seco, longe da luz e umidade. Depois de abertos, os produtos devem ser bem tampados e consumidos em até 6 horas em temperatura ambiente ou em até 24 horas se refrigerados.

Suplemento
Suplemento IMPACT da Nestle.

Outra opção, além do IMPACT, é o suplemento Cubitan, da Danone. Alguns pacientes relatam que o Cubitan apresenta um gosto mais palatável que o IMPACT.

 

Após a Cirurgia

 

Os pacientes geralmente perguntam se há alguma dieta especial que eles precisam seguir após uma cirurgia plástica. Como regra geral, uma alimentação adequada e equilibrada pode contribuir para uma boa recuperação pós-operatória.

Este tipo de alimentação inclui:

  • frutas, (exemplos: manga, mamão, ameixa, tangerina, laranja, para estimular o funcionamento do intestino),
  • vegetais (exemplos: alface, rúcula, couve),
  • legumes (exemplos: feijão, lentilhas),
  • probióticos (exemplos: iogurte natural),
  • grãos integrais (exemplos: farinha, farelo ou flocos de aveia integral) e
  • proteínas magras (exemplos: peixe e frango).

Suplemento
Exemplo de Prato saudável

Recomenda-se reduzir a ingestão de açúcares, carboidratos simples, gorduras saturadas, refrigerantes e refeições muito pesadas. Também evite o consumo de álcool, principalmente enquanto estiver tomando as medicações pós-operatórias.

A hidratação frequente também é importante. Beber uma quantidade suficiente de água durante o dia mantém um metabolismo saudável e ajuda na digestão.

 

Referências

 

1. Waitzberg DL, Saito H, Plank LD, Jamieson GG, Jagannath P, Hwang TL, Mijares JM, Bihari D. Postsurgical infections are reduced with specialized nutrition support. World J Surg. 2006 Aug;30(8):1592-604. doi: 10.1007/s00268-005-0657-x. PMID: 16794908.

 

Publicado em: 31/10/2022

Revisado em: 31/10/2022

 

Este conteúdo é protegido por direitos autorais.
Agradecemos sua compreensão e respeito pelos direitos autorais.