Plástica dos lábios

(Lip Lift )

Roteiro.

Indicação do Lip Lift (cirurgia plástica dos lábios)
Como se preparar para o procedimento de Lip Lift (cirugia plástica dos lábios)
Exames Pré-operatórios do Lip Lift (cirurgia plástica dos lábios)
Como é o procedimento do Lip Lift (cirurgia plástica dos lábios)
Anestesia
Período de Internação
Cicatriz
Curativos
Pontos
Recuperação Pós-Cirúrgica do Lip Lift (cirurgia plástica dos lábios)
Evolução Pós-Cirúrgica do Lip Lift (cirurgia plástica dos lábios)
Outros Detalhes
Riscos do Lip Lift (cirurgia plástica dos lábios)
Potenciais Benefícios do Lip Lift (cirurgia plástica dos lábios)

Descrição do Lip Lift (cirurgia plástica dos lábios ou lifting de lábios)

Com o avançar da idade a região dos lábios da boca pode sofrer uma séria de alterações, perdendo não apenas seu volume, como também seus contornos e sofrendo uma queda. O lip lift (cirurgia plástica dos lábios) é o procedimento que visa realçar os lábios da boca, promovendo um aspecto mais jovem e harmonioso.

 

Indicação do Lip Lift (cirurgia plástica dos lábios)

 

A cirurgia está indicada para pacientes que apresentam os “lábios caídos”. Com o avançar da idade, os lábios da boca vão sofrendo uma série de alterações: eles perdem o realce do contorno da parte vermelha dos lábios e há uma perda da projeção do arco do cupido, que é a área em formato de “V” localizada no centro do lábio superior. Ocorre também uma diminuição do realce do filtro do lábio, que é uma pequena depressão natural entre o meio do lábio superior e o nariz. A comissura labial, ponto onde os lábios se unem no canto da boca, ao invés de ficar ligeiramente encurvada para cima, fica encurvada para baixo no lábio envelhecido. (1)

Cirurgia plástica dos lábios
Figura ilustrando os lábios da boca esteticamente harmoniosos e seus componentes.

No lábio jovem o lábio inferior é maior que o superior, mais precisamente cerca de 1,5 vezes o tamanho do lábio superior. Com o envelhecimento, a diferença de tamanho entre o lábio inferior e o superior diminui e os dois ficam de tamanho parecido.

A pele ao redor do lábio adquire também uma série de rugas, também chamadas de “códigos de barra”. Além disso, o lábio superior, que numa visão de perfil deveria ficar projetado cerca de 1 a 2 mm a frente do lábio inferior, fica retraído em relação ao lábio inferior. Também na visão de perfil a pele entre o nariz e o lábio, ao invés de ser ligeiramente encurvada para dentro, fica reta.

Cirurgia plástica dos lábios
Figura ilustrando as diferenças entre um lábio jovial e um lábio envelhecido.

Numa visão de perfil, ao se traçar uma linha que une a base do nariz a proeminência do queixo, o lábio superior esteticamente harmonioso deve ficar 3,5 mm a frente dessa linha, e o lábio inferior, 2,5 mm a frente da linha.

Cirurgia plástica dos lábios
Figura ilustrando projeção ideal dos lábios.

Outra análise importante dos lábios envolve a análise da visibilização ou não dos dentes ao repouso. No repouso, em lábios jovens e harmoniosos, é natural que 1 a 2 mm dos dentes da frente (os incisivos) fiquem visíveis. Em lábios envelhecidos há uma perda completa da visibilização dos dentes.

Cirurgia plástica dos lábios
Figura mostrando visibilização de pequena parte dos dentes em lábios joviais no repouso.

Um detalhe: em um sorriso esteticamente harmonioso, os dentes devem ficar completamente visíveis, com uma mínima exposição da gengiva (menor que 2 mm). Caso haja uma exposição maior da gengiva ao sorrir, o paciente pode ter um quadro de sorriso gengival, o qual pode ser tratado com aplicação de toxina botulínica (Botox) ou cirurgia.

Cirurgia plástica dos lábios
Figura ilustrando um sorriso gengival.

Em lábios harmoniosos, a medida do tamanho do filtro é de cerca de 18 a 20 mm ou menos, e a medida do tamanho do lábio superior é de cerca de 7 a 8 mm. Com o envelhecimento, porém, há uma queda do lábio, levando a um aumento da distância entre o lábio superior e o nariz, alterando as medidas do filtro e do lábio superior.

Em pacientes com lábios harmoniosos, a divisão da medida do filtro pela medida do lábio superior é menor que 3. Quando o resultado desta divisão fica entre 3 e 5, o paciente pode ter indicação de um aumento do lábio com algum tipo de preenchimento. Quando o resultado desta divisão fica entre 3 e 5 e os dentes do paciente não são visíveis ou quando o resultado é maior que 5, o paciente tem indicação de uma cirurgia de levantamento dos lábios (Lip Lift).(2)

 

Cirurgia plástica dos lábios
Figura mostrando relação estética harmoniosa entre a medida do filtro e a medida do lábio superior.

Além disso, é importante avaliar se o(a) paciente está apto para realizar a cirurgia com segurança . Também é importante avaliar se o(a) paciente está bem do ponto de vista psicológico para fazer o procedimento.

 

Como se preparar para o procedimento de Lip Lift (cirugia plástica dos lábios)

 

O(a) paciente deve passar em consulta com o dr. Juan Montano , realizar exames pré-operatórios, assim como definir um hospital de sua escolha e data do procedimento para o agendamento da sua cirurgia. É necessário jejum antes da cirurgia.

Também é preciso evitar o uso de certos medicamentos que podem aumentar o risco de sangramento, como aspirina, cerca de 7 dias antes da cirurgia. Alguns medicamentos, como a sibutramina, precisam ser suspensos 15 dias antes da cirurgia. Para uma lista completa de medicamentos a serem evitados, clique aqui .

Convém não fumar nem usar anticoncepcionais orais pelo menos 1 mês antes da cirurgia. Outras recomendações para a preparação para cirurgia podem ser obtidas aqui .

Checklist para a véspera e o dia da cirurgia:

o Jejum. Para ver o tempo apropriado de jejum, clique aqui.

o Não ingerir bebidas alcóolicas na véspera da cirurgia

o Trazer todos os seus exames

o Trazer sua medicação habitual

o Vestir a meia anti-trombose

o Trazer objetos de higiene pessoal (escova de dente, escova de cabelo, etc), chinelo e uma roupa confortável (blusas largas com botão na frente, calças largas) e fácil de vestir para quando for de alta

o Não levar jóias ou outros objetos de metal

o Não usar maquiagem/esmalte

o Não usar megahair ou qualquer aplique no cabelo/cílios

o Tomar sua medicação normalmente com o mínimo de água (salvo se foi alertado algo ao contrário em consultas prévias)

o Internar 2h antes da cirurgia

 

Exames Pré-operatórios do Lip Lift (cirurgia plástica dos lábios)

 

Em geral, para esta cirurgia solicitam-se os seguintes exames: exames de sangue (hemograma, coagulograma, sódio, potássio, creatinina, glicemia, proteína C reativa, Beta HCG), exame de urina, Raio-X de tórax e eletrocardiograma.

 

Como é o procedimento do Lip Lift (cirurgia plástica dos lábios)

 

Uma marcação cirúrgica é realizada na pele logo abaixo do nariz. Essa marcação lembra a figura de um “chifre de touro”. A quantidade de pele a ser retirada para elevação dos lábios é calculada de acordo com a posição do lábio que a paciente apresentava quando mais jovem, o que pode ser estimado com fotos da paciente dessa época.

A pele marcada é injetada com uma solução contendo adrenalina para reduzir o sangramento e a pele é cortada e removida, promovendo a elevação do lábio. Caso seja necessário também o aumento do volume dos lábios, este poderá ser feito com gordura da própria paciente ( lipoenxertia ) ou com uso de ácido hialurônico.

Pequenas rugas também podem ser tratadas com preenchimentos. Suturas delicadas são confeccionadas na região para o seu fechamento. O tempo desta cirurgia é de cerca de 1 hora a 2 horas.

 

Cirurgia plástica dos lábios
Figura ilustrando marcação cirúgica para realização do Lip Lift.

 

Anestesia

 

Geral ou Anestesia local com sedação. Para maiores informações sobre anestesia, clique aqui .

 

Período de Internação

 

– Anestesia local com sedação: 8 horas

– Anestesia geral: 12 a 24 horas

 

Cicatriz

 

A cicatriz fica localizada no sulco natural existente que contorna a parte inferior do nariz. A cicatriz tende a ficar praticamente disfarçada e imperceptível neste sulco da pele.

 

Curativos e Proteção

 

Um curativo com gaze fixada com micropore é colocado na região e permanece ali nos 3 primeiros dias, sendo depois trocado diariamente nos primeiros 7 dias. Recomenda-se o uso de máscara nas primeiras duas semanas. Para maiores informações sobre os curativos, clique aqui .

 

Pontos

 

Os pontos são retirados com 3 a 5 dias.

 

Recuperação Pós-Cirúrgica do Lip Lift (cirurgia plástica dos lábios)

 

Já é possível o banho no primeiro dia após a cirurgia. Exercícios para ativar a circulação das pernas são recomendados. Recomenda-se um período de duas semanas de repouso relativo. Nesse período a paciente deve evitar dormir com o rosto voltado para o travesseiro, evitar mascar chicletes e ter cuidado ao fazer sua higiene dentária. Recomenda-se uma alimentação balanceada .

A utilização de creme antibiótico é recomendada nos primeiros 7 dias. O uso da máscara poderá ser útil nas duas primeiras semanas. Atividade física deve ser iniciada somente após 30 dias. Exposição ao sol é apenas recomendada após 3 meses da cirurgia.

 

Evolução Pós-Cirúrgica do Lip Lift (cirurgia plástica dos lábios)

 

Pode haver equimoses (peles roxas) e inchaço nas primeiras semanas após a cirurgia, podendo estender-se em alguns casos por até 3 meses. Pode haver uma redução temporária da sensibilidade da pele da região nos primeiros 4 meses após a cirurgia. O resultado final é apenas considerado após cerca de 6 a 12 meses após a cirurgia.

 

Outros Detalhes

 

É comum a realização do Lip Lift associado a outras cirurgias da face, como a ritidoplastia , a blefaroplastia ou a lipoenxertia da face.

Em casos onde a paciente apresenta rugas tipo código de barras, pode ser necessário um tratamento complementar com LASER, peeling ou um procedimento de dermoabrasão para um melhor resultado estético.

Pacientes que apresentam a comissura labial alterada, apresentando um semblante de boca “triste”, podem ter indicação de uma resseção exclusiva ao nível da comissura labial.

Alguns pacientes podem apresentar uma queixa de lábios da boca excessivamente grandes. Nestes casos, pode haver indicação de uma cirurgia de redução dos lábios da boca, onde porções tanto do lábio superior como do lábio inferior são ressecadas, conforme ilustra a figura abaixo.

 

Cirurgia plástica dos lábios
Figura ilustrado marcação da cirurgia de redução dos lábios da boca.

 

Riscos do Lip Lift (cirurgia plástica dos lábios)

 

Uma pesquisa de revisão contemplou 17 estudos totalizando 2.265 pacientes submetidos ao lip lift. Em todos os pacientes, a complicação mais comum foi um resultado não atraente esteticamente ou cicatriz ruim com uma incidência média de 7,23% e uma variação de 3,2 a 10,5%. Assimetria labial e distorção do nariz ocorreram em 6,3%. Infecção da ferida e deiscência (abertura de pontos) foram relatadas em menos de 2,8% dos casos. (4)

 

Potenciais Benefícios do Lip Lift (cirurgia plástica dos lábios)

 

Em uma pesquisa de revisão que contemplou 17 estudos totalizando 2.265 pacientes submetidos ao lip lift, menciona-se que os pacientes declararam estar ‘satisfeitos’ ou ‘muito satisfeitos’ com uma taxa de 92,1%. (4)

 

Referências

 

1. Tonnard PL, Verpaele AM, Ramaut LE, Blondeel PN. Aging of the Upper Lip: Part II. Evidence-Based Rejuvenation of the Upper Lip-A Review of 500 Consecutive Cases. Plast Reconstr Surg. 2019 May;143(5):1333-1342. Doi: 10.1097/PRS.0000000000005589. PMID: 3078

2. Raphael P, Harris R, Harris SW. Analysis and classification of the upper lip aesthetic unit. Plast Reconstr Surg. 2013 Sep;132(3):543-551. Doi: 10.1097/PRS.0b013e31829accb6. Erratum in: Plast Reconstr Surg. 2013 Oct;132(4):1040. PMID: 23985630.

3. Sforza M, Andjelkov K, Zaccheddu R, Jovanovic M, Colic M. The “Brazilian” bikini-shaped lip-reduction technique: new developments in cheiloplasty. Aesthetic Plast Surg. 2012 Aug;36(4):827-31. Doi: 10.1007/s00266-012-9894-1. Epub 2012 Apr 26. PMID: 2253513

4. Yamin F, McAuliffe PB, Vasilakis V. Aesthetic Surgical Enhancement of the Upper Lip: A Comprehensive Literature Review. Aesthetic Plast Surg. 2021 Feb;45(1):173-180. Doi: 10.1007/s00266-020-01871-3. Epub 2020 Jul 16. PMID: 32676900.

Publicado em: 31/10/2022

Revisado em: 31/10/2022

Este conteúdo é protegido por direitos autorais.
Agradecemos sua compreensão e respeito pelos direitos autorais.