Mamilos invertidos

Roteiro

Indicação
Como se preparar para o procedimento
Como é o procedimento
Anestesia
Período de Internação
Cicatriz
Curativos
Pontos
Recuperação Pós-Cirúrgica
Evolução Pós-Cirúrgica
Outros Detalhes
Riscos
Potenciais Benefícios

Descrição dos mamilos invertidos

O mamilo invertido pode ser definido como uma condição em que o mamilo está localizado abaixo do nível da aréola, que é a região circular de cor acastanhada que rodeia o mamilo.

O mamilo invertido é uma condição congênita, ou seja, presente desde o nascimento, na maioria dos casos, acometendo cerca de 10% da população feminina. Em cerca de 86% dos casos os dois mamilos são acometidos. Em uma pequena porcentagem dos casos, os mamilos invertidos estão relacionados a infecções, inflamações repetidas, cirurgia de mama, trauma e tumores. (1)

A inversão do mamilo está frequentemente associada a vários problemas funcionais, estéticos e psicológicos, podendo inclusive afetar a sexualidade feminina. Em alguns casos, o mamilo invertido pode até mesmo impedir a amamentação. Diversas técnicas cirúrgicas já foram descritas para o seu tratamento.

 

Indicação da cirurgia dos mamilos invertidos

 

O mamilo invertido pode ser classificado em três graus, dependendo da gravidade da retração. No grau I, o mamilo pode ser evertido manualmente com facilidade e mantém a projeção por si só. No grau II, a eversão do mamilo é mais difícil do que no grau I e ele tende a logo retornar à posição invertida. Finalmente, no grau III o mamilo não pode ser evertido devido ao importante grau de fibrose.

Quando uma futura gravidez é planejada e os mamilos invertidos apresentam um grau leve de retração (graus I e II), recomenda-se a paciente a aguardar o período de amamentação. Graus leves de inversão geralmente não prejudicam a amamentação, pois o mamilo é puxado pela sucção do bebê. Para ajudar ainda mais a futura amamentação, medidas conservadoras, como a chamada sucção com seringa modificada, são úteis para preparar o mamilo antes da amamentação. (2)

O método de sucção consiste em preparar uma seringa, conforme ilustra a figura abaixo.

Mamilos invertidos
Figura ilustrando confecção da seringa modificada.

Uma vez preparada a seringa, a mulher deve umedecer a ponta da seringa, aplicá-la no mamilo invertido e puxar o êmbolo por um minuto. Caso tenha dor, deve diminuir a força de sucção. Ela deve fazer isso várias vezes ao dia, até próximo da data do nascimento do bebê. Lembrando que este procedimento é contraindicado em casos de suspeita de parto prematuro e deve ser feito apenas com a autorização do obstetra.

Se houver falha no tratamento com a seringa ou nos casos de mamilo invertido de grau 3, o procedimento cirúrgico poderá ser indicado.

 

Como se preparar para a cirurgia dos mamilos invertidos

 

A paciente deve passar em consulta com o dr. Juan Montano para avaliação. A cirurgia pode ser realizada com anestesia local, não havendo necessidade da realização de exames pré-operatórios nem de jejum. É comum recomendar a suspensão de medicamentos que podem aumentar o sangramento, como a aspirina, 7 dias antes do procedimento. Para uma lista completa dos medicamentos a serem evitados, clique aqui .

Checklist para o dia da cirurgia (com anestesia local na clínica):

o Não há necessidade de jejum,

o Evite trazer jóias ou outros objetos de metal,

o Evite megahair ou qualquer aplique no cabelo/cílios,

o Vestuário: Recomenda-se o uso de roupas largas e confortáveis.

 

Como é o procedimento da cirurgia dos mamilos invertidos

 

O procedimento é realizado com anestesia local. Caso a paciente tenha a expectativa de amamentar no futuro, uma técnica que procure preservar os ductos lactíferos poderá ser empregada. Nesta técnica são realizadas mínimas incisões nos mamilos, liberam-se algumas traves fibrosas e pontos são realizados para a correção do mamilo invertido.

Mamilos invertidos
Figura ilustrando técnica de correção do mamilo invertido com preservação de ductos lactíferos.

Em pacientes que não apresentam expectativa de amamentação futura, as técnicas cirúrgicas que envolvem a confecção de pequenos retalhos são as mais indicadas.

Nessa técnica cirúrgica, são realizadas incisões no mamilo e as traves fibrosas são liberadas. Depois, uma porção triangular do tecido da aréola de cada lado do mamilo tem sua pele retirada, e o tecido da aréola sem a pele de cada lado do mamilo é passado por um túnel criado abaixo do mamilo e suturado um com o outro, fornecendo uma base de sustentação abaixo do mamilo, evitando que o mamilo volte a ficar invertido. (4)

Mamilos invertidos
Figura ilustrando técnica cirúrgica de correção do mamilo invertido com retalhos.

Ao término da cirurgia, se costuma colocar um dispositivo de tração, feito a partir de uma seringa, onde são passados pontos no dispositivo e no mamilo para ajudar a manter o mamilo na nova posição correta. O tempo do procedimento é em torno de 1 hora.

Mamilos invertidos
Figura ilustrando dispositivo de tração feito a partir de uma seringa.

 

Anestesia para a cirurgia dos mamilos invertidos

 

Anestesia local.

 

Período de Internação para a cirurgia dos mamilos invertidos

 

A paciente permanece apenas o tempo necessário para realização do procedimento, recebendo alta na sequência.

 

Cicatriz da cirurgia dos mamilos invertidos

 

Na técnica de preservação de ductos lactíferos, as cicatrizes são mínimas e localizadas nas laterais dos mamilos. Na técnica de retalhos, além das cicatrizes mínimas nos mamilos, há uma cicatriz horizontal dentro da própria aréola.

Tais cicatrizes tendem a ficar imperceptíveis com o passar do tempo.

 

Curativos

 

Um curativo com gaze fixada com micropore é colocado na região e permanece ali nos 3 primeiros dias, sendo depois trocado diariamente nos primeiros 7 dias. Ao trocar o curativo deve-se realizar higienização local com água e sabonete neutro e secar delicadamente a região com gaze sem friccionar. Colocar nova gaze, fixando-a com micropore.

 

Pontos

 

Os pontos em geral são retirados 15 dias após a cirurgia. Neste momento, o dispositivo de tração também é retirado. Caso se observe uma tendência do mamilo se inverter, o dispositivo é deixado por mais 15 dias.

 

Recuperação Pós-Cirúrgica da cirurgia dos mamilos invertidos

 

A maioria das pacientes pode voltar à sua rotina normal no dia seguinte ou dentro de alguns dias após o procedimento. Recomenda-se evitar esforços físicos nos primeiros 7 dias, assim como cuidados para evitar traumas no local.

 

Evolução Pós-Cirúrgica da cirurgia dos mamilos invertidos

 

Algum sangramento leve não é comum nos locais de incisão nos primeiros dias após a cirurgia. Pode ocorrer inchaço e equimoses (pele de coloração roxa) na região nos primeiros 15 dias.

É possível que o paciente venha a sentir alguma dor ou coceira ao redor do local da incisão durante o processo de cicatrização. Isso é normal e irá resolver em algumas semanas.

A cicatriz cirúrgica passa por diferentes fases. O resultado definitivo da cirurgia é apenas obtido após 12 meses da cirurgia.

Um grande estudo de revisão abordando 33 estudos avaliou a sensibilidade e a capacidade de amamentação após a cirurgia de correção de mamilos invertidos. (5)

Em 20 estudos, a sensibilidade do mamilo permaneceu normal em todas as pacientes, enquanto em 3 estudos, a sensibilidade do mamilo foi alterada de forma temporária ou permanente. Treze estudos relataram resultados da amamentação, revelando bons resultados. No entanto o número de pacientes nestes estudos que avaliaram a amamentação foi considerado pequeno.

 

Outros detalhes

 

A cirurgia de correção dos mamilos invertidos pode, eventualmente, ser realizada ao mesmo tempo em que se realiza a colocação de próteses de mama ou outros tipos de cirurgias mamárias.

 

Riscos da cirurgia dos mamilos invertidos

 

Um grande estudo de revisão abordando 33 estudos avaliou os riscos da cirurgia para correção de mamilos invertidos. As complicações foram relativamente raras (taxa de 1,7%), e os problemas mais frequentes foram descamação do mamilo, úlcera areolar, infecção superficial, necrose (morte tecidual) parcial ou completa do mamilo, despigmentação areolar, deiscência da ferida (abertura de pontos) e luxação do fio em caso de dispositivo de tração. (5)

A taxa de recorrência foi em média de 3,89%, variando nos estudos entre 0% e 34,1%. (5)

 

Potenciais Benefícios da cirurgia dos mamilos invertidos

 

Um grande estudo de revisão abordando 33 estudos avaliou a satisfação da cirurgia para correção de mamilos invertidos. A média de satisfação com a cirurgia nestes estudos foi de 88,7%, variando entre 64% e 100%. Dezenove estudos relataram que em 100% dos casos a correção foi efetiva e permanente. (5)

 

Referências

 

1. Persichetti P, Poccia I, Pallara T, Delle Femmine PF, Marangi GF. A new simple technique to correct nipple inversion using 2 V-Y advancement flaps. Ann Plast Surg. 2011 Oct;67(4):343-5. doi: 10.1097/SAP.0b013e318209a63e. PMID: 21301286.

2. Olivas-Menayo J, Berniz C. Inverted Nipple Correction Techniques: An Algorithm Based on Scientific Evidence, Patients’ Expectations and Potential Complications. Aesthetic Plast Surg. 2021 Apr;45(2):472-480. Doi: 10.1007/s00266-020-01909-6. Epub 2020 Aug 4

3. Gould DJ, Nadeau MH, Macias LH, Stevens WG. Inverted nipple repair revisited: a 7-year experience. Aesthet Surg J. 2015 Feb;35(2):156-64. doi: 10.1093/asj/sju113. Epub 2015 Feb 12. PMID: 25681105.

4. Min KH, Park SS, Heo CY, Min KW. Scar-free technique for inverted-nipple correction. Aesthetic Plast Surg. 2010 Feb;34(1):116-119. doi: 10.1007/s00266-009-9436-7. PMID: 19936824.

5. Mangialardi ML, Baldelli I, Salgarello M, Raposio E. Surgical Correction of Inverted Nipples. Plast Reconstr Surg Glob Open. 2020 Jul 27;8(7):e2971. doi: 10.1097/GOX.0000000000002971. PMID: 32802664; PMCID: PMC7413770.

Publicado em: 31/10/2022

Revisado em: 31/10/2022

Este conteúdo é protegido por direitos autorais.
Agradecemos sua compreensão e respeito pelos direitos autorais.